quinta-feira, 24 de abril de 2014

Substâncias de Origem Animal

10 Guias com Substâncias de Origem Animal



A maioria dos veganos se "especializa" na culinária, eu preferi me aprofundar nos insumos de origem animal, em decifrar rótulos e descobrir produtos veganos. Para mim sempre foi mais importante descobrir o que eu estava comendo e usando, do que o modo de preparar os alimentos. Nesse post compartilharei com vocês os meus guias para encontrar insumos de origem animal. Há uma infinidade de substâncias e nem todas eu encontrei nesses guias, precisei realizar outras buscas. Mas esses guias me ajudam muito até hoje, espero que possam ser úteis para vocês também.
 A maioria das listas é de sites estrangeiros e estão em inglês, mas isso não é problema, já que geralmente as substâncias aparecem assim nos rótulos.

1 - Lista Peta

A ONG Peta não é das mais confiáveis, mas tem uma boa lista sobre o tema. É uma das listas mais consultadas pelos veganos para checar os ingredientes. Clique aqui para visualizar.

2 - Lista Pea

Essa é uma das poucas listas que existem em sites/blogs brasileiros. Não é nem de longe a mais completa, mas é útil em algumas consultas. Veja aqui.

3 - Lista do blog Empresas Testes

Essa lista é de um blog brasileiro. É bem mais extensa que a lista da Pea. Consulte-a aqui.

4 - Lista Vegan Peace

Esse site lista várias substâncias e informa se são veganas ou provenientes de animais. Acesse aqui.

5 - Lista Vegan Baking

O site Vegan Baking também possui uma vasta lista. Veja aqui.

6 - Lista Vegan Wolf

O site Vegan Wolf também tem uma lista ótima e enorme. Visualize aqui.

7 - Lista Choose Cruelty Free

A lista desse site é pequena, mas eles listam aditivos alimentares que podem ser de origem animal e geralmente não aparecem nas listas. Clique aqui.

8 - Lista Vegetarian Guide

Essa lista foi a primeira que encontrei, tenho um carinho especial por ela. Ela está organizada de uma forma diferente das demais. É uma tabela com ingredientes separados por tipo: Ingredientes de origem animal e ingredientes que podem ou não ser de origem animal. Veja aqui.

9 - Lista The Vegetarian Resource Group

Assim como o site Vegan Peace, lista várias substâncias e informa suas origens, se o ingrediente é vegan, vegetariano ou não-vegetariano. Além disso também contém informações como breves definições dos ingredientes e onde são usados geralmente. Acesse aqui.

10 - Aplicativo Animal- Free


                     (clique na imagem para ampliar)

Esse é o único guia que nunca usei, mas achei importante compartilhá-lo. Esse aplicativo está disponível gratuitamente para Iphone. É ótimo para consultas fora de casa, quando estamos em um supermercado, por exemplo. Nesse aplicativo tem duas listas: uma de ingredientes de origem animal e outra de substâncias veganas. Quem tem um iphone 4 pode cadastrar o código de barras do produto e o aplicativo informa se tem substâncias provenientes de animais. Os ingredientes marcados com asteriscos possuem mais de uma fonte (origem animal ou vegetal/sintética/mineral). Para baixar clique aqui.

2 comentários:

  1. Que maravilha! Nunca se sabe em que marca confiar direito e todas essas listas vão ajudar muito, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bastian!

      Realmente é difícil confiar nas marcas. Fico feliz que as listas sejam úteis para você. :)

      Excluir