terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolo de biscoito

Bolo de Wafer




Um bolo diferente, que conquista adultos e crianças.

Ingredientes

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara e 1/2 de açúcar

2 xícaras e 1/4 de água

1/4 de xícara de óleo

1/2 pacote de biscoito wafer

Essência de baunilha

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 colher de sopa de fermento


Modo de Preparo

Em uma vasilha misture a farinha, 1 xícara e 1/2 de açúcar, água, essência de baunilha, óleo, vinagre e por último o fermento. Mexa bem até que fique uma mistura homogênea. Unte uma forma com óleo, enfarinhe, despeje a mistura.

Pique os biscoitos em pedaços pequenos e distribua-os sobre a massa. 

Leve ao forno até dourar.

Retire do forno e desenforme o bolo quando esfriar.


Obs: Utilize uma forma maior do que você está geralmente usa para essa quantidade de massa, já que os biscoitos ocupam um espaço considerável na forma.

18 comentários:

  1. Vivi... vou fazer uma pergunta meio besta para um site vegano... mas vamos lá: Wafer é vegano??
    :)
    abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!

    Pode perguntar o que quiser, é um prazer te responder.
    Nem todo wafer é vegano, mas temos várias opções. Se você não come coisas com traços de ovos ou leite, suas opções diminuem, mas mesmo assim existem. Eu como coisas com traços, eu como na casa das minhas avós e em todo lugar onde são preparadas coisas com ovos, leite há traços, mesmo se lavar direitinho.
    Wafer de morango nunca vi vegano, costumam ter carmin ou cochonilha.
    Mas sempre encontro de limão, de chocolate, de chocolate com avelã. Já encontrei até um de chocolate branco que era vegano.
    Vou citar opções, assim você pode escolher.

    Com traços:

    Bauducco
    Visconti

    Sem Traços:

    Liane

    Qualquer coisa é só falar.

    Abs :)

    ResponderExcluir
  3. Aaa Vivi, que boa notícia!!!! Tenho mta saudade de comer esses biscoitos...Vou procurar essas marcas que vc falou!!!!
    E vou tentar fazer esse bolo (tentar fazer, pq sou um desastre cozinhando, e sempre sai alguma coisa errada..da última vez, consegui deixar td mundo com dor de barriga aqui em casa..hehe)
    Outra pergunta: a substituição do ovo em qualquer receita é o óleo?
    abs

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!

    Vai dar para matar a vontade então. Não sei se na sua cidade tem o supermercado dia, o wafer da marca Dia também é vegano.
    Quando eu era mais nova, eu queimava até miojo, é tudo questão de prática. Outra coisa que eu reparei é que toda vez que eu ficava xingando porque tinha que cozinhar ficava tudo uma porcaria.
    Eu criei a massa base desse bolo depois de algumas tentativas. É super simples, ideal até para quem não leva muito jeito na cozinha.
    Eu acho desnecessário substituir o ovo no bolo, não faz falta nenhuma. Uma dica para fazer massas fofinhas, de bolos ou tortas é sempre colocar uma colher de sopa de vinagre de maçã. Não se preocupe, não ficará com gosto de vinagre.
    Depois me conta se deu certinho seu bolo.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. hehe...
    Combinado, Vivi! Vou ver se acho esse vinagre que vc falou, mas se eu não achar, tem outra coisa que eu posso por no lugar dele?
    Ah... queria pedir para vc postar, qlqr dia desses, um receita de torta (salgada ou doce)!! Daquelas bem fáceis...hehehe..
    Obg
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia!

    Se não achar, use o vinagre de álcool, daqueles comuns, sem sabor. Use meia colher de sopa porque o gosto dele é mais forte. Coloque uma pitadinha de bicarbonato de sódio também.
    Tem essa receita aqui de torta salgada, é super saborosa, até quem não gosta de legumes acha gostosa. De qualquer forma, assim que tiver um tempinho faço uma torta doce e uma salgada especialmente para você.
    Segue o link da torta:
    http://sosvivegan.blogspot.com.br/2012/10/torta-salgada.html

    ResponderExcluir
  7. EEeeeebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! :D
    Show, Vivi!!!!

