segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Empresas que Mentem e/ou Omitem Informações

Enchendo o Sac: Parte 1




Se você tem o hábito de enviar emails para os Sacs das empresas, já deve ter recebido todo tipo de resposta esdrúxula. Isso sem contar as empresas que simplesmente ignoram nossos emails. Hoje vou falar de três empresas que eu descobri que mentem ou omitem informações. Existem outras, mas não quero que a postagem fique muito longa, então falarei de outras marcas futuramente. Meus métodos de "investigação" foram: emails para sacs, leitura minuciosa do site das empresas e análise dos rótulos dos produtos. Achei importante fazer esse post, porque muitos veganos compram produtos dessas marcas e eu acho que todos tem o direito de saber que podem estar sendo enganados.

Natura

Talvez você esteja surpreso de ver a Natura nesse post. Ela é super querida pelos veganos, por conter vários produtos sem insumos de origem animal. Até 2006 a Natura realizava testes em animais, motivo pelo qual eu sempre relutei em comprar seus produtos e divulgá-los na Lista de Produtos Veganos. Mas quando eu me rendi e decidi dar uma chance a eles, descobri que eles compram matéria prima de um fornecedor que testa em animais. Eles negam essa informação nos emails do sac, mas fuçando o site da empresa, é possível ler sobre isso. Quem quiser ver com seus próprios olhos, clique aqui. Cansada de ter a informação do próprio site negada por email, resolvi ligar no sac. Mais uma vez negaram a informação. Apenas depois que eu disse que vi a informação no site é que a atendente foi se informar e confirmou que eles compram de um fornecedor que testa. Depois de confirmar ela disse que a Natura é contra testes em animais. Se fosse realmente contra não compraria matéria prima de quem testa.
A Natura é uma empresa enorme, poderia comprar de qualquer fornecedor que quisesse e ainda assim optou por adquirir substâncias de um fornecedor que testa em animais.
Outra "mentirinha" da Natura é dizer que todos os seus produtos são livres de substâncias de origem animal. Eu sempre envio mais de um email para as empresas e essa "mentirinha" já foi contada para mim ao menos umas três vezes. Em um email que enviei perguntando sobre as cerdas dos pincéis, me informaram que alguns, como o pincel de boca são feitos com cerdas naturais, ou seja, pelos de animais. A Natura utiliza algumas substâncias que deixam dúvida, já que podem ser tanto de origem animal, quanto vegetal. Eles afirmam ser tudo de origem vegetal, mas depois dessas mentiras, fica difícil acreditar nas respostas da empresa. Ainda não tive tempo de atualizar a lista de produtos veganos, é somente esse o motivo de alguns produtos da Natura ainda estarem na lista.

Nasha

Para quem não sabe, a Nasha é dona de três marcas: Phytoervas, Giovanna Baby e Elke (maquiagens). A Nasha afirma que seus produtos não são testados, em nenhum etapa do desenvolvimento e que todos os seus produtos são isentos de substâncias de origem animal. Já enviei um monte de email para eles e sempre recebo a mesma resposta, no estilo ctrl + C, ctrl + V. Para começo de conversa, as informações de que o produto não é testado em animais e que não contém ingredientes de origem animal consta nos rótulos de apenas alguns produtos. Se isso se aplicasse a todos os produtos, porque não informar em todos os rótulos? Não tive tempo de ler os rótulos de todos os produtos da Nasha, mas além dos ingredientes que podem ser tanto de origem vegetal, quanto animal, descobri também que inúmeros produtos da marca Elke contém cera de abelha.

Hypermarcas

A Hypermarcas é detentora de várias marcas (Éh, Cremer, Palinetes, Zero Call, Olla, Leite de Colônia, Gelol, York, etc.) É comumente citada como Cruelty Free e tem vários produtos sem insumos de origem animal. Porém nem tudo é o que parece, a Hypermarcas não é Cruelty Free. Nos emails enviados pela empresa, eles sempre frisam que a Hypermarcas trabalha com duas linhas: Consumo e Medicamentos. Quando perguntamos sobre testes em animais, eles afirmam que os produtos de consumo não são testados e não tocam no assunto da linha medicamentos. Quando você pergunta da linha medicamentos, eles ignoram, se esquivam da resposta ou voltam a falar que a linha consumo não é testada em animais. Além disso, descobri que a Hypermarcas está envolvida no projeto de um laboratório de experimentação animal e receberá dinheiro para testar medicamentos em animais. Quando enviei um email para eles, questionando sobre o laboratório, eles se fizeram de desentendidos e alegaram não saber do que se tratava.
Se quiser ler sobre a participação da Hypermarcas no laboratório de experimentação, clique aqui.
Outra mentira, é sobre os produtos da marca Éh. Embora eles afirmem que o produto é 100% vegetal, essa informação não procede. De acordo com o próprio sac da empresa, o 100% vegetal é apenas um apelo comercial e não corresponde com a realidade do produto. Aqui há o relato da consumidora que descobriu essa informação sobre os produtos da Éh.


16 comentários:

  1. Oi!
    Eu encontrei essa mesma informação sobre a Natura há algum tempo e parei imediatamente de consumir os produtos da marca. Está bem escondidinha no site essa informação, achei meio sem querer. Fiquei muito triste e decepcionada porque, em outras partes do site, a Natura afirma não testar em animais, mas não fornece essa informação específica sobre o fornecedor. Na minha opinião, ela deveria estar sempre presente. Para mim, isso é um jeito de enganar as pessoas. Muito obrigada por este post. Me abriu os olhos para outras coisas também. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!

