terça-feira, 10 de setembro de 2013

Veganismo na Gravidez

Mais Relatos


Nem sempre é fácil convencer sua família de que o veganismo pode ser uma escolha perfeitamente saudável e por mais que eu falasse e meus exames comprovassem que eu estava saudável, sempre havia a cobrança dos meus pais de que eu fizesse exames anuais. Tenho dois irmãos que se alimentam super mal, se enchem de frituras, refrigerantes, doces e eles nunca foram "convidados" a fazer esses exames. Por um lado eu achava bom, porque sabia que eu estava me alimentando corretamente, por outro, achava um saco ouvir a mesma ladainha todos os anos. Quando contei a eles que estava grávida, as afirmações equivocadas vieram com força total. Ouvi que o bebê ia nascer magrinho, que ia ser desnutrido, que eu precisava tomar ao menos leite para ele ter ossos fortes e mais uma série de bobagens. Apesar de tudo eu sempre me mantive segura de que essa era a melhor escolha e que eu daria ao meu filho desde a sua concepção uma alimentação limpa, sem sofrimento animal e acima de tudo saudável.
Ontem fiz o ultrassom morfológico do segundo trimestre e adivinhem? O bebê está super bem, saudável, se desenvolvendo de acordo com o padrão esperado para a idade gestacional. O peso, ao contrário do que minha família dizia, também está normal. Descobrimos também que é um menininho, como já suspeitávamos. Um veganinho! :D
Outra ladainha que me acompanha desde o começo da gestação é a toxoplasmose, eu não aguento mais as pessoas me dizendo pra tomar cuidado com os gatos, pra nem pegá-los no colo porque eu posso pegar a doença. Como alguns de vocês sabem, eu tenho apenas um gatinho, mas duas gatas da vizinha se mudaram para a minha casa e recebo visita de mais outros dois, também da vizinhança. Fiz dois exames para detectar a toxoplasmose, os dois deram negativos e eu nunca deixei de dar colo e carinho para essas fofurinhas. O que as pessoas não dizem e que é fato, é que os gatos não são os maiores responsáveis pela transmissão da doença. Em primeiro lugar, se seu gato é criado apenas dentro de casa e não come carne crua, a chance dele te contagiar é inexistente. Se seu gato é criado solto, a chance de transmissão existe, mas é muito baixa. Um gato só transmite a toxoplasmose durante 2 semanas ao longo de toda a sua vida. Para contrair a doença você precisa ingerir as fezes do gato, em algum momento dessas duas semanas. Tendo hábitos básicos de higiene, o contágio fica impossível. Nada que uma água com sabão não resolva e se preferir use álcool em gel após lavar as mãos. A maior forma de contágio é a ingestão de carne crua ou mal passada (logo temos menos chances de contrair a doença), seguida do consumo de verduras e legumes crus e mal lavados (aconselho que não comam saladas na rua). Se seu médico disser para você se livrar do seu gatinho por causa da toxoplasmose, livre-se do seu médico.
Esse gatinho da foto é o Felix, resgatado em janeiro deste ano. Para minha sorte ninguém quis adotá-lo e eu fiquei com ele. Apesar de amar colo ele nunca teve o hábito de se deitar na minha barriga, mas eu suspeito que ele saiba que tem um bebezinho dentro dela. Nos últimos meses ele tem se deitado pertinho da minha barriga e sempre deita a cabecinha nela ou coloca a patinha em cima. Ele também fica "amassando pãozinho" na minha barriga. Eu jamais o impediria de dar esses carinhos ao nosso bebê.
Espero que esses relatos deixem as mamães veganas mais seguras e saibam que sim, é possível ter uma gestação vegana extremamente saudável. Para quem não viu o outro post com outros relatos e quer ler, clique aqui para saber mais sobre minha experiência com o veganismo na gravidez.

8 comentários:

  1. Concordo com você...acho que se tiver uma higiene bem feita, o gatinho for limpinho, vacinado e tudo mais, não tem problema algum! A toxoplasmose pode ser transmitida pela alimentação também e outras vias, nem sempre pelos felinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele!

      Como aqui em casa virou o ponto de encontro dos gatos da vizinhança não tenho como ter certeza que são todos vacinados e eles são bem sujinhos de terra porque passeiam em um terreno aqui perto. Mas lavando bem as mãos e passando álcool em gel não tem erro. A alimentação é a forma mais comum de contágio mesmo, mas insistem em falar que os gatinhos são os vilões.

      Excluir
  2. Que fofo o Felix!!!!! "Amassando pãozinho" Onnnn hahaha

    Eu sempre falo que é muito mais fácil pegar doença de gente do que de bicho. As pessoas passam gripe, vermes e mais uma infinidade de doenças. Eu pego em tudo quanto é cachorro na rua e nunca peguei nada. Já de gente na rua... Na verdade vc devia era ter cuidado com pessoas se aproximando de vc, não de bichos!
    Tem uma matéria legal sobre toxoplasmose no PEA, vc já viu? http://www.pea.org.br/cuidados/toxoplasmose.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      O Felix é o gato mais bonzinho e amável que existe, nunca tentou me unhar ou morder, é sempre só amor.
      Realmente as pessoas transmitem muito mais doenças que os bichinhos e ninguém manda a gente se livrar das pessoas..haha
      Faz alguns meses que li essa matéria, realmente é muito legal. Obrigada por compartilhar. :)

      Excluir
  3. Oi, que bom post bonito (: Não estou grávida, nem sou vegana, mas acho que informação nunca é demais, né?
    Acredito que durante a gravidez a mulher precisa, sim, ter mais cuidados com a alimentação, mas sei que tem TANTA coisa que pode substituir carne, leite e ovos! É só pesquisar ne

    bjs
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!

      Fico feliz que tenha gostado. Realmente informação nunca é demais.
      É mesmo super importante cuidar da alimentação durante a gravidez(na verdade em qualquer fase da vida ne?), mas há esse mito de que a grávida vegana vai ter muito mais dificuldade em se alimentar bem e isso não procede.
      Existem mesmo muitas alternativas e substitutos, é perfeitamente viável e muitas vezes dá até menos trabalho.
      Beijos ^^

      Excluir
  4. Que liiindo Vivi! Fico MUITO feliz em saber :D
    Alguns tempos atrás eu discuti feio com a minha família por defender a alimentação vegana na gravidez, foi um auê só, não quero nem ver quando eu engravidar realmente! Minha história é bem semelhante à sua, sou a mais saudável dos 3 filhos, mas ainda assim sou a única obrigada a fazer exames anuais. Mas, enfim, esse tipo de relato me deixa mais confiante pra continuar firme, mesmo em situações diferentes da vida, obrigada por compartilhar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      Já tive discussões intermináveis com as pessoas da minha família também. Mas acho que estou ganhando pelo cansaço. Realmente a gravidez deixa as pessoas ainda mais alarmadas quando somos veganas. Mas eu sei que tendo uma gravidez tranquila darei a eles mais uma prova de que o veganismo é uma alternativa saudável em qualquer fase da vida. Mas eu sei que não vai parar por aí, meu bebê nem nasceu ainda e minha tia já veio falar que acha errado criar uma criança vegana, dizendo que a criança ia ser discriminada, que ia ficar traumatizada e sei lá mais o que. Mas o importante é a gente sentir que está fazendo a coisa certa. Fico muito feliz que esse relato tenha te deixado mais confiante. E quando você engravidar não deixe de me contar, ficarei feliz de saber. :)

      Excluir