terça-feira, 8 de outubro de 2013

Biscoitinhos

Biscoitinhos de Limão



Eu amo fazer biscoitos e cortá-los com cortadores bonitinhos. Estava com vontade de comer biscoitinhos de limão, mas desses com limão mesmo, sem aromas e sabores artificiais. Então eu fui pra cozinha e inventei esses aqui.

Ingredientes:

2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
1 colher de sopa de creme vegetal
raspas de 1 limão
suco de 1 limão médio
1 colher de sobremesa cheia de fermento
1/2 xícara de água
7 colheres de sopa rasas de farinha
5 colheres de sopa cheias de açúcar
1 colher de sopa rasa de açúcar
Farinha de trigo para enfarinhar
óleo para untar

Modo de Preparo:

Em uma vasilha misture todos os ingredientes, exceto o óleo para untar e a farinha para enfarinhar. Misture com as mãos, até que desgrude dos dedos. A massa deverá ficar homogênea e fácil de modelar. Enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa com um rolo de macarrão. Não deixe a massa muito fina, para que os biscoitinhos não fiquem duros. Corte a massa com cortadores de biscoito. Unte um tabuleiro, distribua os biscoitinhos e leve ao forno até que fiquem douradinhos por baixo. Não deixe dourar demais.

O rendimento vai depender do tamanho do cortador de biscoito. Com os meus cortadores fiz 85 biscoitinhos pequenos. Após assarem, deixe esfriar e guarde-os em um recipiente bem vedado.


6 comentários:

  1. Que delícia, Vivi!
    Qual creme vegetal vc usa? Eu não como, mas meu namorado gosta de farinha de mandioca torrada "na manteiga", mas ele usa a Becel. Vc sabe me dizer uma substituta?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Eu também não como creme vegetal. Muito raramente eu utilizo em algumas receitas. Infelizmente não tem nenhuma marca de creme vegetal que tenha um posicionamento ético com relação aos animais. Aqui em casa nós compramos a Soya Cremosy, a Bunge pelo menos não testa em animais.
      Por nada. :)

      Excluir
  2. Oi, voce acha creme vegetal em mercado comum, ou so naquelas lojas especializadas em produtos vegetarianos/veganos? Ja procurei algumas vezes aqui em Ctba e nao encontrei...
    bjs!
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!

      Creme vegetal nada mais é do que margarina sem ingredientes de origem animal. Compro em mercado comum mesmo. A Soya Cremosy e a Soya Lanche são veganas. Essa marca costuma ser fácil de encontrar.
      Beijos ^ ^

      Excluir
  3. Infelizmente nessa proporção não dá certo, é muita farinha para pouco líquido, Tive que usar um segundo limão para conseguir abrir e mesmo assim só tem gosto de farinha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia!

    Certamente seu limão estava com pouco suco e insosso. Já aconteceu comigo algumas vezes. O limão está lindo por fora, mas por dentro é meio seco e o gosto é tão fraquinho que daria para comê-lo puro sem fazer careta.
    Fiz essa receita duas vezes e deu super certo. Uma amiga fez para o marido que também aprovou. Experimente usar mais raspas de limão e colocar mais suco de limão até a massa ficar fácil de modelar, assim o gostinho de limão ficará mais acentuado.

    ResponderExcluir