quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Não é Vegan!

Dizem Que É Vegan, Mas Não É (Parte 1)




Certamente, vocês já ouviram ou leram em algum lugar que esses produtos são veganos. Talvez muitos de vocês ainda os comprem pensando que realmente são produtos veganos. Preparei para vocês uma seleção de 10 produtos que todo mundo diz que são veganos, mas não são.

1 - Chantilly Ambiante Puratos



Durante um bom tempo eu mesma acreditei que esse fosse um produto vegano, a própria Puratos havia respondido meu email dizendo que o chantilly não continha nada de origem animal, mas posteriormente desmentiram a informação, alegando que não conseguem rastrear a origem dos ingredientes.

Alternativa vegana: Não existem alternativas nacionais, mas você pode aprender a fazer um chantilly caseiro assistindo esse vídeo.

2- Biscoito/Bolacha Oreo



É comum ver dezenas de veganos propagando a informação de que Oreo é um produto vegano. Embora não haja em sua composição ingredientes de origem animal, o Oreo é fabricado e comercializado pela Mondelez, antiga Kraft Foods, que testa em animais. Sendo assim, o Oreo não é um produto vegano, é vegetariano estrito.

Alternativa vegana: Negrito, da marca Festiva ou Golden Black da marca Panco (o mais parecido com o Oreo).

3 - Creme Vegetal Becel Original




A Becel é fabricada e comercializada pela Unilever, empresa que testa em animais. Portanto não pode ser considerada vegana e sim vegetariana estrita, como o Oreo. Algumas pessoas afirmam que a Becel não é vegana nem na composição, mas como me recuso a consumir qualquer produto da Unilever, nunca tive a curiosidade de checar essa informação.

Alternativa vegana: Primê

4 - Lâmina de Barbear Bozzano



A marca Bozzano pertence à Hypermarcas. Além de testar seus medicamentos em animais, a Hypermarcas, junto com outros grupos farmacêuticos, é a responsável pela Rede de Ensaios Pré-Clínicos, que está recebendo verba do governo federal e de Santa Catarina e almeja se tornar referência mundial em testes em animais e alavancar o mercado farmacêutico brasileiro. Veja mais sobre isso aqui.

Alternativa vegana: As lâminas de barbear das marcas próprias dos supermercados Dia, Coop, Carrefour e Extra, fabricadas pela American Safety Razor Company.

5 - Chiclete Trident






Já faz um tempo que circula na internet que os sabores de Trident tradicionais são veganos. Essa informação é falsa. De acordo com a própria empresa, eles mudam com frequência os ingredientes e não podem garantir a origem deles. Além disso, assim como o Oreo, o Trident pertence à multinacional Mondelez, que testa em animais.

Alternativa vegana: Até o momento não descobri nenhum chiclete vegano.

6 - Chocolate em Pó dois Frades Nestlé




A composição do chocolate em pó dois Frades é livre de substâncias de origem animal, porém o produto pertence à Nestlè, que testa em animais. Sendo assim, o produto é vegetariano estrito e não pode ser considerado vegano.

Alternativa vegana: Da Barra, Harold Melken, Mavalério, Amma


7 - Batom Natura Una




É muito comum encontrar veganos divulgando que os produtos da Natura são veganos. Essa informação não procede. A Natura admitiu compra substâncias de um fornecedor que testa em animais. Além disso subestima nossa inteligência dizendo que usa estearatos e lanolina de origem animal, mas que nenhum animal morre para que sejam extraídos. Alguns produtos da marca são vegetariano estritos, mas nenhum produto é vegano. No caso do batom, há em sua composição a substância Caprylic/Capric/ Triglyceride que pode ser de origem animal.

Alternativa vegana: Todos os batons da Elf e alguns da Wet n Wild. Você pode encontrá-los aqui.

8 - Cera depilatória Roll On Depi Roll 




Embora não contenha ingredientes de origem animal em sua composição, a Depi Roll pertence ao Grupo Church & Dwight, que testa em animais. A Cera Depi Roll é adequada para vegetarianos, não é vegana.

