quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bolo Diet

Bolo Diet de Laranja

A minha intenção sempre foi postar diariamente no blog, mas durante a viagem às vezes não dava tempo. Tive que visitar pessoas queridas, fazer comida vegana para elas, resolver algumas coisas e passei mais de uma semana sendo nocauteada por uma gripe. Mas agora já voltei para casa e tudo será como antes, com postagens diárias. \o/
Esse bolo eu fiz para a Eni, uma pessoa que adoro, minha terceira vovó. Ela é diabética e não podia comer os bolos que eu fazia para minha vovó Zuzu. Então decidi que faria meu primeiro bolo diet, para que ela pudesse comer à vontade. O bolo foi super aprovado por todos, que nem notaram a presença do adoçante.




Ingredientes


3 xícaras de farinha
5 xícaras de suco de laranja
raspas de laranja
8 colheres de sopa cheias de Tal e Qual
1/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa cheia de fermento

Modo de Preparo

Misture a farinha com 2 xícaras e meia de suco de laranja. Acrescente o óleo, o vinagre e 5 colheres do substituto de açúcar Tal e Qual. Misture bem. Despeje o fermento e misture novamente.
Unte a forma e enfarinhe. Leve ao forno até dourar.
Em uma panela, despeje 2 xícaras e 1/2 de suco de laranja, 3 colheres de Tal e Qual. Deixe ferver até secar um pouco e formar uma calda.
Retire o bolo do forno, espere esfriar e desenforme.
Faça furos no bolo com um garfo. Despeje a calda sobre o bolo e decore com raspas de laranja.


4 comentários:

  1. O que seria Tal e qual? Não tem lactose? Ando procurando adoçantes e todos os em pó que encontrei possuem.

    Eu acho que o problema das receitas que conheço de bolos veganos é a quantidade enorme de óleo, mas o seu vai bem pouco. Vou tentar fazer com açúcar mesmo, se não achar o adoçante, para provar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nereida!

    Tal e Qual é um adoçante, que tem a aparência muito parecida com a do açúcar. Vou colocar aqui para você a composição dele, não encontrei nada suspeito. Mas se encontrar algo me avise por favor. É fácil de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais.
    Eu não gosto de comida com muito óleo, minhas comidas são sempre mais leves. Acho desnecessário colocar tanto óleo nos bolos. Você vai ver que vai ficar fofinho mesmo com pouco óleo. Se fizer o bolo depois me conta se gostou.

    Composição do Tal e Qual: Maltodextrina, Edulcorantes Artificiais: Ciclamato de Sódio e Sacarina Sódica, Regulador de Acidez: Citrato de Sódio. Não Contém Glúten.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu gostaria de agradecer pela receita e deixar meu depoimento. Ontem foi o aniversário da minha avó e eu precisava fazer um bolo rapidamente. Decidi por este. Eu não usei adoçante, porque não achei, apenas usei Stevia em gotas na cobertura. Vim para avisar que o bolo ficou perfeito, suave e me lembrou muito aqueles bolos Pullman de laranja. Foi ótimo comer algo que me lembrou aquilo novamente.

    Vou tentar mais suas receitas, porque são realmente confiáveis!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nereida!

    Fico imensamente feliz que tenha gostado do bolo. Eu amo as minhas avós e saber que você fez esse bolo no aniversário da sua vovó me deixa ainda mais feliz. A cobertura com stevia deve ter ficado uma delícia!
    Toda receita que eu posto aqui foi testada por mim, pode fazer tranquila.

    ResponderExcluir