    ResponderExcluir
  8. Viviiiiii... deu super certo o bolo!! Achei o vinagre de maçã!! Só esqueci..adivinha.. do wafer..hahaha... mas ficou bom do mesmo jeito. Eu coloquei só uma colher de essência de baunilha..era isso mesmo? E eu deixei uns 40 min. no forno a 180 graus, mas acho que poderia ter deixado um pouco mais.. Quanto tempo e em qual temperatura vc deixa normalmente?
    Achei impressionante...ficou igualzinho a um bolo ``normal``!!!
    Minha próxima aventura na cozinha vai ser a torta!! :D
    Obg
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia!

    Que ótimo que deu certo! Fico muito feliz que tenha sido útil para você. A receita do bolo sem o wafer é a base para qualquer bolo, você pode acrescentar chocolate em pó, banana amassadinha, nozes e castanhas picadinhas, coco ralado, goiabada em pedacinhos...há uma infinidade de sabores. A baunilha é a gosto, uma colher é uma quantidade boa. Quanto ao tempo para assar, costuma variar de acordo com o forno. O meu varia de 40 à 50 minutos. Para saber se o bolo já está bem assado, observe se ele está douradinho e espete com um palito ou um garfo em partes diferentes do bolo, se sair limpinho está pronto.
    Fica igualzinho os bolos "normais" mesmo, quando eu faço para pessoas não veganas elas duvidam que não tem leite e ovos...haha
    Espero que você goste da torta. Depois me conta como foi a próxima aventura.
    Lembrei que tenho receitas de tortinhas doces aqui, das duas minha preferida é a de banana. Enquanto eu não faço suas tortas especiais, te deixo com mais essas duas receitinhas. As tortinhas foram feitas em forminhas de cupcake, mas pode fazer em forma grande sem problemas.

    http://sosvivegan.blogspot.com.br/2012/12/receita-tortinha-doce-vegan.html

    http://sosvivegan.blogspot.com.br/2012/11/tortinhas-de-banana.html

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  10. Viviiii.. adorei as receitas que vc deixou!!! Vou escolher uma e fazer em algum fds. Acho que vou fazer a de banana...
    Mas antes vou fazer aquela torta salgada que vc sugeriu antes!!
    Se vc tiver outra receita de bolo, pode me passar tbm..hehe.. Vou testar para ver qual fica melhor, pq no dia do meu aniversário eu prometi para os meus colegas de estágio que ia fazer um bolo vegano.. e ngm acreditou!! Minha fama de péssima cozinheira me precede...hahaha.
    Brigadão, Vivi!!!!!!!! Vc está ajudando MUITO!!
    beijosss

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia!

    Que bom que gostou. Eu ando um pouco sem tempo, por isso ainda não criei suas receitas exclusivas..haha
    No meu aniversário fiz um bolo super delicioso, mas foi tudo tão corrido que não anotei a receita, nem tirei fotos. Você gosta de bolo de que? Quem sabe posso te ajudar no seu. Não se preocupe não, se eu que era uma queimadora de miojo até invento receitas hoje em dia, você vai ficar boa na cozinha também.
    Nesse link estão todas as receitas postadas no blog, tem alguns bolos de outros sabores. Se for servir alguma coisinha salgada no seu aniversário, sugiro as cestinhas (você vai vê-las no link que te passei), essas cestinhas conquistam não veganos.

