segunda-feira, 15 de julho de 2013

Relatos

Gravidez Vegana: A Saga



Embora esteja dentro do tema veganismo, esse é um post desabafo em que falarei um pouco das dificuldades que encontrei até agora para conciliar a gravidez e o veganismo.
Quando descobri que estava grávida, minha primeira preocupação foi o uso de suplementos. Toda grávida, vegana ou onívora, deve tomar ácido fólico e multivitamínicos específicos para gestantes. Como vocês sabem, remédios e vitaminas são testados em animais no Brasil e eu não queria começar minha gestação com o pé esquerdo. Encomendei algumas vitaminas nos sites Iherb e Amazon, comprei ácido fólico, ferro, vitamina D e um multivitamínico próprio para o prenatal.
Não precisei mudar minha alimentação, como bastante verduras, legumes e frutas, apenas tenho dado uma atenção especial aos vegetais de folha escura, as leguminosas e aos alimentos ricos em cálcio como brócolis, tofu, goiaba... Além disso, cortei a ingestão de café e de canela.
Tudo corria bem, até eu começar a ler sobre o uso de cosméticos na gestação. Há muitas substâncias que podem ser nocivas nesse período, entre elas estão a cânfora, a ureia, ácido retinoico, acetona, hidroquinona, parabenos, BHT e vários óleos essenciais.
A Eliana, do blog Vegana e Linda, me passou o link de um post da Erika, do blog Clube do Cabelo & Cia. Lá tinha uma listinha dos óleos essenciais que não deviam ser usados por grávidas. Decidi trocar meu shampoo e leave in, que continham parabenos. Comprei o shampoo da Surya que postei no blog recentemente.
E mais uma vez a Eliana foi minha anja e me mandou outro link, dessa vez do blog lookaholic. Nesse link eu descobri que não devia usar nenhum tipo de óleo essencial no primeiro trimestre de gestação e que a partir do segundo semestre poderia usar no máximo 2 tipos de óleo essencial, tomando cuidado com os que são nocivos durante a gestação.
E lá fui eu de novo em busca de shampoo e leave in. Passei por 9 lojas de cosméticos e produtos de uso pessoal, olhei minuciosamente aquelas prateleiras enormes e eu simplesmente não conseguia encontrar nada que eu pudesse usar. Na última loja, quando eu já estava quase chorando e pensando na hipótese de virar uma hippie suja de dreads, encontrei um shampoo da surya, de laranja e andiroba. O único óleo essencial que tinha era o de laranja. De tudo o que eu vi, era a melhor opção, já que eu estava no fim do primeiro trimestre. Meu marido, que teve uma paciência de Jó, já estava com aquela cara de pelo amor de Deus, chega! Vasculhei mais as prateleiras procurando o leave in dessa linha e nada. Saí de lá com 3 shampoos de laranja, com medo de não encontrá-los mais. Mas eu ainda tinha um problema, é impossível pentear um cabelo cacheado sem leave in. Eu não seria mais uma hippie suja, mas meu cabelo ficaria tão embaraçado que se formariam dreads naturais. Depois de tentar desembaraçar meus cabelos sem leave in eu me rendi, taquei yamasterol, que contém parabenos. Estou alucinadamente em busca de um leave in que eu possa usar tranquilamente, se puderem me indicar algum eu agradeceria imensamente.

12 comentários:

  1. Oi!
    Achei estes três links que talvez possam te ajudar: http://www.produtinhosnocabelo.com.br/2012/06/sem-sulfato-e-sem-parabenos-inoar.html
    http://www.querotudonatural.com.br/Produto-Cosmeticos-Naturais-Cabelo-Condicionador-Organico-Sem-Enxague-Direct-Leave-In-Weightless-Moisture-Giovanni-250-ml-versao-296-296.aspx
    https://www.ludatrade.com/product/acai-tanagra-nectar-da-terra-leave
    Espero que sejam úteis. Uma feliz gravidez e boa sorte ;) Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!

      Muito obrigada mesmo pela ajuda. Entrarei em contato com as empresas para verificar os ingredientes dos produtos.
      Obrigada pelas palavras gentis. Fico muito feliz que goste do blog. Seja sempre bem-vinda! :)

      Excluir
  2. Que aventura! Eu uso o leave-in de laranja da Surya. Acho que você é de São Paulo, né? Procura na Ikesaki que eu costumava comprar lá. Ou em grandes perfumarias. Para falar a verdade, no último mês eu também não encontrei ele por aqui. =/ Boa sorte na sua gestação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nereida!

      Foi uma super aventura..hahaha. Eu queria tentar esse leave-in de laranja da Surya, mas o shampoo de laranja deixou meu cabelo super ressecado, fico com receio que piore com o uso do leave-in. Sou mineira, moro em São Bernardo do Campo, mas vez ou outra vou em SP. A vendedora de uma das perfumarias que eu fui me disse que a Surya estava com problemas de distribuição, por isso levei logo 3 shampoos, com medo de não achar mais. Mas me arrependi, meu cabelo está ficando horrível com esse shampoo, vou tentar misturá-lo com óleos vegetais para ver se melhora. Obrigada por desejar sorte na minha gestação. :)
      Ah, testei um bolo que me lembrei de você, um bolo mesclado de limão e chocolate. Acabou tão rápido que não fotografei, farei de novo e postarei a receita aqui depois. :)

