sábado, 30 de janeiro de 2016

Festa de Aniversário + Receitinhas

Felipe fez 2 Aninhos



Quem acompanha o blog há algum tempo leu meus relatos sobre minha gravidez vegana e sobre nosso veganinho Felipe. Mal posso acreditar, mas já se passaram 2 anos desde o nascimento do pequeno. Ele é um menino super risonho, brincalhão, sapeca, inteligente, carinhoso, amável e o mais importante de tudo, muito muito saudável (não pega sequer um resfriado).

Vou compartilhar com vocês o que fizemos na festinha de 2 anos dele. Foi uma festa bem simples e intimista, poucos convidados, sem decorações caras e padronizadas. A festa foi feita com muito amor e carinho por mim, meu marido, minha mãe e minha avó. O Felipe nunca comeu açúcar, por essa razão os doces e a torta foram adoçados apenas com frutas secas e melado de cana. Ele não come industrializados, mas abrimos uma exceção para a festa e usamos massa de pastel, bisnaguinhas integrais e torradinhas. Procuramos oferecer à ele as comidinhas que nós mesmos fizemos, das comidas que compramos prontas ele comeu apenas um pedaço de uma bisnaguinha integral. Na verdade ele estava mais interessado em ficar separando as duas metades da bisnaguinha do que em comê-la..haha

Eu, o Felipe e meu marido éramos os únicos veganos da festa, mas os convidados foram super receptivos com nossas comidinhas e até pediram as receitas.

Algumas receitas foram criadas na hora e acabei não anotando as medidas. De qualquer forma colocarei os ingredientes que usei e explicarei como fiz, caso alguém queira tentar fazer.




O que servimos na festa:

- Pão de queijo

- Bisnaguinhas integrais com patê

- Croquetes coloridos

- Cestinhas

- Torradinhas

- Patê de tofu com azeitonas

- Patê de tofu com manjericão

- Patê de pimentão vermelho

- Espetinhos de frutas

- Docinho de amendoim

- Docinho de ameixa com coco

- Docinho de colher de cacau com coco

- Torta de amendoim com cacau e tâmaras


Pão de Queijo e Bisnaguinhas Integrais




Fizemos pão de queijo seguindo essa receita, porém substituímos os purês de mandioquinha e de cenoura por purê de batata.

Para rechear as bisnaguinhas usamos patês de tofu com manjericão, de tofu com azeitonas e de pimentão vermelho.

Croquetes Coloridos




Fizemos croquetes de grão de bico com cenoura e pimentão vermelho, de grão de bico com beterraba e de ervilha partida com chimichurry. Não anotei as medidas, mas vou falar mais ou menos como eu fiz.

Deixei os grãos de molho por 12 horas, cozinhei até ficarem macios (não deixe cozinhar a ponto de desmanchar). Em uma vasilha amassei o grão de bico, na outra a ervilha.

Na da ervilha acrescentei chimichurry e dei o ponto com farinha de mandioca (vá colocando aos poucos pra não ficar massudo). O ponto da massa estará certo quando você conseguir modelar os croquetes.

Dividi a massa do grão de bico em duas partes iguais. Em uma coloquei cenoura ralada e pimentão vermelho, na outra coloquei beterraba e cebolinha. Dei o ponto da mesma forma que o croquete de ervilha, descrito acima.

Todos foram assados.

Cestinhas



Essas cestinhas são feitas com massa de pastel. É só colocar a massa em forminhas de empada ou de cupcake e assar. Ia recheá-las com catupiry de mandioca, mas acabou não dando tempo de fazer. Coloquei patê de pimentão e de tofu com azeitonas e decorei com tomatinhos e manjericão.

Patês 


Patê de Pimentão Vermelho

- 2 pimentões vermelhos grandes

- 1 colher de sobremesa de suco limão

- água

- sal

- ervas

- 5 fatias de pão de forma

Fervi a água, escaldei os pimentões e deixei por 5 minutos na água quente. Desprezei a água e bati no processador com o restante dos ingredientes. Coloquei o pão de forma pro patê ficar mais consistente.


Patê de Manjericão

- 500g de tofu

- Alho frito

 - Sal

- Manjericão fresco.

Bati tudo no processador e pronto.

Patê de Azeitonas

- 500g de tofu

- Azeitonas sem caroço

- Alho frito

Bati tudo no processador e pronto.

Trenzinho

Pra fazer o trenzinho deitamos os pimentões e cortamos um quadrado em cima de cada um. No trenzinho verde, colocamos o quadrado cortado dentro do pimentão, pra que ele se parecesse mais com a cabine de um trem. Cortamos rodelas de abobrinha e fixamos com palitos de dente. Enchemos os vagões e a cabine com os patês.

Espetinhos de Frutas



Para os espetinhos usamos uva, kiwi, manga e pitaya. Espetamos os espetinhos em um abacaxi.

Docinho de Amendoim




Usei essa receita. Optei por não usar o cacau em pó.

Docinho de Ameixa com Coco

Deixei as ameixas de molho por 4 horas. Elas já estavam bem macias, mas ainda assim deixei na água. Escorri e reservei a água. Coloquei as ameixas no processador e bati. Fui acrescentando água (bem pouquinho), só o suficiente pra ameixa virar uma massinha uniforme. Tirei do processador, acrescentei coco seco ralado até dar o ponro de enrolar, fiz bolinhas e passei no coco.

Docinho de Cacau com Coco



Vai parecer estranho e sei que muitos vão torcer o nariz, mas esse docinho é feito à base de feijão e fica uma delícia.

Não anotei as medidas, mas fiz assim: Deixei o feijão preto de molho por 12 horas, desprezei a água e cozinhei até ficar macio (porém sem desmanchar). Bati no processador até virar uma massa homogênea, acrescentei uvas passas e processei mais até ficarem pedaços pequenos de uva passa. Coloquei um pouquinho de água e uma colher de óleo de coco. Ajustei o doce acrescentando melado de cana. Colocamos nas forminhas e jogamos coco ralado por cima.

Torta de Amendoim com Cacau e Tâmaras


Essa torta foi a estrela da festa. Todos gostaram e elogiaram. Infelizmente também não anotei as medidas. Mas conto pra vocês como fiz.

Pra base dessa torta, usei essa receita de cajuzinho. Pra camada do meio misturei pasta de amendoim com melado. Montei a base e a camada do meio e coloquei na geladeira. A cobertura foi feita com tâmaras, cacau em pó, água e óleo de coco. As tâmaras estavam duras, então cobrimos com água e botamos no fogo até amolecerem, a água evaporou um pouco e virou uma calda grossa. Então batemos no processador as tâmaras com essa calda, acrescentamos cacau em pó e 1 colher de sopa de óleo de coco. Coloquei a cobertura por cima da camada de manteiga de amendoim e voltei pra geladeira.

Espero que tenham gostado e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário