quinta-feira, 2 de julho de 2015

30 Guloseimas Veganas dos Anos 80/90

Memórias Gustativas

Ei você, vegano (a) que tá meio triste, cabisbaixo, achando que não vai comer mais as besteiras da sua infância porque elas tem algum ingrediente de origem animal. Essa postagem é para você!

Minha infância foi comendo poucas besteiras (Obrigada mãe!), mas vou relembrar aqui com vocês guloseimas que marcaram a minha infância e a de outras pessoas.

Pedi a ajuda do marido pra incluir aqui as tranqueiras da época dele também e ele topou o desafio. Se você passou sua infância nas décadas de 80/90, prepare-se pra relembrar momentos mágicos de quando você era um pirralho.


1 - Bala Dadinho



Eu era completamente apaixonada por essa bala, como toda pessoa que ama amendoim. Apesar de terem mudado a fórmula (está com gosto de gordura hidrogenada), essa bala ainda existe e continua vegana! Já falei sobre ela aqui.

2 - Guarda-Chuvinhas de Chocolate




Ah, esses sebosos e açucarados guarda-chuvinhas. <3

Os guarda-chuvinha da marca Ki-Kakau são veganos.

3 - Pirulito de Coração


Quem nunca passou o recreio inteiro chupando um pirulito de coração não teve infância. Quando o recreio acabava as crianças mordiam o pirulito e mastigavam, porque era proibido comer na sala de aula.

O da marca Flopito é vegan. Já falei sobre ele aqui.

4- Bala de Goma



Quem não se lembra dessa delícia que grudava nos dentes e enchia nossos corpos de açúcar e corantes?
Eu tinha o TOC da bala de goma, Eu as separava por cor e comia uma cor de cada vez. Deixava minhas cores preferidas pro final (vermelha e roxa).

As das marcas Pan, Gomets e Docigoma são veganas. Já falei de balas de goma veganas aqui e aqui

5 - Mandiopã


Essa deliciosa e crocante esponja também é vegana.
Já viram o Mandiopã sendo frito? Parece mágica! O gosto e a textura são inesquecíveis. Assim como o enjoo.

6 - Bolinhas de Chocolate



Essas bolinhas de chocolate e açúcar a gente sempre achava nas surpresinhas dos aniversários de criança.

As da marca Ki-Kakau são veganas

7 - Ebicen


O Ebicen é um clássico. Existe nos sabores cebola e camarão. Apenas o de cebola é vegano. Já falei sobre ele aqui.


8 - Bala Soft



Quem nunca passou por uma experiência de quase morte engasgado com uma bala soft? Mas aposto que ninguém deixou de comer só porque quase morreu.Um tempo depois mudaram o formato para quadrado, mantendo a mesma textura, numa tentativa clara de proporcionar mais dor e agonia ao engoli-las. Então retornaram ao formato tradicional.



A bala soft da marca Berbau é vegan.

9- Pipoca Doce



Algumas nem tão doces, outras deviam se chamar pipoca queimada e dura. Mas eu amava essas pipocas!  Eu até sofria do TOC da pipoca doce. Eu separava as mais açucaradas e só as comia quando terminava o pacote.
Após comer um pacote todo, encoste sua mão em qualquer objeto e ele sairá grudado nela. Deixa um poder de grude insuperável nas mãos.

Eu sempre comia as dessa marca Aritana. Reparem no garoto propaganda, meio He-Man, meio panicat.

Acredito que todas as marcas sejam veganas. As que tenho certeza são: aritana, tigrinho e snack.

10- Ovinhos de amendoim


Já vi vários que não tem nada de origem animal, mas agora não me recordo nenhuma marca. Vocês vão achar heresia, mas eu só provei esses ovinhos esse ano. Meu marido ama e comeu muito durante a infância dele, mas eu nunca tive vontade de comer quando era criança.


11 - Bala Juquinha


A primeira bala mastigável do Brasil também é vegana! As de tutti-frutti e de Raspberry são as melhores. Já falei sobre ela aqui.