      Realmente essa informação está super escondida no site. Eu nunca comprei nenhum produto da Natura, sempre fui meio cismada com a marca, mas já ganhei alguns sabonetes. :( Com certeza essa é uma artimanha para enganar o consumidor. Se fazem de preocupados com a natureza e os animais, mas cometem bio pirataria e ainda compram de fornecedores que testam em animais. Não merecem nosso dinheiro. Fico feliz que esse post tenha aberto seus olhos para outras coisas. Beijos ^ ^

      Excluir
  2. Ah, posso fazer uma sugestão? Que tal fazer um post também sobre as empresas que são íntegras (ou pelo menos parecem ser)? Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da Sugestão. Qualquer dia eu faço um post sobre essas empresas. Eu que agradeço. :)

      Excluir
  3. Vivi, tudo bem? (seu nome é Vivi, né? Espero que tudo bem te chamar assim)

    Quanto à Natura, ainda tem mais essa: uma leitora denunciou pra mim que a Natura estaria terceirizando testes em animais no laboratório da UNESP de Araraquara. Ela cursa farmácia e ouviu isso de dentro do curso. Se é verdade eu não sei, não temos provas então não dá pra afirmar, mas é bem suspeito!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nyle!

      Pode me chamar de Vivi, sem problemas.
      Eu espero de coração que isso seja apenas um boato, mas sinceramente não duvido nada que seja verdade. Pelo jeito é bem a cara da Natura pagar para terceiros realizarem o "servicinho sujo". Beijos ^ ^

      Excluir
  4. Oi Vivi,
    Que tristeza! Assim que tiver mais tempo vou pesquisar mais sobre leis e respostas de SACs. Vou procurar no Procon se podemos fazer reclamações formais contra respostas mentirosas. Acho o maior desrespeito contra o consumidor.
    Esses dias eu vi um hidratante da Phytoervas (Paris) com lanolina e aminoácidos da seda. Se são sintéticos, por que não acrescentar essa informação no rótulo? Porque se colocarem no rótulo que não são de origem animal, terão que provar, senão podem responder judicialmente... e algo me diz que eles não são sintéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Nem fala, o pior é que não são apenas essas. Infelizmente estou sem tempo para ajudá-la a procurar. Estou na reta final da gravidez e ando envolvida em outros projetos que me tomam bastante tempo. Mas se descobrir qualquer coisa a respeito, não deixe de me falar. Está na hora das empresas pagarem por seus atos. Eu parei de usar Phytoervas depois que descobri essas coisas sobre a Nasha. Me desanima esse tipo de coisa. Duvido muito mesmo que sejam sintéticos. Se fosse realmente constaria no rótulo.

      Excluir
  5. Isso é muito triste mesmo...muito obrigada por divulgar essas informações!!!!Gostei da ideia de fazer um post sobre as empresas íntegras tb!!!beijoooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belle!

      Imagina, é sempre bom compartilhar informações com vocês. Farei o post sobre as empresas íntegras. :) Beijos

      Excluir
  6. Antes eu pensava que a Natura era vegana, mas depois decidi pesquisar na internet para saber se isso era mesmo verdade, e não achei respostas por meio da internet. Então, já que eu estava começando a prestar mais atenção nas fórmulas, li os ingredientes de um perfume da Natura que o meu irmão tinha ganhado de presente, e fui pesquisar na internet cada ingrediente se era de origem animal.
    Confesso que antes de eu me tornar vegetariana não passou pela minha mente que poderia haver ingredientes de origem animal nos cosméticos e produtos de higiene pessoal! Descobri depois que li no rótulo de um hidratante da NIVEA (Não contém ingredientes de origem animal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!

      Além da Natura comprar de fornecedor que testa, eles também utilizam gordura animal em alguns produtos. Acho que a maioria das pessoas nem imagina mesmo que cosméticos e produtos de higiene podem ter componentes de origem animal e muitas acham que não são testados também. Lembro que uma vez falei pra minha mãe que não uso absorventes porque são testados em animais, aí ela falou: E macaco por acaso usa absorvente? Por isso eu acho importante repassar informações, pras pessoas usarem conscientemente.

      Excluir
  7. A York (hypermarcas) nunca negou que faz testes em animais. Segue o email de 2006:

    28/11/2006


    Prezada Fabiana,

    Os produtos são submetidos a ensaios pré clínicos que incluem irritação
    cutânea primária e irritação cutânea cumulativa, conforme Portaria do
    Ministério da Sáude. Os ensaios são realizados em laboratórios sob controle
    de autoridade competente.


    DAC
    York S/A Indústria e Comércio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana!

      Eu entrei em contato diretamente com a Hypermarcas, não com a York. A resposta da Hypermercas induz ao erro. Eles omitem a informação de que os medicamentos são testados em animais e afirmam que a linha de consumo não é testada. Você acaba de confirmar mais uma mentira da Hypermarcas. A York é uma das marcas da linha de consumo e eles testam em animais.

      Excluir
  8. Nem me fala... Quando comecei a montar minha loja virtual de cosméticos veganos, passei muita dificuldade por conta de empresas mentindo e tentando me enganar para revender produtos não-veganos como se fossem veganos...

    https://www.facebook.com/veggievisage/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morôni!

      Sac é complicado mesmo, tem várias empresas que mentem ou omitem informações. Imagino que quando querem vender para lojas devem mentir mais ainda.

      Excluir