segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cães e Gatos: Doação de Sangue

Salvando Vidas




No final de outubro passei por um dos momentos mais angustiantes da minha vida. Se lembram do Felix, o gatinho que eu resgatei e veio morar comigo? Ele teve uma anemia muito severa e precisou de uma transfusão de sangue de emergência. A veterinária disse que se ele não recebesse sangue naquele dia, ele morreria. A transfusão de sangue em cães e gatos é muito arriscada, principalmente nos gatos. Porém em alguns casos, como o do Felix, é a única forma de salvar o bichinho. Começou então nossa saga contra o relógio em busca de um doador. Tentamos os bancos de sangue de SP e do ABC e não havia NENHUMA bolsa de sangue felino disponível. Meu marido e minha sogra fizeram várias ligações, foram na casa de pessoas com gatos, mas não conseguiram nenhum possível doador. Enquanto isso, eu estava no hospital veterinário dando comidinha na boca dele. Ele estava muito debilitado, não queria que ele passasse pelo stress de uma alimentação forçada. A Luna e a Marie não podiam doar por terem menos de 4,5kg. O tempo passava e nada de conseguirmos um doador. Embora eu tentasse ficar calma, para não prejudicar meu bebê, eu estava completamente desesperada, cada minuto que passava aumentava minha angústia. Já no fim da tarde, quando tudo parecia perdido, conseguimos entrar em contato com uma moça que resgata gatinhos das ruas e ela aceitou na hora levar um dos gatinhos para doar sangue. Porém ela só poderia após as 20hs. Não sabíamos se daria tempo, mas era a única chance do Felix, já que as outras tentativas não deram certo. Por volta das 22:30, ela levou dois gatinhos. O Mimi e a Helena. O doador foi o Mimi e a transfusão de sangue foi um sucesso. Embora ainda esteja tomando alguns remédios, hoje o Felix está bem, graças à Marta, ao Mimi e a uma amiga dela que levou os gatinhos até o hospital veterinário. Minha eterna gratidão a esses anjinhos que salvaram a vida do meu filhinho felino.

                      (clique na imagem para ampliar)
       

                                             Quem pode doar

Cães
Peso mínimo: 27 kg
Idade: 1 a 8 anos
Vacinação e vermifugação em dia
Não pode ser portador de doenças crônicas
Estar clinicamente saudável
Temperamento dócil


Gatos
Peso mínimo: 4,5 kg
Idade: 1 a 8 anos
Vacinação e vermifugação em dia
Não pode ser portador de doenças crônicas
Estar clinicamente saudável
Temperamento dócil

Se o seu bichinho se enquadra nos pré-requisitos, não deixe de levá-lo para doar, ele pode salvar muitas vidas. Os estoques de sangue para cães e gatos, principalmente gatos, são quase nulos. Vários animais acabam morrendo por não conseguirem um doador.
Caso não queiram doar para um banco de sangue, no link abaixo vocês verão vários pedidos de doação. Você pode doar diretamente para um gatinho/cachorrinho que precisa. Ajudem a salvar esses anjinhos.

https://www.facebook.com/CaesEGatosSalvamVidasDoandoSangue



         Felix descansando três dias após a transfusão de sangue

4 comentários:

  1. Nossa, que sufoco! Ainda bem que deu tudo certo com o Felix.
    Infelizmente os meus não tem o requisito mínimo (pesam menos de 20kg) senão certamente iria levá-los, não custa nada!. Não sabia que era tão raro achar sangue. Tem muito cachorro e gato no CCZ que eles podiam coletar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Foi um baita sufoco mesmo. Fico muito feliz que o Felix esteja bem, mas imensamente triste em saber que não são todos que tem a sorte que ele teve. É bem difícil conseguir mesmo, principalmente de gatos. E olha que nós tentamos até em SP capital. É uma boa ideia mesmo coletar o sangue dos bichinhos que estão no CCZ, deviam colocar em prática.

      Excluir
  2. Eu nunca havia pensado nisso, logo eu, que adoro ajudar. Mas, infelizmente, minha gatinha pesa menos de 4,5 kg, não pode doar. Que felicidade saber que tudo acabou bem para o "bebê" Felix, tadinho do miau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!

      Pois é, também nunca havia pensado sobre isso. Não sabia que era tão difícil conseguir o sangue e não sabia que tantos animais precisavam recebê-lo. Estou muito feliz e aliviada, corta o coração ver o bichinho doente. Mas ele é super forte, já está até brincando. :)

      Excluir