    http://sosvivegan.blogspot.com.br/search/label/Receitas

    Fico muito feliz que o blog esteja sendo útil para você. Me motiva a nunca deixar de postar aqui.
    Precisando é só falar.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  12. Vivi, eu sou super doceira... como qlqr tipo de bolo, doce etc. Mas tento me controlar..hehehe...
    Qd eu não era vegana, gostava muito de bolo de morango... era um clássico no meu aniversário! Todo ano era bolo de morango..hahaha... E sempre era um problema, pq meu aniversário é em março e nunca tem morangos nessa época, mas minha mãe sempre dava um jeito! E nunca mais comi, nem fui procurar para saber se dava para fazer vegano. Gosto bastante tbm de coco!
    Vou fazer tbm as cestinhas! Adorei a receita! Vou olhar com calma a lista de receitas que vc me passou... muito obrigada!! :D
    Se o seu blog está ajudando? Com ctz!!!!!!!!!! Pra vc ter noção, Vivi, eu sou o tipo de pessoa que não entra na cozinha, preparo o básico e nem fico arriscando mto... pq sou vegana e tudo que for para cozinhar tem que ter uma substituição absurda de ingredientes que eu nunca ouvi falar. Mas aí eu venho aqui no seu blog e as coisas são simples... Aí eu empolgo...hahaha. Já favoritei seu blog aqui!!! :D
    Obrigada pelas dicas!!
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  13. Oi Bia!

    Então somos duas doceiras.É bom se controlar, mas é melhor cair na tentação dos docinhos...haha
    O bolo do seu aniversário era com massa de chocolate, massa de morango, de baunilha, de coco?
    Com chatilly, com cobertura de alguma coisa? Sabendo como você quer fica mais fácil de te ajudar. Tenta descrever o seu bolo ideal para mim ( massa, recheio, cobertura)Tenho uma caixinha de morango congelada aqui. Quem sabe consigo criar um bolo para você com ela. O bolo do meu aniversário foi de chocolate com morango (massa de chocolate, recheio de chocolate com pedaços de morango, cobertura de chocolate com pedaços de morango.
    As cestinhas são ótimas que são super fáceis de fazer e deliciosas. Se não tiver a receita do tofupiry me fala que te passo.
    Eu não sou nenhuma chef de cozinha, eu cozinho para uma casa normal, com ingredientes que se encontra em qualquer supermercado, sem muito frufru. No geral, as receitas são super baratas e simples, para que qualquer um possa fazer em casa.
    Não precisa agradecer, fico muito feliz em poder compartilhar com você.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  14. Viviiiiiiiiiiiiii....
    Acho que a massa do bolo era de baunilha, com cobertura de chantilly. Mas esse que vc falou que vc fez no seu aniversário parece ótimo! Vou querer a receita dele ou algo parecido!!! :D Morango e chocolate não tem como ficar ruim, nunca! haha
    Eu não tenho receita de tofupiry, aliás, não tenho ideia do que é isso, pelo nome acho que é catupiry, mas vegano...certo?
    Eu estou agitando com todo mundo sobre o super bolo que eu vou fazer...hahahahaha... Aimeudeus!!!
    Brigadão, Viviiii!!!!! :D:D:D:D:D:D:D

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia!

    Existe Chantilly vegano, mas só conheço um gringo. Tem também uma receita caseira, mas como eu nunca fiz, prefiro não arriscar e estragar seu bolo.
    Eu ia comprar os ingredientes para criar um bolo de aniversário para você, mas aqui tem chovido muito e onde eu acho os ingredientes alaga demais. Só de canoa da para ir lá com chuva forte...haha
    Acertou em cheio, tofupiry é um catupiry vegano.
    Me manda um email(vivivegana@gmail.com) ou me manda o seu por aqui,fica mais fácil de te passar algumas receitas.
    Vai dar tudo certo com seu bolinho, vai ficar super delicioso :)
    De nada ^^

    ResponderExcluir
  16. Só para constar que testei esse seu bolo também! Ainda que eu não esteja comendo glúten por problemas de saúde, minha mãe adorou! Seus bolos são -honestamente- os melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nereida!

      Fico muito feliz em saber que você fez essa receita para a sua mãe e que você gosta dos meus bolos. Nunca fiz um bolo sem glúten, mas qualquer dia eu tento e se der certo posto aqui para você. :)

      Excluir