segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bolo Invertido

Bolo Invertido de Abacaxi



Bolo lindo e delicioso pra servir para pessoas queridas no lanche da tarde.




Ingredientes:

1 abacaxi médio descascado
Água
6 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa cheias de fermento
1/4 de xícara de óleo
Essência de baunilha
Açúcar para forrar a forma

Modo de Preparo:

Corte o abacaxi ao meio e pique uma das metades em rodelas e reserve. Faça um suco com a outra metade (você vai precisar de 2 xícaras de suco de abacaxi, se faltar pode completar com água).
Em uma vasilha despeje a farinha de trigo, 3 xícaras de açúcar, o óleo, a essência de baunilha e misture. Acrescente o suco e mexa bem, em seguida coloque o fermento e misture até ficar homogêneo.
Pegue uma forma grande e cubra o fundo com uma fina camada de açúcar. Coloque as rodelas de abacaxi em cima do açúcar e despeje a massa por cima. Leve ao forno até que esteja assado. Retire do forno, aguarde 10/15 minutos e desenforme.

Obs 1: Não espere o bolo esfriar completamente para desenformar, se a calda de açúcar endurecer você o bolo ficará grudado na forma. Se o bolo esfriar muito, esquente a forma um pouco na chama do fogão para que a calda derreta e o bolo se desprenda da forma.

Obs 2: Esse bolo fica bem grande.


8 comentários:

  1. Ai Vivi, eu vi essa foto lá no grupo Ogros Veganos e quase babei, ficou lindo *-*
    A receita é bem fácil! Engraçado, achei que a falta do ovo seria um empecilho, e teria que sempre colocar linhaça pra substituir, mas já é a quinta receita de bolo que eu vejo que não precisa de linhaça e nem leite, só água e o restante dos ingredientes!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Thallita!

    Obrigada!
    É super fácil mesmo. Acho legal fazer esse tipo de bolo quando vou receber uma visita e quero um bolo bonito sem ter muito trabalho.
    Eu falo que até hoje não descobri pra que serve o ovo em uma receita. Fica igualmente bom. O leite pode facilmente ser substituído por leite vegetal, suco ou mesmo água.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Vivi! Fiz o bolo pela sua receita e ficou demais :9 O meu só saiu feio porque não tinha uma forma sem furo e também eu demorei a desenformar, aí o açúcar secou um pouco e o bolo quebrou. ashduihdiusa Mas tava delícia demais. Postei ele no instagram: http://instagram.com/p/ssnLIvwB26/?modal=true

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa!

      Que bom que gostou. Eu amo esse bolo é muito versátil. Dá pra fazer com banana, maçã, pera... A primeira vez que eu fiz eu esperei esfriar para desenformar, grudou e despedaçou também. Agora quando esfria demais eu dou uma aquecida na chama do fogão e ele sai fácil da forma. :)
      Obrigada pelo feedback.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Vivi,eu acabei de fazer,mas nãos sei o que aconteceu,pois a massa ficou embatumada...sempre acontece isso com os bolos que faço...a casca já estava bem corada,mas achei que poderia ter assado um pouco mais.Será que foi isso???Obrigada!!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!

      Tem algumas coisas que fazem o bolo embatumar. Fermento vencido, abrir o forno antes da hora e forno quente demais... Talvez seja por isso que seus bolos sempre embatumam. Espero que os próximos fiquem super fofinhos. Beijos!

      Excluir
  5. Olá a essência de baunilha faz muita diferença? é que não curto muito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Pode fazer sem a essência tranquilamente. Vai dar certinho.

      Excluir