Alternativa vegana: Cera Hidrossolúvel de Camomila e Cera Hidrossolúvel de Maracujá, da marca Depil Bella.

9 - Fórmula Infantil Aptamil Soja




Há algum tempo eu havia publicado aqui a informação que essa fórmula infantil era vegana. Essa informação não está correta e o post foi apagado do blog. O Neocate, da mesma empresa, também não pode ser considerado vegano. A Carol do blog Mãe aos 24 me informou que a Danone testou uma bebida em camundongos. A Danone mente no Sac afirmando não testar em animais. Para saber sobre os testes da Danone em animais clique aqui.

Alternativa vegana: Até o momento desconheço a existência de fórmulas infantis nacionais veganas. Por esse e outros motivos amamentar é tão importante. Caso você tenha dificuldades em amamentar, procure ajuda em um banco de leite da sua cidade ou no GVA. Caso seu organismo tenha dificuldade em produzir leite, pesquise sobre relactação.

10 - Protetor Solar Flores & Vegetais




A Flores & Vegetais é uma marca Cruelty Free muito citada pelos veganos. Porém segundo a própria empresa nenhum dos seus produtos é livre de insumos de origem animal. Escolhi o protetor solar para abordar aqui apenas por ele ser um dos mais citados.

Alternativa vegana: Sol de Janeiro, Ada Tina, Ekilibre


44 comentários:

  1. Me informaram que a Flores & Vegetais patrocina rodeios no interior de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Eu já vi essa informação circulando pela internet, mas como não era de uma fonte segura, não divulguei aqui.

      Excluir
  2. Chiclete vegano???? Ou mesmo vegetariano? Pra mim chiclete é tudo feito com a raspagem do couro animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Eu também desconheço a existência de um chiclete vegano. Mas como estão sempre desenvolvendo produtos novos talvez já exista ou seja criado em breve.

      Excluir
  3. Boa noite!!! O pessoal do chiclete HappyDent White me respondeu por e-mail que o chiclete deles não possui ingredientes de origem animal. Mas, não dá pra ter certeza absoluta, né?!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que bacana. Vou tentar checar essa informação. Obrigada. :)

      Abraço!

      Excluir
  4. Que útil Vivi ♥
    Eu comprava Óreo, mas depois que fiquei sabendo de que é parte de outra empresa que faz testes eu parei. Mas não julgo quem compra, talvez a pessoa não tenha muitas opções de biscoitos que goste.
    A lâmina de barbear está super difícil de eu achar! Vou no mercado Extra, pra ver se encontro essa que já sugeriu aqui no blog!
    A Natura, eu acho muito complicada. Eu já vi um email onde ela dizia que não sabia se os fornecedores faziam testes, mas não que sabia que eles faziam. Muito chato mesmo essa enrolação dos Sacs esse mês mesmo encomendei produtos da marca.
    A princípio eu não boicoto a Natura, pois alguns produtos veganos dela eu gosto muito. O batom por exemplo, e o rímel! Falando em batom, início do ano que vem tenho que encomendar aqueles da Elf que queria na tua loja, e experimentar o rímel!
    Eu mandei um email mês passado pra Depil Bella, ela disse que não testava. Você sabe se só tem essas duas opções de cera? Eu pensei que tivesse outras opções como a cera depilatória Roll On de frutas vermelhas, de Camomila com Calêndula, Óleo de Argan e uma de Cacau.
    Tô perguntando, porque vi em uma loja de cosméticos vendendo. Aí quando cheguei em casa, fui procurar sobre os produtos e achei esse site que vendia, e que diz a composição de cada uma: http://www.depilbella.com.br/produtos/profissionais/depilatorios/cera-depilatoria-roll-on-frutas-vermelhas

    Vou até mandar outro email pra lá, pra ver se recebo algum retorno!
    Um beijo Vivi e outro pro gostoso do Felipe!
    Sim, sou vegana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thallita!

