quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Alimentação Vegana em Hospitais

Um Direito a Ser Conquistado


No último mês, comecei a minha saga para resolver minha questão alimentar durante o tempo que precisarei ficar no hospital quando meu bebê nascer.
Liguei para o hospital, conversei várias vezes com a nutricionista e ela me informou que todas as refeições que a maternidade oferece contém ingredientes de origem animal. A comida não é produzida no hospital, é terceirizada, portanto eles não tem nenhuma opção para oferecer para uma pessoa vegana. A nutricionista disse que o máximo que podem me oferecer são frutas e salada e talvez uma geleia (que ela não soube me informar os ingredientes). Mas eu decidi não contar com isso e levar alimentos para todas as refeições, acho mais garantido. Se tem uma coisa que me deixa de mau humor é fome.
Para ter certeza de que verificariam minuciosamente os ingredientes das refeições, usei a desculpa clássica de que sou alérgica. Infelizmente o vegetarianismo/veganismo muitas vezes é visto como frescura. Então às vezes é preciso uma "mentirinha do bem" para garantir seu direito de não compactuar com o sofrimento animal.
No hospital não é permitida a entrada de alimentos, porém como eles não podem me oferecer uma alimentação adequada, abriram uma exceção.
Então além da mala do bebê e da minha, precisarei levar também uma mala de comida.
Por sorte, posso me programar para preparar com antecedência minhas refeições, embora eu não quisesse ter esse trabalho e essa preocupação nesse momento. A situação me levou a pensar sobre veganos que precisam ficar internados com urgência. Na verdade não só os veganos, os vegetarianos também. Na maternidade que terei meu bebê todas as sopas e caldos contém caldo de galinha, sendo inadequadas para vegetarianos também. E isso não ocorre apenas lá, mas em diversos hospitais, públicos ou privados. Até me deu vontade de sair ligando para hospitais para saber se algum é capaz de suprir as necessidades alimentares de quem tem restrições. Mas isso fica para quando eu estiver com mais tempo.
É lamentável ver o despreparo e o descaso com pessoas que tem restrições alimentares. Nós também comemos, não fazemos fotossíntese.
Os hospitais não estão preparados para receber essas pessoas.Fico imaginando que isso pode interferir até mesmo na recuperação do paciente que pode acabar se alimentando mal ou ficar estressado com a situação.
Sou eu quem prepara todas as refeições na minha casa, se eu precisasse ficar internada não sei como faria, já que não tenho quem possa cozinhar por mim.
Espero que um dia os hospitais entendam a necessidade de ofertar alimentos adequados para todos os tipos de restrição alimentar, já que alimentação e nutrição estão diretamente ligadas à saúde.

6 comentários:

  1. Oi Vivi!
    Nossa, que absurdo!
    Engraçado, pois aqui em São Carlos no Hospital Escola cada paciente tem uma dieta diferente e elas preparam prato por prato todo dia com a restrição de cada paciente, incluindo restrição a leite, ovos e derivados. Fiquei super feliz quando eu presenciei isso, pois fui visitar a cozinha/copa do hospital e observei o trabalho delas (em uma disciplina da faculdade). Mas acredito que isso também dependa um pouco da nutricionista do lugar, pois a do HE daqui é bem receptiva e faz treinamentos e capacitações direito com os funcionários sobre isso, as restrições alimentares e o respeito com o paciente. Uma pena isso não ser a maioria :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      Também achei absurdo. Ainda bem que perguntei com antecedência. Ia ser péssimo chegar lá e não ter o que comer. Que sorte dos pacientes desse hospital. Infelizmente essa não é a realidade de todos. :(

      Excluir
  2. Oi, estou planejando meu baby para o ano q vêm e estou vendo q passarei pelo mesmo problema, então gostaria que vc pudesse me ajudar pois não sei oq devo deixar pronto para que alguém possa levar pra mim, já que nessa data nós mulheres precisamos estar muito bem alimentadas, não sei se há restrição de algum alimento pós parto etc...vc levava por ex.: couve manteiga picada, cenoura ralada, beterraba..coisas desse tipo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iara!

      Entre em contato com o hospital, talvez eles te forneçam alimentação vegana. No meu caso, eu comprei aquelas embalagens de marmita, daquelas de alumínio mesmo. Como eu já estava com 9 meses e mega cansada eu não fiquei cozinhando milhões de variedades. Fiz uma torta gigante de tofu, abobrinha e azeitonas e um monte de hambúrgueres de ervilha partida. Daí fiz as marmitas com arroz, feijão, pedaço da torta, hambúrguer e 3 tipos de legumes e verduras (esses eu variei nas marmitas). Pode colocar de tudo, mas como você vai congelar, algumas coisas mudam de textura, principalmente as folhas. Não tem restrição alimentar no pós parto, só procure tomar muito líquido e ingerir bastante fibra. :) Depois me conta como foi. Beijos

      Excluir
  3. Isso me fez lembrar a época que fiquei internada, devido a um acidente de trajeto voltando do trabalho! Tive fratura na tibia esqueda, e no pulso direito, foram 10 dias no hospital até o dia da cirurgia. Sou vegetariana e avisei rapidinho isso ao pessoal, mas um belo dia me mandaram bife a rolê, nossa, que coisa horrorosa! Chamei a enfermeira para trocar, mas sabe quando já se perde parte da fome devido a cena anterior, então... Me mandavam muito perâ cozinha, Jesus, eu não gosto de frutas moles, então imagina minha cara rs... Te digo que chegou uma hora que só de sentir o cheiro da comida chegando eu já ficava enjoada, tantos medicamentos para tomar, é dificil ficar em um hospital, por mais simples que seja, nada como nossa casinha! Fico imaginando quem precisa ficar por muito tempo internado, complicado! Beijoca e Parabéns pelo Blog, extremamente informativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalmácia!

      Imagino sua situação. Ficar em hospital já é super estressante. Eu sempre tenho vontade de fugir, mesmo que eu fique por poucas horas...rs. Comer comida de hospital por 10 dias não deve ser fácil, até porque geralmente a comida é bem ruim. Não era mais fácil mandarem as frutas in natura? Tinham que ficar te levando frutas moles?rs. Por sorte eu pude levar toda a minha comida quando tive meu bebê. Fiz tudo o que gosto e bem nutritivo. Que bom que gostou do blog. Seja bem-vinda. Beijos :)

      Excluir