sábado, 26 de janeiro de 2013

Bolo de Canela

Bolo de Canela com Calda de Caramelo

Já fazia tempo que não postava nenhuma receita por aqui, estava com saudade de fazer coisinhas gostosas. Eu amo bolos, há uma infinidade de sabores e combinações, gosto de brincar com isso.
A receita de hoje é super simples e fica deliciosa. Ideal até para quem não tem nenhum dote culinário.





Ingredientes

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara e 1/2 de açúcar

2 xícaras e 1/4 de água

1/4 de xícara de óleo

canela em pó a gosto (colocar aos poucos)

1 colher de sopa de vinagre

1 colher de sopa de fermento

9 colheres de sopa de açúcar (calda)

Canela em pau para decorar


Modo de Preparo


Em uma vasilha misture a farinha, 1 xícara e 1/2 de açúcar, água, óleo, canela em pó, vinagre e por último o fermento. Mexa bem até que fique uma mistura homogênea. Unte uma forma com óleo, enfarinhe, despeje a mistura e leve ao forno até dourar.

Desenforme o bolo quando esfriar.

Em uma panela, coloque o açúcar e aqueça até que o açúcar derreta por completo, formando uma calda. Com um garfo, faça furinhos no bolo. Despeje imediatamente a calda sobre o bolo. Decore com canela em pau.

5 comentários:

  1. Olá! Por favor, ajude-me. Faço bolos vegans e sempre, sempre, solam (ficam pesados e a massa compacta). Há algum "segredo" para que ele fique da forma como vejo na foto?

    Muito grata.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi. Eu fiz essa sua receita ontem e acho que foi o melhor bolo vegano que fiz. Ele cresceu bastante mesmo e ficou muito macio. Eu só fiquei em dúvida quanto ao caramelo... o meu ficou duro, quando joguei no bolo. Imagino que o seu não ficou duro, porque você até disse para fazer furos que iria escorrer a calda. Será que você poderia me dar uma dica para fazer o caramelo sem que fique duro?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nereida!

    Fico muito feliz que tenha gostado do bolo. Ele realmente cresce bem e fica fofinho. O meu caramelo também ficou durinho, a calda que eu fiz é conhecida como calda de vidro. Eu só furei o bolo porque quando jogamos nele a calda ainda está líquida. Para fazer um caramelo mais líquido basta acrescentar água depois de caramelizar o açúcar. Eu não sei exatamente a quantidade porque faço "no olhômetro" Vá acrescentado aos poucos. Se você não tiver com muita pressa de fazer o bolo de novo, posso fazer um bolo com a calda de caramelo mais líquida, prestando atenção na quantidade de água. Aí posto aqui para você.
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  4. ola....
    bem lindinho o bolo....
    mas na proxima poderia fazer uma fotinho com ele cortado...
    ou seja...uma fatia...
    assim podemos ver como ficou dentro...
    que achas???
    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veganinha!

      Obrigada!

      Pode deixar que na próxima tiro foto da fatia. :)
      Beijokas

      Excluir