      Que bom que gostou. :)
      Eu não julgo ninguém, se a pessoa comer até carne, a opção é dela, a escolha é dela, é ela que vai arcar com as consequências dos seus atos. Só acho errado divulgarem esses produtos como sendo veganos, porque não são e tem gente que boicotaria se tivesse acesso a essas informações.
      Quanto à lâmina de barbear, no extra e no carrefour sempre tem. :)
      A Natura já confirmou pra mim e pra um outra mennina que compra de um fornecedor que testa em animais. Aí pra não ficar feio pra eles, disseram que o fornecedor testa pra outras empresas. Não importa quem manda testar, o fato é que testam e vendem essa matéria prima testada pra Natura. A Natura sabe disso e não muda de fornecedor porque não quer. É conivente e apoia os testes, senão não compraria. É muito fácil ficar posando de cruelty free e terceirizar os testes. Tem tantos produtos bons por aí, acho que vale a pena desapegar da Natura.
      No site da depil bela, aparece a informação de que as duas ceras que eu citei não possuem ingredientes de origem animal, as demais não tem essa informação.
      Obrigada. Já dei seu beijinho no Felipe.
      Beijos :)

      Excluir
  5. Se seguir a sua linha de raciocínio eu nunca poderia ir num restaurante que serve carne, pois todo o resto que ele serve não é vegano (porque o restaurante serve carne).
    Eu também nunca deveria comprar num mercado que vende carne, pois embora algum produto não contenha derivados de animais, estaria comprando em um lugar que "promove" o consumo de carnes.
    Não curti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!

      Essa nunca foi minha linha de raciocínio, você interpretou tudo errado e não sei de onde tirou tudo isso, já que não escrevi nada que remetesse nem de longe ao que você escreveu.
      No Brasil quase não existem empresas veganas, então é inviável sabotá-las. Mas existem inúmeras empresas cruelty free, com opções veganas, é perfeitamente viável sabotar empresas que testam em animais, já que temos muitas alternativas.
      Não me posicionei contra empresas que vendem produtos não veganos, tão pouco disse para as pessoas deixarem de consumi-los. Aliás, não disse para deixarem de consumir nada. Apenas disse que os produtos não são veganos porque de fato não são mesmo.
      Um dos princípios básicos do veganismo é sabotar os testes em animais. Se você compra de uma empresa que testa você está sendo conivente e dando dinheiro para a empresa continuar torturando e matando animais.
      Não posto no blog para ganhar curtidas, posto para informar, para compartilhar. Se você usa esses produtos e se doeu, não posso fazer nada por você.

      Excluir
  6. A Flores & Vegetais afirma que alguns dos seus produtos contém origem de animal, o protetor solar é um deles que não tem derivação. Não são todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!

      Eu entrei em contato diretamente com o químico responsável da Flores & Vegetais e ele afirmou que nenhum dos produtos é livre de insumos de origem animal.

      Excluir
    2. Tá de brincadeira Vivi??? Nenhum, zero? TODOS os produtos deles têm algo de origem animal?
      Vc teria essa resposta deles... como ativista e vegana é mais que minha obrigação divulgar essa informação que estou tendo agora, pq conheço muuuuuuitos veganos que usam alguns dos produtos que acreditam ser livre de produto animal, inclusive eu :'( Boicote já :'(
      Se puder copiar e colar a resposta deles que contêm essa informação, ou me mandar por e-mail, fico extremamente agradecida ;)

      Excluir
    3. Oi Dafne!

      Infelizmente é verdade. Todos os produtos contém alguma substância de origem animal.
      Eu conversei por telefone, com o químico responsável, infelizmente não tenho um email pra te enviar com essa informação. Realmente muitos veganos usam os produtos, por isso achei pertinente divulgar nessa postagem.

      Excluir
  7. Oi Vivi!

    Adoro o seu blog!! Ele me orienta bastante.
    Esses dias eu tive dúvida em relação a elf... Sei que os produtos são veganos, mas se eles são produzidos na China (sei que não são vendidos lá e por isso não fazem testes) os fornecedores deles devem ser de lá também. Ai fiquei em duvida se os fornecedores da elf fazem algum teste em animais. Vc sabe alguma coisa sobre isso ou eu to viajando? hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura!