      Excluir
  3. Oi Vivi,
    Queria poder te ajudar, mas sou totalmente leiga no assunto! Acho que o melhor é vc não se estressar muito, tentar fazer o que pode. Penso que como os cremes só vão nas pontas do cabelo, nem entram na corrente sanguínea.
    O shampoo de laranja da Surya resseca mesmo! hehehe
    Vc não gosta de usar óleo vegetal como leave in? Tenta um mais levinho como o argan ou jojoba. Pra mim dá muito certo para hidratar.
    Quanto a condicionador, apesar de não ser muito fã da marca, o orgânico da éh é muito bom e tem a fórmula bem natural, com óleos orgânicos. Comprei na Ikesaki por 10 reais. Vou fazer uma resenha e tirar foto dos ingredientes pra vc ver!
    Espero que encontre produtos bons e seguros logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Você já me ajudou me dizendo para não me estressar. Milhares de mulheres usam e usaram produtos com parabenos durante a gestação e tiveram bebês saudáveis. Vou fazer dentro do que eu conseguir mesmo, ficar estressada deve ser pior que usar parabenos.
      O shampoo de laranja resseca muito, meu cabelo ficou todo desgrenhado...hahaha. Ficou horrível, mas pelo menos tá limpinho. Vou colocar óleo vegetal no shampoo pra ver se melhora. Eu adoro usar óleos vegetais no cabelo, mas no meu eles não funcionam como leave-in. Hidrata, mas não ajuda na hora de pentear e os cachinhos não se formam direito. Quanto ao condicionador, faz tempo que não uso, notei que no meu cabelo não fazem muito efeito. Também espero encontrar produtos bons e seguros logo. Depois conto mais da minha saga...haha

      Excluir
  4. Ai Vivi, que dificil hein? Não imagino o que você está passando! Também concordo com a Eliana quanto a não se estressar muito, imagina, quantas mulheres por aí usaram e abusaram de produtos na gravidez e tiveram filhinhos lindos e saudáveis (claro que é muito melhor quando não fazemos isso, né) mas faça mesmo o que estiver ao seu alcance :)

    Pior que não faço idéia do que pode ser usado como leave in sem óleos essenciais nem nada, conheço alguns condicionadores, mas todos orgânicos e com alguns óleos essenciais. :(

    Mas, com relação ao shampoo eu ouvi dizer que linhas infantis podem ser mais seguras e usadas também por grávidas, como a linha da cativa Natureza que é orgânica, sem química e tal, dá uma olhada:
    http://www.lojacativa.com.br/produto/shampoo-body-wash-315ml.html

    ou a da granado: https://www.granado.com.br/Loja/Categoria/93?linha=106

    E também pelo que eu li, se você usar um condicionador orgânico, ele pode ser usado como leave-in (condicionador com poucos óleos essenciais que não te prejudiquem, ou com oleos essenciais mas em fases posteriores da gravidez que não seja mais preocupante, sei la), como vi nesse post da yumi: http://www.projetobelezasaudavel.com/2013/04/usar-condicionador-como-leave-in.html

    Espero ter ajudado em alguma coisa Vivi!
    Boa sorte na gravidez! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      Pois é, eu tenho tentado pensar assim. A única coisa com parabenos que tenho usado é o Yamasterol, então eu acredito que não tenha problema. Realmente o ideal seria não usar, mas nem tudo é como desejamos que seja.
      Muito obrigada pelos links, vou olhar todos com carinho e torcer pra serem a solução pro que preciso. Não sabia que condicionador orgânico podia ser usado como leave-in, muito bom saber.
      Com certeza você me ajudou. :)
      Obrigada

      Excluir
  5. Oi, minha querida! Que legal! Nao sabia q estavas gravida!
    Parabens!!
    Tu sumiste de teu perfil. Eu ate' postei a foto dos bicoitos de aveia q te prometi que ia mandar. Fiz e ficaram deliciosos. :)
    Nao sei se tu vais te lembrar de mim. Eu participo do grupo Veganismo e Saude.
    Moro nos EUA. Se precisares de algo daqui, so' me falar q eu compro e envio, ta'? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica!

      Que surpresa boa te ver por aqui. Claro que me lembro de você e dos nossos papos. Decidi abandonar o facebook, só mantive o do blog mesmo. Fico feliz que tenha gostado dos biscoitinhos, se quiser me mandar a foto posto aqui no blog na tag "Você que fez" e coloco seu nome, é só mandar para o meu email: vivivegana@gmail.com
      Muito obrigada pelas palavras doces e por se oferecer para me mandar daí coisinhas que eu possa precisar.
      Apareça mais, é muito bom ter notícias suas.
      Beijos :)

      Excluir
  6. Uma gravida vegana me disse uma vez que as veganas não precisam de acido fólico por ja ter uma alimentação rica. Que as gravidas costumam tomar porque possuem alimentação ruim com poucos vegetais e frutas. Eu já li no livro do Joel Furman que é totalmente contra uso de suplementos, ele tb diz que tudo o precisamos esta em uma alimentação equilibrada. Sei lá ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele!

      Meus níveis de ácido fólico sempre estiveram ótimos, mesmo antes da suplementação, mas eu optei por suplementar até os 3 meses, por garantia. Pode até ser que dê certo não suplementar nada, mas eu preferi não arriscar.

      Excluir