sexta-feira, 5 de julho de 2013

Torta Salgada

Torta de Tomates com Mandiokejo e Champignon




Finalmente eu venci o sono e consegui inventar uma receitinha para vocês. Essa torta é fácil, saudável e pode ser servida em almoços, jantares, piqueniques ou nos lanches da tarde.

Ingredientes:

3 xícaras e 1/4 de farinha de trigo
2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho
3 xícaras de água morna
1 cenoura sem casca, crua e ralada
2 tomates médios e maduros picados em rodelas nem muito finas, nem muito grossas
10 champignons picados
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de sementes de girassol sem casca e sem sal
2 fios de azeite
tempero
sal
cebolinha fresca e picadinha
ervas finas desidratadas
azeite ou óleo para untar
farinha de trigo para enfarinhar
2/3 de xícara de mandiokejo em pó
1/5 de xícara de azeite
água suficiente para deixar o mandiokejo cremoso

Modo de Preparo:

Em uma vasilha misture a farinha de trigo com o amido de milho, despeje a água morna e misture até ficar uma massa homogênea. Acrescente um fio de azeite, a cenoura ralada, semente de girassol, a cebolinha e as ervas finas, sal e tempero.Não tempere demais, o recheio também será temperado e o mandiokejo também contém sal. Reserve

Em uma frigideira coloque um fio de azeite, tempero e refogue rapidamente o tomate com o champignon. Não espere o tomate amolecer. Reserve

Em outra vasilha misture o mandiokejo em pó com 1/5 de xícara de azeite e vá acrescentando água aos poucos, até ficar uma mistura cremosa. Reserve.

Pegue a vasilha com a mistura de farinha de trigo, acrescente o fermento e misture bem.
Unte uma assadeira e enfarinhe. Despeje metade da massa. Espalhe metade dos tomates refogados com champignon e cubra com o restante da massa. Distribua o mandiokejo cremoso por toda a massa uniformemente e coloque por cima o restante dos tomates com champignon.
Leve ao forno até dourar o mandiokejo.

6 comentários:

  1. Mandioqueijo para mim é um mistério. Comprei e não sei o que fazer com ele... eu quero tentar fazer macarrão com mandioqueijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nereida!

    Essa é minha primeira caixinha de mandiokejo, fiz duas receitas até agora: essa torta de tomates e uma lasanha. Gostei bastante do resultado. Não tem muito mistério, é só fazer como ensina na caixinha. Eu usei menos óleo e mais água e deu certo também. No caso do macarrão é só você preparar o mandiokejo cremoso. Não esqueça de cozinhar o mandiokejo na panela antes de misturar com o macarrão.

    ResponderExcluir
  3. ADORO Mandiokejo! Ah, faz tanto tempo que não como...

    ResponderExcluir
  4. Oi Lorena!

    Não que eu não tenha gostado do mandiokejo, mas eu esperava mais, o povo fala como se fosse a coisa mais deliciosa do mundo e a meu ver está longe de ser.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena, concordo com você. eu comprei os pates e o bife vegetal e não gostei, eu também esperava mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera!

      Da marca quebra-cabeça eu só comprei o Mandiokejo. Não costumo ler boas impressões sobre os patês e o bife, talvez por isso nunca tenha tido vontade de comprá-los.

      Excluir