domingo, 28 de julho de 2013

Queijo Vegetal

Mandiokejo



Hoje vou falar do famigerado Mandiokejo. Eu o utilizei na preparação de uma lasanha, da Torta de Tomate com Mandiokejo e Champignon e coloquei também por cima de uma pizza que eu pedi sem queijo em uma pizzaria. Eu gostei do Mandiokejo, eles conseguiram a proeza de dar a ele o efeito "push" do queijo e é super prático comprá-lo em pó. Um fato que não me agradou foi a quantidade de óleo a ser acrescentada indicada na embalagem. Coloquei bem menos e completei com água até obter a cremosidade que eu quis. Deu certo assim.


Uma coisa legal sobre o Mandiokejo é que não se contentaram apenas em fazer um produto que fosse um bom substituto do queijo convencional, se preocuparam em enriquecê-lo nutricionalmente. Nas informações nutricionais vocês podem ver que o Mandiokejo possui vitamina A, vitamina D2, vitamina B12, cálcio, ferro, zinco e selênio.


Outra coisa que me chamou atenção e eu adorei é que ele não contém aditivos estranhos, com aqueles nomes assustadores que nem conseguimos ler. Ele é formulado com ingredientes naturais desidratados e enriquecido com vitaminas e minerais.


Outro ponto favorável é que ele é produzido pelo Quebra-Cabeça, que é uma empresa vegana. Comprando esse produto você incentiva uma empresa que produz apenas produtos veganos. Além do mandiokejo, eles produzem bifes vegetais, hambúrgueres e patês em pó. A grande vantagem é que pelo fato de serem em pó podem ser enviados para todo o Brasil.


Na parte de trás da embalagem eles ensinam como preparar o Mandiokejo firme, o cremoso e para recheios. É tudo bem explicadinho, até quem não tem muita intimidade com a cozinha consegue prepará-lo sem problemas.


Esse mandiokejo vem nesse saquinho lacrado, dentro da caixinha. O saquinho possui 200g, mas rende até 1,2kg quando acrescido de água e óleo/azeite. Para quem não gosta ou não quer comprá-lo online há algumas lojas que vendem, esse por exemplo eu comprei na Arte Vegan, localizada na Galeria do Rock de São Paulo.

16 comentários:

  1. Oi Vivi,
    A caixa ficou muito legal, só conhecia a versão em saquinho. Também faço com menos óleo que o recomendado, mas mesmo que fizesse com mais óleo, ainda seria muito menos gorduroso que um queijo mussarela comum. E fica "puxento" do mesmo jeito!!
    Eu gosto muito do mandiokeijo. Coloco dentro de 2 fatias de pão de forma integral na misteira. E também como "molho branco" no macarrão!
    Apesar de não ser fã dos bifes e hambúrgueres da marca, adoro o mandiokeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Pelo que eu entendi, essa versão da caixinha eles fizeram para os revendedores. Eu achei ótimo, vem bem mais protegido do que no saquinho.
      Realmente se fosse mussarela seria ainda mais gorduroso. Blehh
      Ouvi falarem que fica muito gostoso no pão mesmo. Ótima ideia usá-lo como molho branco, qualquer dia vou tentar.
      Nunca comi os bifes e hambúrgueres da marca, bom saber que não são muito bons. Fiquei curiosa foi com as pastinhas Soleve.

      Excluir
    2. Os patês tbm não são bons... Já experimentei...

      Excluir
    3. Oi!

      Até hoje não experimentei os patês. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. =)

      Excluir
  2. Oi Vivi!
    Adoro o mandiokejo! Achei a embalagem nova uma gracinha :D

    Eu também uso menos óleo, uso principalmente em pizzas e lasanhas, ou ainda pra molhos brancos, fica super gostoso. O sabor me agrada bastante, mas ainda não provei o de pimenta doce pra saber qual eu gosto mais :)

    Aqui em São Carlos - SP agora tem uma pizzaria que faz pizzas veganas com esse mandiokejo e ficam maravilhosas também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      Também gostei da caixinha. Achei que deu um ar mais profissional. No saquinho parecia muito caseiro.
      Vou fazer a experiência usando para molho branco.
      Também estou curiosa para ver se gosto mais desse ou do de pimenta.
      Que sorte que aí tem pizzaria com pizza vegan. Aqui eu tenho que pedir pizza sem queijo e complementar com tofupiry ou mandiokejo, vê se pode.
      Apesar de São Bernardo ser no ABC, aqui não tem opções veganas de restaurantes, lanchonetes e afins. É ridículo!