      Fico feliz que goste do blog. :)
      A Elf possui o selo cruelty free, que atesta que os produtos e seus ingredientes não são testados em animais. :)
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Vivi!

    Esse protetor solar não tem nada que possa ser de origem animal na composição! Eu li o rótulo e até comprei. Se quiser depois te mostro os ingredientes. Acho que a pessoa que te atendeu no sac não soube te passar informações precisas. Complicado, né?
    Olha a resposta que eu tive:


    Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato.
    Referente ao questionamento abaixo informamos de um modo geral, quanto aos nossos produtos que:
    1) A Flores & Vegetais NÃO testa os seus produtos em animais. Nossos testes são realizados in vitro ou in vivo (em seres humanos).
    2) Alguns de nossos produtos utilizam certas matérias-primas de origem animal, como por exemplo o Colágeno e Elastina e Queratina.
    Para todas as matérias-primas de origem animal utilizadas, estamos estudando e buscando alternativas no mercado para a futura substituição das mesmas. Isto pois a Flores & Vegetais não só se preocupa com a satisfação e bem-estar dos nossos consumidores, como também com o compromisso ambiental e sustentável.
    Porém, é importante citar que a maior parte de nossas matérias-primas são de origem vegetal. Veja abaixo alguns exemplos:
    - Cocoamido propil betaína (Betaína)
    - Glicerina Vegetal
    - Dietanolamina de ácido graxo (Amida)
    - Lauryl Glucoside (derivado do milho)
    - Microesferas de Apricot (semente de damasco)
    - Argila branca
    - Óleo Mineral
    - Extratos vegetais: Copaíba, Rosas Brancas, Amêndoas, Aveia, Lavanda, Camomila, Melancia, Vanilla, Morango, Pera, Pêssego, Argan, Centáurea, Nogueira, Soja, Urtiga, Lúpulo, Jaborandi, Arnica, Alecrim, Erva-doce, Pepino, Abacate, Trigo, Aloe Vera,Prímula, Oliva, Hamamelis, Romã, Melscreen Black.
    Entre outros.
    3) Produtos que levam ingrediente de origem animal:
    - Colágeno e Elastina: - Loção de Hidratação Colágeno e Elastina; - Linha Capilar Colágeno e Romã.
    - Queratina: - Quase todos os produtos da linha capilar, exceto: Linha para pele e Sabonete Líquido, Shampoos Urtiga & Lúpulo, Cabelos Grisalhos e Antiqueda Sete Ervas.
    4) a linha de autobronzeadores não levam produtos de origem animal.
    Esperamos ter ajudado.
    Continuamos a disposição."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      As respostas do SAC variam muito, já vi pela internet várias respostas da Flores e Vegetais. Eu conversei diretamente com o químico responsável e ele disse com todas as letras que nenhum produto da Flores e Vegetais é 100% isento de matéria prima de origem animal. Eu adoraria dar uma olhada nos ingredientes. :)

      Excluir
    2. Oi Vivi!
      Fiz uma resenha e tirei foto dos ingredientes. Eu não consegui identificar nada suspeito, mas posso ter me enganado. Eles também disseram que usam glicerina de origem vegetal, mas nesse de spray não leva glicerina.
      http://belezavegan.blogspot.com.br/2015/02/protetor-solar-corporal-em-spray-flores.html

      Excluir
    3. Oi Eliana!

      Assim que tiver um tempinho eu checo os ingredientes. Mas o químico é quem mais entende sobre a composição dos produtos. Se o químico responsável pela própria Flores e Vegetais disse que nenhum produto é isento de substâncias de origem animal certamente ele sabe o que está dizendo. Ele disse que eles tem interesse em mudar a composição, mas no momento nada é vegano.

