terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Melado de Cana x Mel

A melhor escolha




A maioria das pessoas cresceu ingerindo mel, seja no chazinho para a gripe ou no famoso  pão de mel. Quando digo para os onívoros que não consumo mel, sempre escuto: - Até mel? Mas a abelha não morre.
O mel também é um alimento carregado de crueldade. Em primeiro lugar, o mel é o alimento das abelhas, elas o produziram para o seu consumo e não para satisfazer o nosso paladar. Elas não cederam gentilmente para nós, os humanos roubam o mel.
A fumaça não provoca apenas a dispersão das abelhas, ela as deixa atordoadas e pode levar a morte por asfixia ou por queimadura.
Além disso, matam as larvas que darão origem às novas abelhas rainhas, para que essas não formem novas colmeias e provoquem o enfraquecimento da colmeia em questão. É também durante essa etapa que os apicultores roubam a geleia real. Durante esse processo, muitas abelhas são esmagadas com as mãos e com os instrumentos utilizados.
Para a retirada do mel, os favos são centrifugados. Mesmo com a fumaça, muitas abelhas permanecem grudadas aos favor e acabam morrendo afogadas no mel ou esmagadas pela engrenagem da máquina.



Em contrapartida, o melado de cana não é proveniente da exploração animal, não impõe violência e escravidão aos animais. É feito a partir do cultivo da cana de açúcar. É uma espécie de rapadura líquida. Algumas pessoas tentarão argumentar contra a cana de açúcar falando sobre a exploração do trabalhador nos canaviais. Eu sou contra todo e qualquer tipo de exploração, porém nem é preciso dizer que o ser humano pode se defender e lutar pelos seus direitos, o que não acontece com os animais.


Se os fatores sofrimento e exploração animal ainda não te convenceram de que o melado de cana é a melhor escolha, vamos falar um pouco sobre a questão nutricional, comparando o mel com o melado de cana.

Os valores que vocês verão abaixo equivalem a 100g, o equivalente a 5 colheres de sopa.

Calorias:

Melado de Cana - 296 cal
Mel - 309 cal

Carboidratos:

Melado de Cana - 76mg
Mel - 84mg

Cálcio:

Melado de Cana - 102mg
Mel - 10mg

Magnésio:

Melado de Cana - 115mg
Mel - 6mg

Manganês:

Melado de Cana - 2,65mg
Mel - 0,38mg

Fósforo:

Melado de Cana - 74mg
Mel - 4 mg

Potássio:

Melado de Cana - 395mg
Mel - 99mg

O melado de cana pode ser utilizado para substituir o mel em diversas receitas, o gosto remete ao mel. A textura e a cor do melado e do mel são muito parecidas. O melado de cana é ótimo para adoçar chás, frutas, para colocar em panquecas doces e wafles,  para preparar pão de melado (similar ao pão de mel). O bolo de melado de cana também fica delicioso. Experimentem!

19 comentários:

  1. Nossa, não sabia destas questões relacionadas à extração do mel, e também achava que quanto ao valor nutricional, o mel fosse mais nutritivo que o melado, mas é justamente o inverso.
    Muito esclarecedor seu post!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!

      Pois é, há muito sofrimento e exploração. A gente cresce ouvindo que o mel é bom um monte de coisas e o melado de cana, que é infinitas vezes melhor acaba passando batido.
      Abraço. :)

      Excluir
  2. Post super esclarecedor Vivi! Muito bom, pois esse assunto ainda gera algumas dúvidas no veganismo principalmente em quem está começando! :D

