quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pastéis Perfeitos

Pastéis de Massa Folhada com Recheio de Milho e Tofupiry




Desde que me tornei vegana, tentei várias receitas de massa de pastel, mas não gostei de nenhuma, ou ficavam muito secas ou o óleo era tanto que eu desanimava antes de começar. Eu sempre gostei de massa folhada, mas elas eram sempre muito gordurosas. Como eu sou muito chata eu tive que adaptar receitas até chegar na receita perfeita. Foi super aprovada por mim e pelo meu marido.

Ingredientes:

5 colheres de sopa cheias de tofupiry
1 lata de milho
ervas
4 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara e 1/2 de água
1/5 de xícara de óleo ou azeite (se preferir, coloque metade de cada)
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
Quanto baste de amido de milho
Shoyo com algumas gotinhas de água para pincelar

Modo de Preparo:


Ferva a água misturada com o óleo ou azeite. Em uma vasilha misture a farinha, o sal e o fermento.

Retire a mistura de água e óleo/azeite do fogo e jogue na vasilha, escaldando a farinha, o sal e o fermento. Mexa a massa com uma colher. Espere esfriar um pouco e misture com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea.

Deixe a massa na vasilha, cubra com um pano de prato e coloque na geladeira por aproximadamente 10/15 minutos ou até esfriar.

Retire a massa da geladeira, enfarinhe uma superfície lisa, usando o amido de milho. Abra a massa com um rolo, deixando sua espessura fina.Cubra a massa com mais amido de milho.

Faça um rolinho com a massa(como se enrola rocambole),
Parta o rolinho ao meio, ficando com dois rolinhos menores.

Abra a massa com um rolo, no sentido do comprimento, depois aumente a largura.

Em outra vasilha, misture o tofupiry, o milho e as ervas. (recheio)

Coloque o recheio na massa, molhe as bordas da massa, dobre a massa sobre o recheio e corte com um cortador redondo ou a boca de uma xícara ou copo. Feche as bordinhas com o auxílio de um garfo.

Unte uma assadeira, distribua os pastéis sobre ela e pincele-os com a mistura de shoyo e água.
Leve ao forno até dourarem levemente o fundo.



8 comentários:

  1. Oi Vivi,
    Ficou com uma cara ótima!! Também sou meio fresca com essas massas de salgados pesadas de óleo, desanima mesmo. Essa massa parece ser super sequinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana!

    Obrigada!
    Pode fazer sem medo, a massa fica super fofinha e sem aquela camada horripilante de óleo.
    Esse é o melhor pastel que já comi na vida, porque é feito sob medida para mim. Com baixo teor de gordura e super saboroso. Vale a pena experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Bem, você disse que não gosta de frituras, não é? Mas, se você se interessar, aqui vai a receita original de pastel caseiro: 1 kg de farinha de trigo, salmoura, 1 ou 2 c. de sopa de aguardente. Misture todos os ingredientes e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 h. Abra a massa com o rolo em uma superfície polvilhada de farinha, recheie e corte os pastéis. Frite em óleo quente e sirva. Hummm, adoro fritura!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcia!

    Eu não como frituras, mas meu marido ama. Muito obrigada pela receita, um dia que eu animar faço para ele. Eu costumo assar as massas prontas, ficam sequinhas e tão crocantes quanto o pastel frito. Vou experimentar assar a sua massa também para ver se dá certo. :)

    ResponderExcluir
  5. A massa utilizada para pastéis de forno é a de pão - a mesma da fogaça, conhece? Caso você não saiba fazê-la, aqui vai a receita - de cabeça: 1 kg de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar, sal e 50 g de fermento biológico. Em uma vasilha coloque o açúcar, água e o fermento, deixe descansar até que comece a levedar. Adicione a farinha, sal e mais água até que dê para amassar. Deixe descansar até que dobre de volume. Abra a massa, corte e recheie os pastéis. Asse em temperatura de 180° até dourar. Bom apetite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!

      Amo fogaça. Muitíssimo obrigada pela receita. Bom saber que também dá para fazer pastéis com ela. Infelizmente estou super sem tempo para ficar me divertindo na cozinha e o bebê está pesando muito a minha barriga, fica ruim passar muito tempo em pé, cozinhando. Mas assim que der vou testar essa delícia e te conto como foi. :)

      Excluir
  6. Olá! Acabei de fazer a receita e tive que deixar um comentário! Essa massa é magnífica! Parabéns! Fiz com recheio de soja apenas, mas não achei que combinou muito..você sugere alguma combinação além dessa de milho e tofupiry?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Fico feliz que tenha gostado da massa. Também pode ser usada para fazer tortas. Algumas sugestões de recheio: palmito com azeitonas, mandiokejo com orégano e pedacinhos de tomate, tomate seco com tofu, cogumelos, legumes, carne de jaca...

      Excluir