      Excluir
    4. Oi Vivi,
      Eu posso estar enganada, mas nem todo químico sabe da origem dos ingredientes da composição de produtos. Por exemplo, meu namorado é químico há anos e ele não faz a menor ideia que o imidazolidinyl urea pode ser de origem animal. Eu acho que ele estava com preguiça e só quis livrar o dele da reta, principalmente porque eu sei que vc se diz alérgica à ingredientes de origem animal. Mas o serviço de SAC deles é realmente questionável e eles precisam melhorar o atendimento.
      Infelizmente é muito difícil encontrar protetores solares veganos acessíveis no Brasil e quando vi que não tinha nada suspeito nesse protetor em spray, achei válido divulgar.
      Espero que reveja os ingredientes no post quando puder! :)

      Excluir
    5. Oi Eliana!

      Sim, nem todo químico sabe sobre a origem das composições. Concordo com você. No caso da Flores e Vegetais eu não disse que era alérgica, então ele não disse apenas para se livrar da responsabilidade. Não que eu tenha certeza absoluta de que a resposta dele foi correta, mas acho que dentro da empresa, a pessoa mais gabaritada para me passar esse tipo de informação, sem dúvida era ele. Não dá pra te econtar tudo por aqui. Vou te mandar um email depois te explicando tudo.
      Pode deixar que assim que der dou uma olhada nos ingredientes. ;)

      Excluir
    6. Oi Meninas, vocês conseguiram alguma informação nova sobre o ativador de cachos da flores e vegetais? Li bastante coisa a respeito e realmente não encontrei nenhum componente da linha que seja de origem animal. Pelo SAC eles informam os componentes de origem animal e não identifiquei nenhum no ativador de cachos. Obrigada, bjos

      Excluir
    7. Oi Aline!

      De acordo com o químico responsável, nenhum produto é vegano. Mas se você tiver a lista de ingredientes posso dar uma olhada para você. O Sac da Flores e Vegetais cada hora responde uma coisa.

      Por nada.

      Beijos

      Excluir
    8. Oi Vivi, tenho sim a relação.

      COMPOSIÇÃO ATIVADOR DE CACHOS FLORES E VEGETAIS

      AQUA
      GLYCERIN
      CETEARYL ALCOHOL
      BEHENTRIMONIUM MOTHOSULFATE
      CETEARYL ALCOHOL
      CYCLOMETHICONE
      DIMETHICONE
      POLYQUATERNIUM-7
      PARAFFINUM LIQUIDUM
      PARFUM:
      D-LIMONENE
      BENZYL SALICYLATE
      ALPHA-ISOMETHYL LONONE
      HEXYL CINNAMAL
      HYDROXYISOHEXYL 3-CYCLOHEXENE-CARBOXALDEHYDE
      CETRIMONIUM CHLORIDE
      COCAMIDOPROPYL BETAINE
      DMDM HYDANTOIN
      ALOE BARBADENSIS LEAD EXTRACT
      DISODIUM EDTA
      HYDROLYZED SOY PROTEIN
      PERSES GRATISSIMA FRUIT EXTRACT
      BENZOPHENONE-3
      BHT
      CRITIC ACID

      bjos

      Excluir
    9. Oi Aline!

      Na composição tem vários produtos de origem dupla (podem ser tanto animal, quanto vegetal). Infelizmente não dá pra saber só lendo o rótulo porque a origem deles não está especificada.
      Eu confio mais na resposta que tive do químico responsável do que na resposta do SAC.
      A resposta que eu tive é que nenhum produtos da Flores & Vegetais é vegano. Por essa razão eu não compro, nem recomendo nada deles.

      Beijos

      Excluir
  9. Não falo que sou vegana pelo simples fato de ter a certeza que consumo produtos de exploração animal de forma camuflada e/ou leviana por parte das empresas, mesmo não sendo a minha escolha. Acho que a única forma de não se sentir violado pela sua escolha de vida é parar de consumir industrializados, mas a pergunta é será que hj em dia com toda as nossas correrias diarias isso seria possivel?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alinne!