12 - Pirulito Chupeta



Esse era um pirulito eterno, você chupava por uma vida inteira. Era bem comum ver as crianças guardando os pirulitos babados nos saquinhos para chupar depois.

Já achei duas marcas veganas desse pirulito, mas como não comprei acabei esquecendo o nome delas quando cheguei em casa. Talvez alguns tenham cochonilha.

13- Paçoca



Quem nunca enfiou uma paçoca inteira na boca e falou "pafoca"?

Geralmente as paçocas são veganas, mas já vi uma vez uma com glicerina. As clássicas, das marcas Amor e Paçoquita são veganas.

14 - Itubaína


No passado as Tubaínas eram tidas como refrigerantes vagabundos, hoje são vintage e cult. A Itubaína ganhou até um design retrô. Já falei sobre ela aqui.

A Itubaína é da Shincariol, que patrocina rodeios. Não é vegana.


15 - Brown Cow


Foi o primeiro achocolatado líquido que eu vi na vida, todos os que eu conhecia eram em pó. As crianças colocavam no leite e as mães usavam pra fazer cobertura de bolo. Já falei sobre ele aqui.


16 - Bala Paulistinha

Me lembro que eram bem azedas. Eu gostava muito, mas eram difíceis de achar. Era necessário um vasto conhecimento regional dos botecos e afins da região para consegui-las.


17 - Mupy


Quem nunca se molhou de mupy tentando furar o saquinho com o canudinho? Já falei sobre ele aqui.


18 - Doce de Coração de Abóbora e de Batata



Os clássicos doces de boteco. Hoje em dia o de abóbora também é feito de batata e usam algum corante para deixá-lo laranja. Atenção especial para o corante, mas geralmente é vegano.

19 - Bala de Coco ou Bala Delícia



Sempre tinha nas festas de crianças, enroladas em papel colorido que sempre coloria minhas mãos. Nem todas são veganas.

20 - Bala de Morango


Eu amava essas balas. Sempre gastava minhas últimas moedas com elas. As da marca Dori são veganas. Já falei sobre elas aqui.


21 - Bala de Amendoim


Também amava essas balas de amendoim. As Manitas da marca Dori também são veganas. Já falei sobre elas aqui.


22 - Algodão Doce


Delícia açucarada com perdigotos do tio do algodão doce (lembram que o saquinho era cheio de ar? Pois é!).
Na minha época só tinha nas cores branca, rosa, azul e amarela. Talvez em alguns casos o rosa contenha corante cochonilha/carmim. Mas os outros com certeza são veganos. 

23 - Amendoim Colorido


Também separava por cor e comia uma cor de cada vez, deixando as roxas para o final. Olha o TOC!
Os da marca Dori são veganos. Já postei sobre ele aqui.

A Dori, em uma clara tentativa de estragar nossas recordações de infância, mudou a fórmula e agora tem cera de abelha. Esse produto não é mais vegano.

24 - Pirulito do Chaves


Quem nunca comprou esse pirulito só porque viu no Chaves?

Já vi vários desses veganos, mas não me recordo as marcas. Alguns podem conter cochonilha e glicerina.

25 - Minhocas de Goma



Eu sempre comprava essas minhocas coloridas no tio que vendia balas na porta da escola.

As minhocas de goma da marca Dori são veganas, tanto as azedinhas quanto as de frutas. Já falei sobre elas aqui.

26 - Pirulito da Língua Azul



Eu sempre comprava pirulito da língua azul e ficava admirando minha língua colorida no espelho. Ficava torcendo pra cor não sair.

O pirulito da língua azul da minha época era o Samblue. Procurei a composição na internet e até achei. Mas acho que estava incompleta porque não constava os ingredientes do chiclete que vem dentro do pirulito. Então o único pirulito da língua azul que tenho certeza que é vegano é o Bruxolito, da marca Florestal, Já falei sobre ele aqui.

27 - Coquinho


Que pipoca que nada! O que me interessava mesmo no carrinho de pipoca eram os saquinhos de coquinho. 


