sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Gestação Vegana

Outros Relatos

Quando eu engravidei achei que postaria aqui sempre sobre a minha gravidez, que teria muito a dizer. Mas com o tempo, fui percebendo que a gestação vegana é tão simples que não rende tanto assunto assim.
Optei pela dieta vegana alguns anos antes de engravidar, portanto já estava super adaptada com a alimentação, conduta e compras veganas.
Eu sempre desejei que meu filho tivesse uma história diferente da minha. Que ele nascesse e crescesse livre da culpa de explorar, torturar e matar animais. Meu bebê foi concebido por mãe e pai veganos, apaixonados por animais e é essa paixão que eu tento transmitir a ele, desde a descoberta da gravidez.
Estou no oitavo mês de gestação e está tudo correndo da melhor forma possível. Minha pressão permanece baixa, não tive diabetes, nem anemia gestacionais. Tive pouquíssimos episódios de enjoo e nenhuma azia. Meu bebê está crescendo, se desenvolvendo e ganhando peso como qualquer outro bebê saudável.
Às mulheres que se sentem inseguras de ter uma gestação vegana, digo que nós somos a prova viva de que é possível sim ter uma gestação vegana segura e saudável. E ao contrário do que os leigos insistem em dizer, seu bebê não nascerá magrinho e desnutrido. Cuidando da sua alimentação e fazendo a suplementação necessária, ele nascerá forte, bem nutrido e livre de crueldade.
Na segunda, será meu aniversário e não há presente maior do que gerar uma vida, preservando outras vidas.


16 comentários:

  1. Tá linda amiga!!!! Saúde em abundância a vocês. Não vejo a hora de vê a carinha desse meninão. Amo você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cacau!

      Obrigada! ^ ^ Muita saúde para você também. Nem fala, estou doida para ver a carinha dele. Também amo voce; :)

      Excluir
  2. Que liiinda Vivi! Nossa, muito inspirador o seu post, quero uma gravidez assim também <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jess!

      Obrigada! Sua gravidez certamente será bem tranquila, saudável e cheia de amor. :)

      Excluir
  3. Que linda!!!Seu bebe vai nascer lindo, maravilhosa, muito feliz e cheiooo de orgulho do papai e da mamãe!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!! Vc tá tão linda de barriga Santa!! E o seu cabelo... Bpom não posso falar nada pq o meu tbm ta master grande... Apesar de ganhar dreads naturais se ficar mais de uma semana sem pentear cabelo.
    Comentário do Tuelho: Ela devia falar sobre gravidez de gente magra tbm, pq... Como é que cabe um bb dentro dela?? Não entendo...
    Rachei com força aqui...
    huauhuiahuhauhuahuhauhuahuahuhaua
    Quero muito ver a carinha do meu sobrinho logo u.u
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mada!

      Brigada! Minha barriga tá igualzinha uma melancia. Haha. Meu cabelo ta enorme mesmo, to com dó de cortar. Cabelo cacheado quando embaraça cria dreads mesmo..hauhaua.
      O Tuelho e essa doidera de achar que não cabe um bebê na minha barriga. Agora eu tenho barrigão, cabe tranquilo. Não caberia se a minha barriga continuasse chapada como era..haha
      Também não vejo a hora de ver a carinha dele! ^ ^

      Excluir
  5. Eu não me preocupo com a gestação, imagino que seja bem tranquilo mesmo. Me preocupo mais é com o bebe recem nascido, de não dar conta de ficar sempre amamentando, de precisar recorrer a um NAN da vida... essas coisas. Umas amigas passaram por isso, eu não gosto nem de pensar.
    bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!

      Que bom que você não se preocupa com a gestação. Infelizmente ainda é um assunto que deixa algumas veganas com o pé atrás. Por isso achei importante compartilhar minha experiência. Eu me preocupei com a gestação, mas se neura. Uma preocupação normal, que nada tinha a ver com o veganismo. De fato nem todas as mulheres conseguem amamentar, mas há recursos para contornar essa situação, como chás e homeopatia, além de beber bastante líquido. Eu quero muito amamentar o máximo que eu puder, mas não quero ficar paranoica. Se por algum motivo eu precisar dar fórmula infantil, ao menos eu dei meu melhor e eu não serei menos mãe por isso. Embora o NAN não seja vegano (a Nestlè testa em animais), existem opções veganas como o Aptamil Soja e o Neocate.
      Beijos!

      Excluir
  6. Que legal, Vivi!!!! =D Fico feliz que esteja dando tudo certo!
    Desejo muita saúde para vocês 3!! Parabéns por ser tão responsável!
    É tão bom poder mostrar pro mundo que é sim, possível engravidar e criar um filho sendo vegana, ficar em volta de animais e ainda esbanjar saúde!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      É muito gratificante pegar os resultados dos exames e ver que você está fazendo tudo certo. Principalmente porque não contei com o apoio de nenhum profissional que entendesse sobre o veganismo. Muito pelo contrário, minha obstetra só falou besteiras nutricionais...haha.
      Te desejo muita saúde também.
      Para mim foi um presente compartilhar com as pessoas que é possível ter uma gestação vegana saudável e que não é preciso se livrar dos seus gatos para não ter toxoplasmose. :)

      Excluir
  7. Olá Vivi, cheguei aqui procurando indicações de alguns produtos sem testes em animais e encontrei seu blog, adorei, já estou te seguindo, sou médica e também sou vegetariana em transição para vegan e estou militando em prol dos direitos dos animais.
    Fique tranquila, tenho várias amigas veganas que tiveram bebês super saudáveis e amamentaram sem problemas. O segredo é comer muitos grãos (leguminosas) e castanhas e quando estiver amamentando tomar muito líquido e ter a mente tranquila. Mães ansiosas têm pouco leite.
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!

      Seja sempre bem-vinda!
      Fico feliz que tenha gostado do blog.
      É muito bom ver uma médica apoiando o veganismo, infelizmente ainda é algo bem raro. Normalmente nem sabem o que é veganismo e quando contamos geralmente reagem muito mal.
      Obrigada por compartilhar a experiência das suas amigas veganas. Eu sempre soube que essa era a melhor escolha. Eu quero o que há de melhor para o meu filho, nem cogitei a possibilidade de abandonar o veganismo. Minha alimentação é bem equilibrada e eu procuro beber bastante líquido. Mas eu sou super ansiosa, vou precisar recorrer à homeopatia para dar uma acalmada.
      Obrigada.
      Abraços!

      Excluir
  8. Vivi, que lindaaaa! Tu nem me avisaste que tinha postado a foto!!! Vim ver aqui um post teu e dai encontrei a foto!! Tu es minha inspiracao. Quero ter uma gestacao vegan tambem. :)
    Parabens! Que seu bebe venha cheio de saude. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica!

      Obrigada! ^ ^ Eu sou tímida. Nem tenho o hábito de postar fotos minhas aqui.
      Fico super feliz que minha gravidez te inspire. Dou todo o apoio para que você tenha sua gestação vegana.
      Beijos!

      Excluir