      Por isso é tão importante pesquisarmos a fundo e boicotarmos produtos testados em animais e com componentes de origem animal. Não dá para ser 100% vegan, mas dá pra se esforçar ao máximo pra chegar perto dos 100%.

      Excluir
  10. Vivi, você colocou que não conhecia nenhum chiclete vegano...Tem um chiclete japones que vem 4 bolinhas em uma caixinha, você ja viu? Acho que eles são veganos... não tenho nenhum comigo para dar 100% de certeza, mas acho que são!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beah!

      Não conheço esse. Se um dia você vê-los de novo tira uma foto dos ingredientes e me mostra por favor?

      Obrigada <3

      Excluir
  11. Oi, tudo bom? então eu fiquei um pouco confusa aqui com sua posição e gostaria que pudesse me esclarecer um pouco... eu concordo que como veganos, não financiamos nunca uma empresa que use produtos ou teste em animais, MAS, se por acaso um dos produtos da marca for vegan, você deixa de consumir pelo fato da mesma marca produzir outros produtos que não sejam vegan? ou seja, contenham ingredientes derivados de animais? por que assim fica muito dificil saber o que podemos ou não comer... pois quando encontramos um produto vegan no supermercado, nunca saberei todos os outros produtos fabricados pela marca pra saber se a marca é 100% cruelty free... entao acabamos enlouquecendo e sem poder comprar nada... por que os produtos que são assomadamente vegans, são muito mais caro... enfim, eu entrei pra esse "universo" a pouco tempo, mas já pesquiso sobre isso a muitos anos e cada dia descubro um novo item que "ideologicamente" não poderia ser consumido. Por exemplo, remédios, quando precisamos temos de tomar independente dos teste em animais, isso não nos torna menos vegans na minha opinião, assim como o consumo de um desses produtos de veeeeeez em quando, assim, eu acho, mas realmente queria ouvir sua opinião!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Tudo bem e com você?

      É muito raro encontrar empresas 100% veganas, ficaria impossível, suprir todas as nossas necessidades com os produtos dessas empresas. Por essa razão eu não boicoto empresas que vendem produtos não veganos, desde que o produto que eu esteja comprando seja de uma empresa que não testa em animais e que não tenha nada de origem animal em sua composição.
      Claro que os medicamentos são exceção. Apenas nesse caso eu acho tolerável usar algo que tenha sido testado em animais ou tenha em sua composição algo de origem animal, afinal, não temos muita escolha. Mas ainda assim, na medida do possível eu tento restringir ao máximo o uso desses medicamentos. Sempre que posso importo remédios veganos ou busco alternativas caseiras (desde que não seja algo grave, obviamente).

      O que eu não acho tolerável é consumir itens supérfluos (ninguém precisa de Oreo pra viver né?) de empresas que testam em animais e ficar usando mil desculpas pra justificar.

      O veganismo não tem uma cartilha engessada, mas cabe a cada um dar seu melhor pelos animais. =)


      Excluir
  12. Adorei as "alternativa vegana" na postagem... Todas essas listas na Internet só mostram o que não é vegano mas nunca mostram suas alternativas vegans... Valeu por ter colocado elas!!!! excelente postagem, uma das melhores que já vi... Só uma dica, sem querer ser chato mas já sendo, coloca também contando como foi que você descobriu que esses produtos não são veganos se possível, tipo, uma "prova concreta" isso da uma credibilidade grande para quem não é vegan e vai ler a postagem. E faça mais listinhas assim mostrando as alternativas veganas!!! ficou muito massa!!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Fico feliz que tenha gostado da postagem. =)
      Em alguns produtos eu até contei como foi que descobri que não era vegan.
      O problema é que pra chegar nessas informações eu pesquiso muito e nem sempre lembro de cabeça onde as encontrei. Vou passar a anotar onde encontro tudo. Obrigada pela dica. =) Pode deixar que farei.

