domingo, 5 de maio de 2013

Tofu

Queijo Vegetal Nippo Tofu




Esse é o tofu que eu geralmente uso. Contém 1,1kg e onde eu compro custa R$6,50. Além de super barato, é ótimo. Eu amo sua textura e o gostinho que fica depois de preparado. Não gosto de tofu muito molengo (soft), tem uns que você mal encosta e já desmancham. Esse tem a consistência mais firme.


Esse tofu vem muito bem embalado, o que é ótimo porque o tofu tem que ficar mergulhado em uma espécie de soro para não ressecar e estragar. Além do saquinho plástico externo, o Nippo Tofu vem envolvido em outro saquinho e protegido por essa embalagem de plástico. Já comprei tofu que vinha só em saquinho, o plástico furou e além de me molhar, deixou um rastro na cozinha.


Nessa foto é possível ter noção da textura mais firme desse tofu. O tofu soft às vezes é tão molinho que fica com rachaduras.
Vale lembrar que nem todo tofu é vegan, alguns podem conter caseína.

12 comentários:

  1. Nossa parece queijo mesmo!em uma aparencia bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!

      O tofu se parece um pouco com a ricota. Ele puro é meio sem gracinha, mas é muito versátil. Dá para fazer receitas salgadas e doces com ele.

      Excluir
  2. Uai, não sabia que tofu poderia ter caseína!! Vc sabe de alguma marca que tenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Eu também não sabia sobre esse lance da caseína. Mas eu sempre lia páginas de pessoas com intolerância a lactose e em uma delas encontrei a informação de que o tofu pode conter caseína. Não sei te dizer quais marcas contém. Quando morava em BH eu comprava tofu em uma lojinha de produtos naturais do bairro floresta, que fica na rua curvelo. Eu não gosto muito da textura do tofu deles, é meio mole, mas pelo menos não contém caseína. Uma vez eu comprei tofu em uma loja do mercado central, mas veio estragado. ¬¬ Você compra onde?

      Excluir
    2. Oi Vivi,
      Compro da Samurai ou no San Ro (fabricação caseira). Ir no Mercado Central é meio fora de mão pra mim e o estacionamento é caro, só vou de vez em quando. Mas é o lugar mais barato que eu conheço (R$3 por 300g).
      Acrescentar caseína no tofu é ridículo!!!

      Excluir
  3. Oi Eliana!

    O da Samurai é vegano, já perguntei no sac deles. Do San Ro eu não sei te dizer. No mercado eu comprei de uma loja meio árabe ou algo do tipo e veio estragado. Onde você compra no mercado? Tem uma loja de produtos japoneses lá perto. Uma vez comprei tofu lá, eu lembro que era bom, mas já faz tanto tempo.
    Muito ridículo mesmo colocarem caseína no tofu.

    ResponderExcluir
  4. Essas lojas que vocês mencionaram ficam onde? Sou de BH também e estou a procura de um bom tofu. No Mercado Central você tem alguma indicação?
    Abraço!
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!

      O tofu do post eu comprei em São Bernardo do Campo, que é onde moro atualmente. Quando eu morava em BH, comprava tofu na rua curvelo, n° 72,bairro floresta. A loja chama Bio Natural. Ligue para lá antes, não é todo dia que eles vendem (quando eu comprei só tinha terça e quinta).
      Já comprei também na mercearia Tokyo, fica perto do mercado central, na rua curitiba n° 1418. No mercado comprei uma vez em uma loja árabe, mas veio estragado, não recomendo. No corredor de queijos também tem uma loja que vende tofu, não me lembro o nome, mas se você perguntar onde tem tofu nesse corredor normalmente as pessoas sabem informar.
      Espero que essas dicas te ajudem.
      Abraço!

      Excluir
  5. Oi. Você conhece alguma outra loja em SP que venda esse do post, ou em algum site? Você pagou barato, né. Andei pesquisando e achei caro.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natali!

      Nunca comprei tofu em SP, mas já ouvi dizer que na liberdade tem tofu barato. Espero que você encontre. :)
      Por nada.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi Alberto!

      Compro no Sacolão Saúde, no centro de SBC.

      Excluir