      Excluir
  3. Eu adorei a textura, mas errei ao não temperar, porque realmente não tem gosto. Eu gostaria de aprender a usá-lo para fazer um macarrão com mandioqueijo, mas não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nereida!

      Eu também não temperei na primeira vez que usei. Mas o erro foi deles e não nosso. Na embalagem diz que já é temperado, que só precisa colocar água e óleo.
      O meu mandiokejo acabou, mas quando tiver tempo de ir em SP comprar tento fazer uma receita de macarrão para você. :)

      Excluir
    2. Obrigada!=) Eu usei novamente para fazer brócolis gratinado e deu certo. Temperei com curry e noz moscada e ganhou um sabor. Misturando o mandioqueijo, água e um pouquinho de pasta de soja (bem me quer), consegui fazer também uma espécie de molho bechamel. Agora estou achando esse preparado mais versátil.

      Excluir
    3. Oi Nereida!

      Que ótimo que deu certo sua receita com mandiokejo!Eu tenho alergia ao curry, mas da próxima vez vou temperá-lo com ervas. Estou muito curiosa para provar essa pasta de soja, mas ainda não vi para comprar aqui em São Bernardo. Realmente o mandiokejo é muito versátil e prático. :)

      Excluir
  4. Nunca experimentei, já vi no supermercado, mas nunca comprei...agora vou comprar para ver como é! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele!

      Não sabia que já estava sendo vendido em supermercados. Em qual você viu? Ia facilitar muito minha vida. beijo ^^

      Excluir
  5. Eu também coloco menos óleo do que o recomendado, acho que fica muito gorduroso. Mas eu quase não compro, porque eu impliquei com a gordura mesmo assim, e meu marido implicou com tudo! rsrsrs
    Mas eu não desisti não, viu? Algumas pessoas misturam temperinhos, e imagino que fique uma delícia. Já vi colocarem curry, açafrão, e até fumaça líquida. Estou doida pra experimentar com fumaça líquida, deve ficar incrível, com gosto de defumado.
    Ah, e o de pimenta doce acho que fica bom pra misturar com o original. Ele sozinho pode ser bem apimentado. Mas isso depende do gosto da pessoa e do que você for fazer com ele, claro.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!

      Pelo jeito todas nós estamos utilizando menos óleo que o recomendado. Achei que era paranoia minha, mas pelo visto fica gorduroso demais mesmo.
      Também quase não compro, mesmo diminuindo também acho que vai muita gordura. É gostoso, mas não sei se compensa ingerir tanto óleo por causa dele.
      Meu marido gostou, mas já falou na sequencia que não tem nada a ver com queijo e eu concordo..haha
      Com fumaça líquida deve ficar interessante mesmo, também amo o gostinho de defumado.
      Bom saber que o de pimenta é muito forte, obrigada pela dica. :)
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Vivi! Eu me esqueci, queria deixar registrado que os hambúrgueres foram sucesso absoluto aqui em casa e até com meus amigos carnívoros, viu? Principalmente o de tomate seco. Às vezes, em casa, a gente até faz um mais gostoso, mas ele ganhou pela praticidade x sabor, e foi minha redenção, viu? Porque ninguém aguenta cozinhar o tempo todo rsrsrs. Experimenta o de tomate seco, eu acrescento shoyu, molho de tomate, etc. Gostamos do de alho e gengibre também. Os bifes não gostamos muito... mas acho que você devia experimentar, e o patê achei meio estranho, mas vou tentar fazer de novo com outro sabor aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!

      Amo tomate seco, adorei a dica.
      Obrigada por compartilhar suas experiências com os produtos da marca. Vai me ajudar muito na próxima compra. :)

      Excluir