sexta-feira, 25 de julho de 2014

Aos Leitores

S.O.S Vegan

Esse blog surgiu da minha vontade de compartilhar com as pessoas minhas descobertas e experiências veganas. Percebi que muitos produtos eram difíceis de encontrar no Brasil e por essa razão também fiz a loja, oferencendo esses produtos a preços acessíveis a todos. Minha intenção sempre foi ajudar os animais e as pessoas que se importam com eles. Nos últimos dias passei por um stress muito grande por causa das pomadas que estavam à venda na loja.  As pomadas são feitas de cânhamo (que é diferente da maconha, não contém THC, portanto não é alucinógeno) e uma pessoa começou a me mandar trocentas mensagens dizendo que era proibido, que eu não podia comercializar, que a Anvisa sei lá o que. Aí eu me vi como uma completa idiota. Eu aqui com a melhor das intenções, tentando oferecer medicamentos veganos (que simplesmente não existem no Brasil e que ninguém aqui comercializa) e uma pessoa querendo me intimidar e me sabotar, como se eu tivesse vendendo drogas para criancinhas inocentes. Detalhe que a pessoa não soube me informar nenhuma lei que me proibisse de vender as pomadas, mas para evitar aborrecimentos elas não estão mais disponíveis na loja. (se algum advogado souber sobre e puder me instruir, agradeço de coração). E quem perde com isso são os animais, que continuarão sendo explorados, torturados e mortos em laboratórios enquanto houver gente para sabotar quem disponibiliza alternativas.

Essa não é a primeira vez que pensei em deixar de escrever aqui, eu já cogitei essa possibilidade quando conheci o maior grupo de veganismo do facebook, que eu chamo "carinhosamente" de deep web vegana. Lá você encontra todo tipo de gente sem educação, arrogante e grossa e eu não queria escrever pra esse tipo de gente. Mas como essas canalhices nunca foram direcionadas a mim eu fui empurrando com a barriga. Quando eu desanimava, eu dizia pra mim mesma que o blog não era para essas pessoas e sim para os animais. Deu certo até acontecer esse episódio das pomadas.

Eu não ganho nada com o blog, a loja mal se paga. O blog em si me dá prejuízos. Eu preciso comprar produtos para resenhar, eu preciso comprar ingredientes para testar novas receitas e eu preciso dedicar aqui o tempo que eu poderia usar para cuidar da minha família ou trabalhar. Não sei se estou disposta a pagar para passar raiva, a dar meu amor e dedicação para receber em troca intimidações e questionamentos sobre a minha índole.

Eu tenho o maior carinho e paciêcia com quem comenta no blog. Sempre respondo a todos com respeito, não importa se são críticas, elogios, se são perguntas primárias ou complexas. E eu espero das pessoas ao menos respeito.

Se não forem ajudar os animais ou quem trabalha por eles, que ao menos não atrapalhem.

Obrigada a todos pelas palavras doces e frases de incentivo. Meu agradecimento especial à Eliana, que defendeu o blog como se fosse dela.

Ainda não bati o martelo sobre o destino do blog. Mas é provável que ele continue existindo, pelos animais, pelo meu filho e pelas pessoas que fazem meu trabalho valer a pena. Eu espero que eu nunca mais precise fazer uma postagem desagradável como essa. E a vida continua. Ninguém disse que seria fácil, né?

32 comentários:

  1. Dificilmente comento pois leio no trabalho e lá nao consigo, mas já peguei muita dica boa e te admiro pela forma que cuida do teu filho, és uma pessoa que se dedica a algo que nem todo mundo se dispõe a fazer, que é dividir o conhecimento. No mundo sempre haverá o chato, sabotador e sei que isso deixa a gente doente. Peço que o blog volte a ativa sim, vale ouro! Abstraia essa gente que possui uma vida tão medíocre que o que resta é cuidar da vida dos outros. Um beijão pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy!

      Fico feliz de saber que você está sempre por aqui.
      Obrigada por suas palavras de incentivo. Beijos :)

      Excluir
  2. Santa, não se deixe se abater, vc faz a diferença com o seu blog e suas dicas, eu mesma indiquei seu blog a N pessoas que estavam começando a transição para o veganismo...
    Não se deixe abater por esses babacas que não tem nada melhor pra fazer do que cuidar da vida alheia, tempo vc arruma.
    Siga em frente de cabeça erguida, sabendo que está fazendo sua parte para melhorar o mundo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madá!

