Certamente, vocês já ouviram ou leram em algum lugar que esses produtos são veganos. Talvez muitos de vocês ainda os comprem pensando que realmente são produtos veganos. Preparei para vocês uma seleção de 10 produtos que todo mundo diz que são veganos, mas não são.
1 - Chantilly Ambiante Puratos
Durante um bom tempo eu mesma acreditei que esse fosse um produto vegano, a própria Puratos havia respondido meu email dizendo que o chantilly não continha nada de origem animal, mas posteriormente desmentiram a informação, alegando que não conseguem rastrear a origem dos ingredientes.
Alternativa vegana: Não existem alternativas nacionais, mas você pode aprender a fazer um chantilly caseiro assistindo esse vídeo.
2- Biscoito/Bolacha Oreo
É comum ver dezenas de veganos propagando a informação de que Oreo é um produto vegano. Embora não haja em sua composição ingredientes de origem animal, o Oreo é fabricado e comercializado pela Mondelez, antiga Kraft Foods, que testa em animais. Sendo assim, o Oreo não é um produto vegano, é vegetariano estrito.
Alternativa vegana: Negrito, da marca Festiva ou Golden Black da marca Panco (o mais parecido com o Oreo).
3 - Creme Vegetal Becel Original
A Becel é fabricada e comercializada pela Unilever, empresa que testa em animais. Portanto não pode ser considerada vegana e sim vegetariana estrita, como o Oreo. Algumas pessoas afirmam que a Becel não é vegana nem na composição, mas como me recuso a consumir qualquer produto da Unilever, nunca tive a curiosidade de checar essa informação.
Alternativa vegana: Primê
4 - Lâmina de Barbear Bozzano
A marca Bozzano pertence à Hypermarcas. Além de testar seus medicamentos em animais, a Hypermarcas, junto com outros grupos farmacêuticos, é a responsável pela Rede de Ensaios Pré-Clínicos, que está recebendo verba do governo federal e de Santa Catarina e almeja se tornar referência mundial em testes em animais e alavancar o mercado farmacêutico brasileiro. Veja mais sobre isso aqui.
Alternativa vegana: As lâminas de barbear das marcas próprias dos supermercados Dia, Coop, Carrefour e Extra, fabricadas pela American Safety Razor Company.
5 - Chiclete Trident
Já faz um tempo que circula na internet que os sabores de Trident tradicionais são veganos. Essa informação é falsa. De acordo com a própria empresa, eles mudam com frequência os ingredientes e não podem garantir a origem deles. Além disso, assim como o Oreo, o Trident pertence à multinacional Mondelez, que testa em animais.
Alternativa vegana: Até o momento não descobri nenhum chiclete vegano.
6 - Chocolate em Pó dois Frades Nestlé
A composição do chocolate em pó dois Frades é livre de substâncias de origem animal, porém o produto pertence à Nestlè, que testa em animais. Sendo assim, o produto é vegetariano estrito e não pode ser considerado vegano.
Alternativa vegana: Da Barra, Harold Melken, Mavalério, Amma
7 - Batom Natura Una
É muito comum encontrar veganos divulgando que os produtos da Natura são veganos. Essa informação não procede. A Natura admitiu compra substâncias de um fornecedor que testa em animais. Além disso subestima nossa inteligência dizendo que usa estearatos e lanolina de origem animal, mas que nenhum animal morre para que sejam extraídos. Alguns produtos da marca são vegetariano estritos, mas nenhum produto é vegano. No caso do batom, há em sua composição a substância Caprylic/Capric/ Triglyceride que pode ser de origem animal.
Alternativa vegana: Todos os batons da Elf e alguns da Wet n Wild. Você pode encontrá-los aqui.
8 - Cera depilatória Roll On Depi Roll
Embora não contenha ingredientes de origem animal em sua composição, a Depi Roll pertence ao Grupo Church & Dwight, que testa em animais. A Cera Depi Roll é adequada para vegetarianos, não é vegana.
Alternativa vegana: Cera Hidrossolúvel de Camomila e Cera Hidrossolúvel de Maracujá, da marca Depil Bella.
9 - Fórmula Infantil Aptamil Soja
Há algum tempo eu havia publicado aqui a informação que essa fórmula infantil era vegana. Essa informação não está correta e o post foi apagado do blog. O Neocate, da mesma empresa, também não pode ser considerado vegano. A Carol do blog Mãe aos 24 me informou que a Danone testou uma bebida em camundongos. A Danone mente no Sac afirmando não testar em animais. Para saber sobre os testes da Danone em animais clique aqui.
Alternativa vegana: Até o momento desconheço a existência de fórmulas infantis nacionais veganas. Por esse e outros motivos amamentar é tão importante. Caso você tenha dificuldades em amamentar, procure ajuda em um banco de leite da sua cidade ou no GVA. Caso seu organismo tenha dificuldade em produzir leite, pesquise sobre relactação.
10 - Protetor Solar Flores & Vegetais
A Flores & Vegetais é uma marca Cruelty Free muito citada pelos veganos. Porém segundo a própria empresa nenhum dos seus produtos é livre de insumos de origem animal. Escolhi o protetor solar para abordar aqui apenas por ele ser um dos mais citados.
Alternativa vegana: Sol de Janeiro, Ada Tina, Ekilibre