sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pneus para Carros e Motos

Pneus para Carros e Motos Michelin



Hoje vou falar sobre um produto super utilizado e que quase sempre contém insumos de origem animal. Embora muitas pessoas pensem que o pneu é constituído basicamente de borracha e petróleo, em suas composição pode haver ácido esteárico,colágeno e sebo bovino.
O ácido esteárico é utilizado para conservar a forma do pneu em caso de atrito. O colágeno serve para dar maior elasticidade a aumentar a durabilidade. O sebo bovino é um componente usado na liga da borracha da banda de rodagem dos pneusFaz tempo que procuro alternativas veganas para pneus que utilizam essas substâncias, mas as empresas simplesmente ignoraram TODOS os meus emails e foram ao menos três para cada empresa. Quando eu já estava sem esperanças, recebi um email da Michelin, no qual me informaram que não utilizam essas substâncias ou qualquer tipo de insumo de origem animal em seus pneus. Parece que no Brasil, a Michelin fabrica apenas pneus para carros e motocicletas, mas em outros países também comercializam pneus para bicicletas, que também são veganos. Se souberem de mais opções, por favor me contem.




12 comentários:

  1. Oi Vivi,
    Será que essa informação de que há sebo etc na composição de pneus não está ultrapassada? Posso estar enganada, mas hoje não faz nenhum sentido ter sebo em pneus. A tendência da indústria é produzir materiais sintéticos (p.ex. óleo lubrificante antigamente levava gordura animal, hoje somente óleo sintético e mineral). Onde vc viu essa informação?

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana!

    Eu gostaria muito que essas informações estivessem ultrapassadas, mas infelizmente não achei nada que falasse sobre a substituição de insumos de origem animal por insumos sintéticos nos pneus. Não sei te dizer exatamente os sites em que achei essas informações, já faz mais de um ano que fiz minha pesquisa. Mas realizando uma pesquisa sobre a composição dos pneus e sobre insumos de origem animal, são as informações que aparecem. Você leu em algum lugar sobre a substituição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Na verdade foi um professor meu de automobilística que comentou. Mas ele não mencionou especificamente sobre a composição de pneus. Se o da Michelin não leva insumos animais, certamente sebo e ácido esteárico não são necessários.
      Queria saber de onde surgiu que pneus levam esses ingredientes, já que as empresas não informam a composição.
      Fico puta com essas empresas que não respondem e-mails!!!!

      Excluir
    2. Oi Eliana!

      Você ainda tem contato com seu professor? Seria muito legal saber de um profissional do que são feitos os pneus.
      Na minha opinião nenhum produto de origem animal é necessário, há um substituto a altura para tudo.
      Faz sentido seu questionamento sobre as empresas não responderem, mas de algum lugar essa informação brotou e se espalhou. Vou ver se encontro algo pesquisando em sites gringos.
      Nem fala em ficar puta com as empresas que não respondem, eu amaldiçoo todas...hahaha

      Excluir
  3. Oi Vivi! Já tinha ouvido falar disso, bem complicado mesmo né? Que legal finalmente te responderem, fiquei muito feliz com a informação! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      É mesmo complicado e as informações a respeito são escassas. Pelo menos sabemos que agora há uma opção. Eu queria muito encontrar opções de pneus de bicicleta também, mas ainda não consegui resposta alguma.

      Excluir
  4. A Kenda faz pneus de bicicleta, e afirmam que não usam componentes de origem animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dafne!

      Bom saber. Obrigada por compartilhar com a gente. =)

      Excluir
  5. Pneus Continental também são assassinos?

    ResponderExcluir
  6. Oi, essas substâncias são um subproduto dos matadouros ou os animais morrem só para fazer os pneus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamires!

      Os animais são abatidos para a produção de uma infinidade de produtos. É um equívoco pensar que só se abate para o consumo da carne ou só para a extração do couro. Os corpos são totalmente aproveitados. Por isso é tão importante boicotar tudo o que for possível.

      Excluir