      Obrigada. Pode deixar que não vou desistir, seria uma pessoa a menos na luta contra a exploração animal. Beijos

      Excluir
  3. Vivi, não se deixe levar por esses comentários, sério. A internet está cheia disso, você não foi uma vítima única, entende? Por algum motivo ficar por trás de uma tela de computador faz as pessoas acharam que tem o direito de serem babacas. Sacode a poeira e segue em frente, seu blog é referência no meio, eu nunca vi uma blogueira tão comprometida quanto você. Não vai embora por favor, continue com esse trabalho maravilhoso, me ajudou demais a me tornar vegana. <3
    E,ah! Eu não vejo motivo nenhum pra você deixar de vender as pomadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!

      Realmente sempre tem pessoas assim na internet.
      Obrigada. Eu posto aqui com muito carinho, mesmo postando correndo por causa do Felipe não deixo de fazer com amor e comprometimento. :) Pode deixar que ainda vai sair muita postagem daqui.
      Para evitar aborrecimentos eu não colocarei as pomadas de novo na loja. Beijos

      Excluir
  4. Eu conheci o seu trabalho há pouquíssimo tempo e tem me ajudado muito. Seu blog com certeza não só me ajuda, mas também outras pessoas que buscam no Google informação sobre determinado produto ou marca e acabam chegando até aqui, e ainda ficam para conhecer outras marcas e saber mais sobre o estilo de vida vegano etc.

    Não feche o blog por causa de um ignorante. Os animais precisam de vc (de mim, que levarei adiante as informações que aprendo aqui). As pessoas precisam saber que existem alternativas Cruelty Free, e sobre outros assuntos além disso, ligados ao veganismo. Por enquanto, vc e a Eliana, e outros blogs veganos são os únicos que lutam com sinceridade para divulgar mensagens sobre crueldade com animais, e que procuram levar outros meios de consumo livre de sofrimento animal.

    Fique bem. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juubs!

      Pode deixar que continuarei divulgando opções veganas para as pessoas. Quem sabe elas percebam que não é preciso explorar e sacrificar animais para suprir suas necessidades e futilidades. Realmente os blogs tem um papel importante na causa animal.
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  5. Vivi!
    Quanto mais conhecemos pessoas, mais admiramos os animais, nao eh mesmo!?!?
    Voce eh uma inspiracao! Entendo o seu desanimo, mas o seu blog eh muito rico de informacoes! Temos muitos blogs soh de receitas veganas, mas poucos completos como o seu.
    O que te dizer mais?!? Continue.....
    Beijos,
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!

      Essa frase é muito verdadeira mesmo.
      Eu acho muito importante o ativismo culinário, mas eu preferi focar em temas que são pouco abordados nos blogs que são os produtos, gravidez. bebês, crianças...
      Obrigada pelo apoio.
      Beijos.

      Excluir
  6. Ai Vivi, eu peguei o episódio já no fim!
    Não creio que existam pessoas tão desocupadas assim né? É pracabá :(
    O meu blog vira e mexe recebe alguns comentários bem babacas, sem fundamento e totalmente desnecessários (até por isso que coloquei pra ler os comentários antes de aceitar automaticamente, pq tava demais!) e isso no fundo me dá um desânimo enooorme de continuar, então imagino como você se sente! A gente se esforça pra trazer algo legal pros leitores, compra coisa, testa, tudo em prol dos animais e recebe pedrada, af!