28 - Chup Chup


Com certeza você já chupou algum chup chup vegano na vida. No passado alguns eram feitos com suco natural. Por ser um produto artesanal é difícil ter acesso à composição. Mas é super fácil de fazer e uma ótima opção para os dias de calor.


29 - Pé de Moleque



Esse talvez seja o doce que mais me remete à minha infância. Minha avó sempre fazia nas férias e não sobrava nem um farelinho. Os que as avós faziam/fazem é com rapadura. Também tem a versão do pé de moleque que era vendida em botecos, feitos com açúcar queimado.

Beijos Vó! Seu pé de moleque é o melhor e sempre será!

30 - Cereal Ball



Se lembram daquele cereal de chocolate em formato de bolinha? Eu nunca gostei de afogar as bolinhas no leite, aliás, eu sempre detestei o gosto do leite de origem animal. Mas eu adorava come-las puras, vendo algum desenho na tv.

A marca Superbom fabrica esse Super Balls, que é vegano.

Há um tempo atrás li no rótulo desse cereal que ele é fabricado pela Kellogg's. Entrei em contato com a Superbom e eles afirmaram que venderam esse cereal para a Kellogg's. Achei muito mal contada a história porque na embalagem tem um superbom escrito de todo tamanho. Enfim, desde então não compro nada da Superbom.

Ai que saudade!


36 comentários:

  1. Nossa eu nem sabia. Sou apaixonada por Minhocas Coloridas *u*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cléo!

      Eu já não as como mais. Mas elas tem um lugarzinho no meu coração.

      Agora vai dar pra você matar a vontade. =)

      Excluir
  2. A maioria dos corantes são de origem animal sim! D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liriane!

      Na verdade a maioria dos corantes é de origem sintética ou vegetal, pouquíssimos são de origem animal. Dê uma olhadinha nessa postagem que eu fiz sobre os corantes: http://sosvivegan.blogspot.com.br/2013/11/corantes-origem-animal-vegetal-ou-sintetica-vegan.html

      Excluir
    2. Como químico da área, digo;
      - No futuro muito próximo quase tudo será sintético, até a carne poderá ser fabricada sem afetar a integridade dos animais. Mesmo os teste em animais serão muito raros com o avanço da tecnologia.

      Excluir
    3. OI!

      Sim, a ciência caminha em direção a isso. Já existem métodos substitutivos e produtos/insumos sem origem animal para praticamente tudo. Mas a experimentação e exploração animal movimenta muito dinheiro em vários setores. Vai ser uma luta extinguir essas atividades.

      Excluir
  3. Nossa aqueles guarda chuvas sabor gordura hidrogenada, eu não gostava, mas sempre comia mais de um hahah. Adorei saber das dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa!

      Eu tinha uma relação de amor e ódio com os guarda -chuvinhas. Eu achava super legal o formato e eu sempre fui louca por chocolate. Mas achava um absurdo o "chocolate" ser tão vagabundo...kkk.

      Fico feliz que tenha gostado da postagem. =)

      Excluir
    2. O sabor meio ruim era da essência que eles colocavam. Compravam da mesma fabricante que vendia para os Chocolates Dizioli

      Excluir
    3. Oi!

      Deve ser da mistura da essência com a gordura hidrogenada né?

      O gosto é ruim demais mesmo...haha

      Excluir
  4. minha mãe vive falando dessas balas juquinhas! Vou falar pra ela que são vegans hahahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!

      Pois é, fala pra ela aproveitar. Geralmente as balas mastigáveis contém glicerina ou mono e diglicerídeos. Elas quase deixaram de ser produzidas porque os herdeiros não queriam levar o negócio a diante. Por sorte um empresário comprou a marca e a fórmula.

      Excluir
  5. Obrigada pelas informações, já estou seguindo o blog! Fiquei com uma dúvida quando você citou a glicerina, ela é de origem animal então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!

      Imagina, é um prazer compartilhar com vocês. =)
      A glicerina pode ser tanto de origem animal, quanto vegetal. Geralmente não especificam a origem na embalagem, então para saber só entrando em contato com a empresa.