      Excluir
  13. Eu sinceramente , duvido de produtos que alegam ser veganos, exceto a super bom que tem queijos vegetais maravilhosos!
    normalmente eu faço meus pães, minhas guloseimas, meus sorvete e picolés!! fico sábado e domingo fazendo e testando receitas, infelizmente ate as fruitas e verduras podem ter participação na crueldade, pois a maioria dos agrotóxicos que fazem as frutas e verduras crescerem e ficarem bonitas esses produtos testam em animais! o jeito e ir pesquisando mesmo e boicotando as empresas que testam em animais ou adiquirem produtos de terceiros que fazem testes em animais!
    Infelizmente temos essa cultura hipócrita de torturar animais e achar que os outros seres vivos estão na terra pra nos servi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!

      Atualmente já existem vários produtos de empresas veganas ou de empresas não veganas, mas que não testam em animais.
      Aqui eu procuro fazer grande parte do que consumimos, nosso consumo de industrializados é bem reduzido.
      É mesmo impossível ser 100% vegan, a exploração animal não tem limites. Mas podemos dar nosso melhor e tentar chegar o mais próximo possível desses 100%. =)

      Excluir
  14. Oi Vivi estou na fase de aprendizagem no VEGANISMO e o seu blog está me ajudando muito nesse processo,por favor publica os benefícios que este estilo de vida trouxe na sua saúde física e mental,parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!

      Obrigada pela sugestão e pelo carinho. Assim que tiver um tempinho vou escrever. =)

      Excluir
  15. Oi Vivi, tudo bem?
    Então, há alguns meses eu me tornei ovolactovegetariano, e venho me empenhando em diminuir o máximo possível o consumo de ovos, leite e derivados. Eu busco muita informação em sites americanos e todos os vlogs que sigo são de lá. Eu percebi que, a nível internacional, os veganos tendem a boicotar produtos testados em animais, e não empresas, diferente do veganismo no Brasil, que mira nas multinacionais. Partindo do princípio que, se não há demanda para um produto sem nada de origem animal esse produto será descontinuado (e por vezes, substituído por outro com origem animal), não seria mais viável boicotar apenas os produtos testados? Eu respeito totalmente essa visão mais "abrasileirada" do veganismo, mas temo que aparente ser insustentável, se vista por outro ângulo.
    Qual sua opinião sobre esse assunto? Obrigado, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Tudo bem e com você?

      Nunca debati essa questão com outros veganos, então vou dizer à você o que eu penso sobre tudo isso. Talvez outros veganos pensem diferente de mim ou tenham outras considerações a fazer.
      Se a gente consome os produtos de empresas que testam, elas vão continuar com o mesmo posicionamento sobre os testes em animais, já que o lucro delas permanece o mesmo e a tortura também. Acho pouco provável que os produtos sem ingredientes de origem animal dessas empresas sejam descontinuados. Eles não contém esses ingredientes acidentalmente, não foram pensados mirando o público vegetariano e vão continuar sendo consumidos por pessoas que comem carne/leite/ovos...
      O boicote a meu ver é muito mais eficiente. Se paramos de consumir, as vendas vão cair e a empresa vai tentar descobrir o motivo e rever sua política de testes. Além disso, deixamos de consumir de empresas cruéis com os animais e prestigiamos empresas que se posicionam contra os testes.
      Obrigada pelo carinho e seja sempre bem-vindo!

      Excluir
  16. Nossa fiquei chocada sobre os produtos da flores e vegetais, eu dei uma olhada na composição, sei q é cruelty-free, comprei e divulguei no meu blog. Quero ter certeza sobre isso, pq achar um protetor solar bom, com preço justo e vegano no Brasil é super difícil, achei q o da Flores e vegetais era.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Depois de conversar com o químico eu não compro mais nada deles. Realmente é difícil achar filtro solar vegano acessível no Brasil, mas sempre dá pra dar um jeitinho, né?

      Excluir
  17. Procuro chiclete vegano, sabe se já tem aqui no Brasil? Ouvi falar que o Doublemint da Wrigleys era...Procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que eu saiba não existe chiclete vegano no Brasil.

      Excluir