    Mas fiquei MUITO feliz em ver que vc não se abateu por isso e continuou aí firme! O seu blog é uma grande referência no veganismo e não merece parar por pessoas assim! Parabéns pela sua força, te admiro de-mais! <3

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      Você não perdeu nada.
      Eu nunca tinha precisado bloquear ninguém, nem deletar ou moderar comentários e eu acho um saco ter que fazer isso, mas fazer o quê né?
      Pois é, tem esses inconvenientes mesmo, mas pelos animais vale a pena.
      Obrigada pelas palavras doces. <3
      Beijos

      Excluir
  7. Vivi, não se deixe levar por essas pessoas que te criticam, porque elas "não sabem o que fazem"!
    Se preocupe apenas com os animais e as pessoas que você quer ajudar!
    Não se deixe esmorecer por conta dessa pessoa, que quer exatamente isso! Não der esta alegria a ela!
    Eu me tornei vegetariana estrita recentemente, em junho desse ano, mas com intuito de ser vegana, então fui logo à procura de produtos livres de crueldade, e me deparei com o seu blog, e adorei saber que dá várias dicas de produtos veganos, por isso tenho a certeza de que posso confiar nos produtos que você divulga, porque além do mais você é vegana!

    Vivi, se você deixar o seu blog, por conta dessas pessoas ignorantes e intolerantes, eu ficarei muito triste!
    Continua com o teu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!

      Fico feliz que goste das dicas do blog.
      Não precisa ficar triste, vou continuar escrevendo aqui.
      Beijos :)

      Excluir
    2. Obrigada! O seu blog serve de grande ajuda aos veganos e vegetarianos!
      FIco feliz :) pela sua decisão de continuar divulgando o veganismo por meio de seu blog!
      Beijos

      Excluir
    3. Oi Danielle!

      Imagina, o prazer é meu. :)

      Beijos

      Excluir
  8. Não sou vegana, mas acredito em todas as razões pelas quais todos nós deveríamos ser, só falta pôr em prática :). Acompanho seu blog e inclusive já tentei duas receitas: o pão de queijo e o biscoitinho de aveia com goiabada. Adorei! Bom, este post é para dizer que umas das coisas mais admiráveis que existem é podermos fazer aquilo que acreditamos e julgamos ser correto. Quanto aos outros é uma grande pena não poderem encontrar uma forma de ocuparem o tempo de uma forma produtiva. Não desista de fazer aquilo que acredita. Força e boa sorte sempre. Grande abraço, Betânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betânia!

      Que bom que gostou das receitas. Espero que cada dia você chegue mais perto do veganismo e que ele se torne em breve parte da sua vida.
      O blog segue, seria horrível não compartilhar com vocês minhas descobertas e experiências.
      Abraço. :)

      Excluir
  9. Oi Vivi,
    É impressionante como que basta uma pessoa para atrapalhar quem está ajudando. Vejo muito disso na proteção animal. Muitos se empenham em ajudar um cão comunitário por exemplo, mas basta um que não gosta para chamar o CCZ ou reclamar e ameaçar dar veneno.
    Aquela menina me lembrou essas pessoas. E eu fico extremamente puta em perceber como essa única pessoa tem o poder de atrapalhar tudo.

    Espero que você volte na decisão de desativar o blog, se isso não te chatear muito. Ele me ajuda e tenho certeza que ajuda muitas outras pessoas.
    Por ser um blog sem fins comerciais, às vezes o hobby vira uma chateação e não vale a pena. Espere a poeira abaixar e depois pense com carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Pois é, o mundo tá cheio de pessoas assim. Mas se desistirmos, só eles terão voz.
      Mais uma vez obrigada por ter "comprado a briga".
      Não vou desativar o blog, seria muito egoísmo deixar a minha raiva falar mais alto que o sofrimento dos animais.
      Mesmo que se torne uma chateação não importa, vou continuar escrevendo aqui.
      Beijos

      Excluir
  10. Vivi,
    Você é atenciosa e pensa no bem estar dos animais e das pessoas. Isso, incrivelmente, incomoda muita gente. Sempre que te escrevi você me respondeu rapido e foi super gentil.... Estou com você! Conte comigo para continuar com o Blog!!!! Colhemos o que plantamos e "essa pessoa" vai colher o que merece....
    bjs
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Obrigada. Você é super educada e doce, não poderia te tratar de outra forma.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  11. Não faça isso, comecei a ler seu blog a esses dias, me tornei vegetariana faz uns 8 meses, e quero ser vegana, vi que vc teve bebê, e uma das minhas maiores preocupações seria em como eu iria criar meu futuro filho vegano, q se possivel, sera daqui uns 5 anos, e fiquei feliz de encontrar um blog pessoal, de uma mulher vegana com filho... NÃO DESISTA DO BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriane!

