sábado, 10 de outubro de 2015

Especismo em Desenhos e Vídeos Infantis

Especial de Dia das Crianças




As crianças aprendem muito observando tudo o que acontece ao seu redor. Elas imitam pessoas e personagens e aplicam o que aprendem no seu dia-a-dia. Os desenhos fazem parte da infância e nos marcam por toda a vida, eles desempenham um papel importante no desenvolvimento, na formação de valores e noções de ética das crianças. Aqui sempre ficamos atentos ao que o Felipe assiste, já que alguns desenhos podem abordar exatamente o oposto do que ensinamos à ele. Fiz uma seleção de alguns vídeos especistas que deixariam qualquer mãe/pai vegana(o) de cabelo em pé.

"Especismo - Espécie + ismo é o ponto de vista de que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies por serem elas inferiores. É a atribuição de valores ou direitos diferentes a seres dependendo da sua afiliação a determinada espécie". (wikipédia)


Animais em Circos

Esse é um vídeo do desenho "Heróis da Cidade" e distorce totalmente a realidade dos animais explorados no circo. No desenho os animais aparecem se divertindo, enquanto fazem os números. Esses animais são do zoológico da cidade e foram treinados por sua "cuidadora".





Montaria

Esse é um vídeo da famigerada "Galinha Pintadinha" que se chama "Upa Cavalinho". O cavalo aparece como um mero meio de transporte e de diversão. 




Zoológico

Esse primeiro vídeo é do desenho "Caillou". A função dos animais no desenho é entreter e divertir a família que passeia pelo zoológico. Nos zoológicos os animais ficam confinados, expostos ao barulho e estresse. Mas diferente da realidade, no desenho os animais aparecem felizes. Em um trecho do vídeo, a "cuidadora" do zoológico fala sobre um filhote órfão, que está sendo preparado para voltar à natureza (Como eles são bonzinhos em devolvê-lo à natureza, não?).



Esse é um episódio do desenho "Heróis da Cidade". A "cuidadora" do circo sai, deixa o portão aberto e o elefante foge. Ele rouba comida por toda a cidade até ser apanhado pelo policial e a bombeira, que levam o elefante de volta ao zoológico. Ao devolver o animal à "cuidadora" o policial diz a seguinte frase: " Mas por favor, fecha bem o portão e mantenha o pequeno Elmo na sua jaula..." Dispensa comentários.




Agressão

Esse é um episódio do desenho "Bevis and Buthead". Não é um desenho para crianças, mas ele está totalmente dentro do tema especismo, achei pertinente colocá-lo na postagem. Eu simplesmente detesto esse desenho, acho estúpido e sem graça. Esse foi o primeiro episódio que eu vi desse desenho, em uma aula da faculdade. Me senti tão incomodada, que saí antes dele acabar e não voltei pra aula da matéria naquele dia. Nesse vídeo as personagens gratuitamente agridem um sapo, jogando-o de um lado para o outro, rebatendo com tacos de baseball. Quando o sapo cai no chão, super ferido, eles avistam um poodle e correm na direção dele para agredi-lo com os tacos também.



Testes em Animais

Essa cena é de um episódio do desenho "O Laboratório de Dexter". O Macaco é usado como cobaia em diversos testes no laboratório. O desenho é bem diferente da realidade, o macaco não fica ferido com os testes e ainda se transforma em um super herói.




Criação de Gado e Cárcere

Esse é um episódio do desenho Mecanimais. Os personagens principais tentam recapturar um touro que fugiu curral. Para concluírem a tarefa, eles montam no touro, o atraem de volta para o curral e o prendem lá dentro novamente.




Casacos de Pele

Essa cena é do desenho "101 Dálmatas". Quem não se lembra da Cruela Cruel? Uma das vilãs mais assustadoras da história dos desenhos animados, que ama casacos de pele. Nessa cena, Anita, a mocinha do filme admite que também gostaria de ter casacos de pele. O desenho também fala sobre a venda de animais de raça, como se fossem mera mercadoria.

 

Pássaro Engaiolado e Cavalo Puxando Carroça

Esse episódio é do desenho "Piu Piu e Frajola". Esse desenho passa uma imagem distorcida de pássaros engaiolados. Piu Piu vive em uma gaiola e é um pássaro feliz e tranquilo. Nesse episódio, a dona do Piu Piu sai em uma carroça, puxada por um cavalo.




A Lã

Esse é um vídeo musical do canal Little Baby Bum. A ovelha sorridente usa sua lã para fazer toucas, luvas, cachecóis para as pessoas. Os humanos roubam os animais, os machucam e vem com esse papo furado de que o animal nos dá lã, leite, ovos, mel...




Desmerecer e Insultar animais

Esse vídeo é do grupo musical "Palavra Cantada". É marcado por uma sucessão de insultos aos animais, os ridiculariza e os inferioriza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário