terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vitaminas

Fique de Olho




Antes de falar sobre as vitaminas, acho importante dizer que toda vitamina sintética, que tenha uma versão natural de origem animal, pode ter sido sintetizada à partir de uma fonte animal. Portanto o fato de ser sintética, não faz dela uma vitamina vegana.
Me refiro às vitaminas encontradas em cápsulas e em alimentos enriquecidos como leites vegetais(geralmente de soja), achocolatados, cereais, farinhas infantis, etc.
Postarei apenas sobre as vitaminas que podem ser de origem animal.

Vitamina A (retinol) (B): um álcool alifático. Algumas fontes possíveis são o óleo de fígado de peixe, gema de ovo, manteiga, cenouras ou sintéticos.

 A vitamina B1 (tiamina, Tiamina) (B): usada para fortificar alimentos ou como um suplemento. Duas das formas sintéticas são conhecidos como mononitrato de tiamina e tiamina hydrocholide. Podem ser de origem animal, vegetal ou sintética.

 Vitamina B2 (Riboflavina, lactoflavin) (B): usada como um corante alimentar, para fortificar alimentos ou como um suplemento. Produzida sinteticamente ou por um processo de fermentação com Bacillus subtilis geneticamente modificados. Geralmente é vegan, mas em casos raros pode ser produzida a partir de fontes de origem animal como carne, especialmente quando ela é descrita como sendo "natural".

 Vitamina B3 (niacina, ácido nicotínico) (B): usada como um tratamento de colesterol, para fortificar alimentos ou como um suplemento. O maior uso comercial é fortalecer a alimentação animal.
Geralmente é de origem sintética, mas também pode ser de origem animal ou vegetal.

 A vitamina D2 (Ergocalciferol) (B): vitamina geralmente derivadas a partir de esteróis de plantas ou
levedura. Também podem ser derivada de gorduras animais.

A vitamina D3 (colecalciferol) (B): vitamina geralmente extraída à partir de fontes de origem animal,
tais como lanolina, leite, gema de ovo e óleo de fígado de peixe. Também podem ser derivados à
partir de fontes microbianas ou sintéticas.

Vitamina H (Biotina): A vitamina H pode ser tanto de origem animal, quanto vegetal.

Vitamina B12 (ciamocobalamina): Essa é sem dúvida a vitamina mais conhecida e falada pelos veganos. A vitamina B12 não possui uma fonte vegetal. Pode ser apenas de origem animal ou sintética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário