segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como fazer Lenços Umedecidos

Lenços Umedecidos Caseiros



Quem é mãe e lê rótulos sabe que os lenços umedecidos que encontramos à venda contém um monte de substâncias químicas e que a maioria tem insumos de origem animal como glicerina e lanolina.
Nos primeiros dias de vida do Felipe, eu usava algodão, água morna e sabonete para bebês nas trocas de fralda. Eu estava usando uma quantidade absurda de algodão todos os dias e estava relutante em usar lenços umedecidos. Foi então que meu marido procurou na internet como fazer lenços umedecidos caseiros e eu simplesmente adorei a ideia.
Peguei algumas receitas e fiz algumas alterações, criando o meu lenço umedecido ideal, que compartilharei com vocês. É super rápido, barato e fácil de fazer.
Quem não tem bebê em casa, pode usar os lencinhos para tirar a maquiagem.

Você vai precisar de:

- 1 rolo de papel toalha
- 1 colher de sopa de shampoo para bebês
- 1 colher de sopa de óleo vegetal puro (azeite, óleo de amêndoas, óleo de damasco...)
- 1 colher de sopa de óleo de coco ( você pode usar 2 colheres de sopa de óleo de coco se não quiser colocar outro óleo vegetal)
- 1 copo americano de água
- 1 faca de serra bem afiada
- 1 recipiente com tampa
- 1 vasilha
- 1 colher

Como fazer:

Pegue a faca e corte o rolo de papel toalha no meio. Ficarão 2 rolos do tamanho de rolos de papel higiênico. Essa receita é para meio rolo de papel toalha, se quiser fazer com os 2, dobre as quantidades.
Coloque meio rolo no recipiente com tampa. Na vasilha despeje os óleos vegetais, o shampoo para bebês e a água. Misture bem com uma colher.
Retire o rolo de papelão que vem no interior da toalha de papel. Despeje essa mistura uniformemente por cima do rolo que você colocou no recipiente. Puxe o papel do centro do rolo e use como desejar. Após o uso, tampe o recipiente para que o lencinho não seque.
Se quiser o lenço umedecido um pouco mais sequinho é só deixar o recipiente aberto por alguns minutos.

Observações: 

O óleo de coco é bactericida, se não tiver óleo de coco, pode usar vinagre. Porém o óleo de coco, além de bactericida, hidrata a pele do bebê e tem um cheirinho mil vezes melhor. Usando o óleo de coco, os lencinhos ficarão com um cheiro suave de coco.

Não utilize óleos vegetais desses vendidos em farmácia, eles não são puros, contém óleo mineral.

Mesmo molhado, o papel toalha não fica despedaçando.

8 comentários:

  1. Oi Vivi!
    Nossa, eu imaginava que o papel ia ficar soltando/despedaçando, que legal!
    Ótima ideia mesmo, eu sempre detestei esses lencinhos industrializados, tem o cheiro muito forte e me dão uma alergia horrível,sem contar os ingredientes animais :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!

      Eu fiz meio desconfiada, achando que ia ter que jogar no lixo. Mas eu precisava tentar. Na primeira tentativa já diz minha adaptação e deu super certo. Tenho feito a cada 3 dias para usar nas trocas de fralda, tem sido ótimo e prático para mim.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Fabiana!

      Os meus eu comprei no iherb.com, mas também tem lojas nacionais como a mundo dos óleos, por exemplo.

      Excluir
  3. Oi Aurazy!

    Nunca tentei com papel higiênico. Acredito que não dá muito certo. A textura e a espessura é diferente do papel toalha.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia. Quais materiais poderiam ser utilizados, caso se queira usar para limpar o chao. A base poderia ser algo do tipo perfex. E os emolientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Conceição!

      Que bom que gostou. Não sou especialista em criar materiais de limpeza. Apenas adaptei uma receita de lenço umedecido caseiro para torná-lo mais saudável para o meu bebê. Fico te devendo essa.

      Excluir