    Vivi, sabe o que eu ia te falar? A cremer me contactou pra esclarecer que eles não pertencem à Hypermarcas e são na verdade concorrentes! Nas palavras da pessoa, há um mal entendido até hoje pq a Hypermarcas comprou a marca Mabesa (que era a controladora da cremer) mas a Cremer saiu e apenas a fralda que ambas as empresas produziam juntas (Cremer e Mabesa) ainda consta o nome da Cremer no rótulo que é vendido pela Hypermarcas, enfim, um rolo! Mas pelo que eu vi a Cremer esta em processo judicial contra isso, para pararem de usar o nome da Cremer na linha de fraldas já que ela não pertence à Hypermarcas e me garantiram que a Cremer é realmente cruelty free e não tem ligação alguma com a Hypermarcas atualmente. Fui pesquisar a respeito e não acha nada que derrube essa informação, fiquei muito feliz! Mas queria saber se você tem alguma informação contrária a isso pra me ajudar :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      Obrigada! Realmente é um assunto que deixa muita gente na dúvida, principalmente os iniciantes.
      Adorei a notícia. Eu entrei no site da hypermarcas e cliquei no logotipo da cremer. Só aparecem as fraldas e toalhas umedecidas. Os demais produtos não constam no site deles. Pelo jeito a Cremer está mesmo falando a verdade sobre o tal processo. Vou tentar contato direto com a Cremer para saber o que dizem sobre os testes. Espero que eles também estejam falando a verdade sobre isso.
      Obrigada por compartilhar essa informação.
      Beijos ^^

      Excluir
    2. Oi Vivi! Eu mandei um email também, vamos ver o que nos respondem né!
      Mas fiquei bem contente, pois é uma ótima marca e super acessível :)

      Qualquer novidade me avisa!

      Beijos

      Excluir
    3. Oi Jess!

      Estou tão doida com os preparativos para a chegada do bebê que nem sei se já enviei o email para a cremer, por via das dúvidas enviarei outro.
      Estou aqui torcendo para a marca ser cruelty free.
      Qualquer novidade me avisa também.
      Beijoos

      Excluir
  3. Elas têm morrido meeeesmo, e no mundo quase inteiro. Assisti um documentário sobre abelhas, todo muito chocante pra quem se preocupa com a vida independente de espécie. A parte que achei mais marcante foi no final qd o pesquisador vai dirigindo seu carro e falando com um sorriso repleto de constrangimento que elas estão sendo enviadas para a morte. Recomendo muito assistirem. segue o link:
    http://vimeo.com/18225447

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella!

      Obrigada por enviar o link do documentário. Estou super apertada com os preparativos finais para a chegada do meu bebê, mas assim que der assistirei o documentário. Você já viu a animação Bee Movie? Também aborda a exploração das abelhas, super recomendo para adultos e crianças.

      Excluir
    2. Querida, o final do Bee Movie conclui que as abelhas devem ser exploradas pelos humanos SIM, que seria esse o sentido da existência delas e que se não consumirmos o mel que elas produzem elas ficariam tristes, preguiçosas, vagabundas e sem razão para existirem. Não recomendo.

      Excluir
    3. Nossa Leandro.

      Não sabia, eu vi apenas o começo do filme em que mostram a exploração. Cagaram o final então. =(

      Excluir
  4. Melado com farinha!!! que delíciaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!

      Nunca provei com farinha. Você come com que tipo de farinha?

      Excluir
  5. Eu como com farinha de mesa (mandioca)! Realmente uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus!

      Qualquer dia eu experimento essa iguaria...rs

      Excluir
  6. Mas para substituir o mel de abelha de alguma receita, pode ser pela mesma quantidade de melado de cana que não alterará o sabor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!

      O gosto fica parecido, não fica igual. Eu acho até mais gostoso quando feito com melado. Geralmente eu uso a mesma quantidade, mas aconselho que você vá colocando aos poucos e experimentando, para que fique do seu gosto.

      Excluir
  7. Obrigada Vivi! Muito esclarecedor. As vezes quando me perguntam sobre o mel, não tenho argumentos porque na realidade nunca tive contacto directo com a produção de mel. Estudei sobre apicultura mas muito por alto e os produtores de mel tentam sempre proteger-se dizendo que não matam as abelhas, que a abelha é um bem precioso .. blablabla.. mentiras. Só a própria fumaça, se imaginarmos a nossa casa a arder, é uma violência terrível.

    Mais uma vez obrigada pelo seu artigo, Convido-a a visitar o meu blog :)
    Beijinhos

    consciencia-viva.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Fico feliz que tenha gostado da postagem.
      Realmente os produtores sempre ocultam e mentem para não denegrir a imagem dos seus negócios. É realmente terrível o que as abelhas passam. =(
      Já caí no seu blog várias vezes nas minhas pesquisas incessantes internet afora. Gosto muito dele. Parabéns pelo seu trabalho.

      Muito sucesso! Beijos!

      Excluir