      Pode deixar que você ainda vai ler muita coisa sobre bebês e crianças veganas aqui. Espero que você tenha um veganinho tão maravilhoso quanto o meu. :)

      Excluir
  12. Olá,estamos na contra mão do mundo....é isso não é nada fácil.Por favor continue focando no bem,e em quem é digno de sua atenção!!!Muito obrigada pelo seu blog que ajuda tantas pessoas!!!Um grande abraço fraterno!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!

      É verdade.
      Eu que agradeço o tempo que você dedica acompanhando o blog. Abraço :)

      Excluir
  13. Vivi, não desiste daqui, por favor!
    Você é como um anjo, sério. Quando eu tava pensando em virar vegetaria a um tempo atrás, encontrei o seu blog, e fiquei horas e horas vendo ele. Você me esclareceu tanta coisa, incentivava de uma forma tão natural, que eu fiquei encantada.
    Existem tantas pessoas más e chatas que atrapalham a vida da gente, mas é preciso pessoas como você no mundo, pra inibir a presença desses maus elementos.
    Hoje sou vegana, e tenho orgulho de dizer que o seu blog me incentivou a isso. Já imaginou o que acontece se você desistir daqui? Quantas pessoas não vão ter a oportunidade de conhecer a pessoa maravilhosa que você é?
    Quando achei o seu blog, você estava grávida ainda, e hoje fico tão feliz de ver o Felipe tão lindo e tão forte!
    Por favor, continue com esse trabalho humanitário mais que maravilhoso, você sempre vai ter ao menos o meu reconhecimento!
    Beijos da sua fã ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thallita!

      Fico muito feliz que tenha dedicado tanto tempo lendo as postagens e mais feliz ainda de saber que o blog de incentivou de alguma forma.
      Muito obrigada pelo carinho, pelas palavras doces. <3
      Espero ter um tempinho para escrever mais sobre o Felipe aqui, sobre o desenvolvimento dele, sobre amamentação, introdução alimentar...vamos ver quando vou conseguir.
      Nunca imaginei que alguém gostasse tanto do blog. :)
      Seja sempre bem-vinda.
      Beijos

      Excluir
  14. Olá, Vivi,
    Quando lhe escrevi sobre os produtos e você pediu-me para verificar na loja, não imaginei pelo que estava passando...perdão. Logo que tornei-me vegana eu não conhecia nada, quase nenhum produto, você - tão dedicada - e seu blog foram essenciais para mim. Embora no mundo da proteção animal também existam pessoas com egos inflados, cheias de melindres e boçais - o que eu não esperava, juro - você não é assim. Logo que percebi o carinho verdadeiro e preocupação que você tem pelo Félix e os outros gatinhos que nem são seus soube que você era uma boa pessoa! Eu tenho decepções quase todos os dias, raiva e dor por não poder fazer tudo o que gostaria pelos animais, mas eu não desisto. É uma luta inglória - eu sempre soube disso, desde menina -, mas se não continuarmos, quem eles terão? Não desista jamais, pois com isso que os maus contam, e pense em voltar a vender as pomadas, sim - o que essa gente mesquinha deseja é nos intimidar, não permita isso. Beijos

    P.S. Pense que o que os outros nos dizem nos tocam apenas quando aceitamos isso como verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!

      Já está tudo superado. Fico feliz que o blog tenha ajudado na sua transição.
      Realmente em todo canto existem pessoas assim. Se desistirmos elas tomam conta.
      Eu realmente cuido dos gatinhos com muito amor e carinho, todo animal merece ser tratado assim. Eu também gostaria de fazer mais, mas temos nossas limitações, né?
      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Vivi,
    Você não sabe o quanto me ajudou em minha transição e o quanto ainda ajuda toda vez que preciso de alguma ajuda! Moro em uma cidade pequena e isso torna mais difícil a vida de um vegano. Informações e dicas como as que você e a Eliana disponibilizam são preciosas demais! Você me ajuda a salvar os animais todos os dias.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloá!

      Fico feliz que o blog tenha ajudado na sua transição e que ainda seja útil para você. A Eliana faz um trabalho muito bacana mesmo.
      Obrigada pelo retorno.
      Abraço. :)

      Excluir