domingo, 18 de agosto de 2013

Nutrição vegana

Alimentação na gravidez, amamentação e para bebês a partir de 6 meses



É comum ler o depoimento de mulheres que se sentiram inseguras e abandonaram o veganismo quando descobriram que estavam grávidas. Eu nunca cogitei a possibilidade de deixar de ser vegana, só tive benefícios mudando os meus hábitos. Minha gestação está progredindo muito bem, meus exames estão ótimos,o bebê está se desenvolvendo dentro do esperado,ganhei pouco peso, tive pouquíssimos episódios de enjoo e nenhuma azia.
No começo eu ouvi vários comentários desestimulantes, aquele papo preconceituoso de pessoas que não sabem nada sobre nutrição e veganismo, mas dessa vez direcionado ao bebê. Eu estou muito segura da minha escolha e esses comentários entram por um ouvido e saem pelo outro. Mas eu sei que algumas mamães podem se sentir balançadas, inseguras, principalmente se esses comentários vierem de um médico.
O que eu posso dizer a elas é: pesquisem, se informem, tomem ácido fólico, vitaminas específicas para grávidas e tenham uma alimentação bem variada e colorida. Se acharem necessário procurem um nutrólogo ou nutricionista especializado em dietas vegetarianas.
Recentemente descobri dois vídeos que abordam a alimentação vegana durante a gestação, a amamentação e a introdução dos bebês nesse tipo de alimentação. Aconselho que vejam na ordem em que estão, já que um é continuação do outro. Os vídeos tem legendas em várias línguas, inclusive o português.
Espero que sejam úteis para as mamães, os papais, os tentantes e os curiosos.






2 comentários:

  1. Gostei das dicas e dos vídeos! beijos e boa semana!


    Confiram a dica de saúde de hoje!
    http://www.vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2013/08/dica-de-saude-fibras-do-tipo-soluveis.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele!

      Que bom que gostou. Espero que sejam úteis.
      Beijos e boa semana!

      Excluir