segunda-feira, 11 de março de 2013

União Européia Veta Cosméticos Testados em Animais

União Européia Declara Fim da Comercialização de Cosméticos Testados em Animais



Hoje é sem dúvida um dos dias mais felizes e esperados da minha vida. Hoje é um marco histórico, uma grande vitória para os animais. A Europa é a maior consumidora de cosméticos do mundo, proibir a comercialização de cosméticos testados em animais obrigará empresas que testam em animais a adotarem outros métodos. Esse é um passo, de muitos que ainda precisam ser dados. Porém beneficiará veganos de outras partes do mundo também. Para vender cosméticos na Europa, a empresa não poderá testar seus produtos em animais em nenhum lugar do mundo. Se uma multinacional deixa de testar em animais para comercializá-los no mercado europeu, seus produtos vendidos no Brasil, por exemplo, também serão livres de crueldade. Eu ainda prefiro comprar de empresas que não foram obrigadas por lei a pararem com os testes, prefiro as que não testam por motivos éticos e não econômicos. Mas obrigadas ou não, o que realmente importa é o bem estar dos animais.
 O comissário europeu responsável pela Política da Saúde e dos Consumidores, Tonio Borg, declarou: "A entrada em vigor hoje da proibição total de comercialização constitui um sinal importante do valor que a Europa atribui ao bem-estar dos animais. A Comissão está empenhada em continuar a apoiar o desenvolvimento de métodos alternativos e a dialogar com os países terceiros para que sigam a nossa abordagem europeia. Trata-se de uma grande oportunidade para a Europa de dar um exemplo de inovação responsável no domínio dos cosméticos, sem que tal afete a segurança dos consumidores." Segundo informação divulgada pela Comissão Europeia, foram «avaliados cuidadosamente os impactos da proibição de comercialização e considera que existem razões imperiosas para a sua implementação, o que está em consonância com as convicções de muitos cidadãos europeus, isto é, que o desenvolvimento de cosméticos não justifica os ensaios em animais». As tentativas para encontrar métodos alternativos prosseguirão, uma vez que a substituição integral dos ensaios em animais por métodos alternativos ainda não é possível, refere a CE. A comunicação hoje publicada constitui o contributo da Comissão para a investigação de métodos alternativos e o reconhecimento de que esses esforços devem prosseguir. A Comissão disponibilizou cerca de 238 milhões de euros entre 2007 e 2011 para esse tipo de investigação. A indústria dos cosméticos também contribuiu, por exemplo, através do cofinanciamento da iniciativa SEURAT, uma iniciativa no domínio da investigação, com 25 milhões de euros. Para mais informações acesse: http://ec.europa.eu/consumers/sectors/cosmetics/animal-testing/index_en.htm 

6 comentários:

  1. Grande vitória para os animais de experimentação! Apesar de eu achar que não existam empresas boazinhas, tem de haver pressão da sociedade em cima do governo mesmo, principalmente na China, onde as regulamentações a favor do bem estar dos animais são pífias. Quero ver quais marcas irão deixar de vender na China agora.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, estou muito feliz. Não é o ideal, mas já é um grande passo. Eu também estou louca para saber quais marcas vão deixar de vender na China. Até andei procurando, mas não encontrei nada a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Uma maravilha mesmo, longe do ideal (por conta da China e a repercussão que isso ainda virá a ter), mas uma ótima notícia mesmo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um passo, de muitos que ainda devem ser dados. Mas pelo menos saímos da estaca zero.

      Excluir
  4. Nossa, eu to procurando feito doida mais notícias sobre como isso vai funcionar na prática. Empresas como Loreal e Estee Lauder, que são donas de tudo quanto é marca, elas vão realmente se encaixar? Outra coisa, é verdade que a empresa não poderá mesmo testar em nenhum outro país? porque as especulações eram que elas continuariam a vender produtos testados em outros países.
    Own!! vitória de qualquer maneira! to muito feliz.

    ResponderExcluir
  5. Oi Deise!

    Eu também fiquei procurando mais informações, mas não achei. Pelo que eu entendi, empresas como a Loreal e a Estee Lauder só poderão comercializar seus produtos na União Européia se deixarem de testá-los em animais. É verdade sim que elas não poderão testar em outros países, se isso ocorrer, não poderão vender seus produtos na União Européia.
    Com certeza é uma vitória, também fiquei muito feliz.

    ResponderExcluir