quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Veganismo e Saúde

Comida Saudável x Junk Food


A alimentação vegana não necessariamente é saudável. Existem inúmeras comidas veganas que não fazem bem para a saúde. Sempre vejo algumas pessoas falando dessas comidas com uma indignação tão grande que até parece que por não serem saudáveis, essas comidas deixam de ser veganas. Embora preze por uma alimentação saudável, eu acho que todo vegano tem o direito de comer besteiras, se assim desejar e isso não o torna menos vegano. Recentemente vi uma menina perguntando em um grupo do facebook se o suco Tang era vegano. Ao invés de responderem a pergunta, a maioria esmagadora das pessoas se limitou a dizer que o tal suco era um veneno, que fazia mal à saúde, blá, blá, blá. Quem não sabe que suco em pó faz mal? A menina não perguntou se era saudável ou não, ela só queria saber se era vegano.
Todos sabemos as consequências de uma alimentação nutricionalmente pobre. E cabe a cada um fazer suas escolhas alimentares. Parece que todo vegano tem a obrigação de se alimentar perfeitamente bem e que jamais pode ter desejo de comer algo considerado "junk".
Outra coisa que acho absurda é que veganos não podem ficar doentes. Se um vegano/vegetariano fica doente, a culpa é sempre da alimentação. Enquanto no caso dos onívoros, as causas são diversas e a alimentação nunca é apontada como pivô da doença. A questão é que veganos ou não, qualquer pessoa está sujeita a doenças e por mais equilibrada que seja sua alimentação, ela não está totalmente imune.
Eu sou à favor do meio termo. Não vejo mal algum em ter uma alimentação balanceada e comer junk food quando der vontade. Não é nenhum pecado mortal satisfazer o nosso paladar com comidas gordinhas. Viva a salada e o chocolate!

12 comentários:

  1. Eu penso o mesmo. Odeio quando perguntam se tal comida é vegana e lá vem um sermão sobre os malefícios para a saúde, quando é alimento processado. Eu acho que comer esse tipo de coisa todos os dias faz mal, obviamente, mas não vejo nada errado de se matar a vontade de vez em quando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nereida!

      É um saco mesmo ficar ouvindo essa ladainha. É tão corriqueira essa situação que até achei que merecia um post. Realmente faz mal comer junk food todo dia, mas eu sou à favor de cada um fazer suas escolhas. Eu como de vez em quando, mas se alguém quiser comer todo dia, que coma. haha

      Excluir
  2. Concordo em gênero e grau Vivi <3
    Não aguento mais esse povo metendo o bedelho na vida das pessoas pra falar o que elas devem ou não comer. Sejamos felizes com junk food vegan ou com uma linda salada de frutas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      O que não falta é gente chata pra fiscalizar nossa comida. Isso mesmo, sejamos felizes comendo o que quisermos.

      Excluir
  3. Onde eu assino? Penso igual a vc,Vivi! Veganismo é uma coisa e ser saudável é outra. E dá pra ser saudável comendo carne... sempre falo que sou vegana pelos animais, não pela saúde.
    Outro dia uma menina chegou no meu blog falando que eu não deveria usar produtos que contém parabenos! (???)
    As pessoas confundem muito veganismo e saúde. A nossa alimentação já é restritiva o suficiente para nos darmos ao luxo de comermos porcarias. E a nossa saúde é problema nosso!!
    Gostei do desabafo! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Legal saber que você pensa como eu. Também acho perfeitamente possível ser saudável comendo carne, mas alguns veganos ficam tão bitolados que negam até a morte que isso seja possível. Minha motivação também é o bem estar animal, a saúde vem de brinde.
      Esse povo que fica falando o que você deve ou não fazer dá até dó. Devem ter uma vidinha tão chata que precisam cuidar da sua também.
      As pessoas confundem muito veganismo com saúde e embora possam caminhar juntos, também podem existir individualmente. Acho que a vida é curta demais pra gente ficar se privando do que gostamos. Não precisa enfiar o pé na jaca, mas também acho ruim viver a dieta da salada. Que cada um cuide da sua saúde e da sua vida. :)

      Excluir
  4. CONCORDANDO!!!!E essa questão de ficar doente e colocar logo a culpa no fato de tu ser vegana é insuportável mesmo!!! Eu ein, sai pra lá gente chata metedora do nariz na vida dos outros!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belle!

      É um saco mesmo. Qualquer gripe que a gente pega, as pessoas já dizem que é por causa da nossa alimentação. Que tirem o nariz das nossas vidas. haha

      Excluir
  5. Concordo Vivi! Sou vegana pelos animais, não pela saúde, infelizmente, hahah!
    Me deixem fazer minhas frituras em paz, obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cacau!

      Também sou vegana pelos animais. Gosto de me alimentar bem e ser saudável, mas não sou xiita. Isso mesmo, se você gosta de frituras que coma quando e o quanto quiser. :)

      Excluir
    2. Tô com saudade, heim?
      Me manda um email.
      ccacaucosta@gmail.com

      Excluir
    3. Oi Cacau!

      Saudades de você também. Estou meio sumida né?
      Pode deixar que vou te mandar um email sim. :)

      Excluir