      Excluir
  6. Mas as balas de goma ou minhocas de goma tem gelatina na composição, não é animal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      A gelatina é de origem animal sim. Porém essas balas de goma que eu indiquei aqui na postagem são feitas com amido de milho, ao invés de gelatina.

      Excluir
  7. Se as mães soubessem que era "doce vegano", elas não iriam comprar. Sabe aquele medo do desconhecido? Pois então. Com certeza iam dizer que era frescura... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!

      É verdade...rs. Sempre rola um tabu e um preconceito com produtos/comidas veganas.
      Uma menina que fazia estágio comigo sempre fazia cara de nojo e dizia que achava nojenta a comida vegana. Quando eu disse que ela comia um monte de comida vegana sem se dar conta, ela negou e ficou indignada. Quando citei as comidas veganas que ela comia, ela ficou com cara de alface...haha

      Excluir
  8. Balas de goma contém açucar refinado que tem osso de boi.

    ResponderExcluir
  9. Oi Giovanna!

    O uso de char (osso de boi) está cada dia mais obsoleto. Já entrei em contato com inúmeras marcas de açúcar e nenhuma utiliza esse método.

    ResponderExcluir
  10. Gente, como não conhecia esse blog antes??!!! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu parei de comer a bala soft, quase morri MESMO, tava roxa e sem ar, minha mãe já tava apelando pros santos u.u Levei um MURRO NAS COSTAS pra por a bala pra fora, fiquei 1 mês com as costas doendo. Não acredito que o pirulito de coraçãaaum, a bala de goma são veg *O* meu deuuuuuuuus. Tbm nunca comi os ovinhos e esses pirulitos chupeta até ardem a lingua, porque não acabam nunca kkkkkkkk Passei tanto mal uma vez por causa do muppy que meio que traumatizei u.u Pirulito azul e minhoca de goma <3 <3 Nossa vou comprar tudo e morrer de diabetes kkkkkkkkk Pé de moleque como sempre, amo/sou *O* Só não sei como não conhecia esse blog ainda, in love já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Driele!

      Menina, que traumática sua experiência com a bala soft. Eu no seu lugar não comeria mais também. Hahaha...é verdade. O pirulito de chupeta até gasta a língua de tão eterno que é. Jura que você passou mal com Mupy? :( Por favor, não morra de diabetes por causa dessa postagem, vou ficar com remorso.
      Obrigada pelo carinho e seja sempre bem-vinda! :)

      Excluir
  12. Ótimo artigo, pena que a Dori tem usado cera de abelha nos amendoins com chocolate e nesses confeitados coloridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio!

      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Sim, a Dori mudou a fórmula e acabei não atualizando a postagem. Enfim, já corrigi. :)

      Excluir
  13. Veganos???? Chocolates que tem leite em sua receita? Balas de goma???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, quais chocolates tem leite na sua fórmula? Na época que escrevi a postagem nenhum deles tinha leite. Existem balas de goma feitas com amido de milho ao invés de gelatina. Essas marcas que indiquei usam amido, portanto são veganas sim.

      Excluir
  14. Olá! Muito legal e bem-humorado o texto! Mas tenho quase certeza de que o amendoim colorido da dori tem cera de abelha (o da pan não tem)..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que bom que você gostou. Você está certo. Mudaram a fórmula do amendoim e eu não tive tempo de atualizar a postagem. Mas já corrigi. Que bom saber que o da Pan não tem, qualquer dia experimento e me encho de corantes. Obrigada. =)

      Excluir
  15. Adorei o texto! Obrigada por ele!
    Sobre o pé de moleque, todos são veganos? Tinha a sensação de que alguns eram feitos com leite condensado. Sabe dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaele!

      Que bom que gostou. :)
      É sempre bom checar os rótulos, mas geralmente eles são veganos mesmo. Costumam ser adoçados com açúcar, rapadura ou glucose de milho. Os que tem leite condensado levam o nome de pé de moça (que fixação por pés é essa gente?).

      Excluir