sexta-feira, 8 de março de 2013

Pitaya

Pitaya ou Fruta do Dragão



A primeira vez que vi a Pitaya foi no Mercado Municipal de São Paulo e custava o meu rim. Recentemente, minha amiga Raquel, do blog Dica Veggie, postou fotos de uma Pitaya e eu quase lambi a tela do computador. Hoje quando fui ao supermercado, vi essa delícia por menos da metade do preço que vi no Mercado Municipal. Não resisti e trouxe uma comigo para provar. A Pitaya é considerada uma fruta exótica, originária do México e bem cultivada na América Central. A origem do nome Pitaya é indígena e significa fruta de escamas. Embora tenha uma cor bem chamativa, a fruta tem um gosto suave, um pouco adocicado e sua textura é cremosa.  Existem três tipos de Pitaya: Casca rosa com polpa branca, casca rosa com polpa vermelha e casca amarela com polpa branca. A Pitaya é uma forte aliada para quem quer perder peso, seu extrato, conhecido como Koubo, é bastante eficaz em dietas de redução de peso. A fruta proporciona uma sensação de saciedade, mal consegui comer uma inteira. A fruta tem características antioxidantes, fósforo, é fonte de vitamina A e C, mantem a pele saudável, ajuda na produção de células vermelhas e auxilia o processo digestivo. Os talos e flores da Pitaya podem ser usados para tratar problemas renais. No México, a pitaya é consumida fresca, como suco, utilizada para fabricar refrigerantes, iogurtes, sorvetes, geleias e doces.




















Referências:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/pytaia.htm
http://www.sitecurupira.com.br/aliment_saudavel/pitaia.htm
http://www.bemestar.net/hp/index.php?menu_id=42&artigo_id=80

2 comentários:

  1. Aqui em são carlos vende essa fruta de vez em quando, mas é bem cara também ):

    Um dia crio coragem pra prová-la!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess!
    Eu acho que sempre vale a pena provar novos sabores, nem que seja só uma vez. O gosto dela é muito suave, por causa da cor intensa eu esperava um sabor mais marcante, mas achei gostosa mesmo assim.

    ResponderExcluir