sábado, 2 de janeiro de 2016

Não é Vegan ( Parte 2)

Dizem Que É Vegan, Mas Não É 

Essa é a continuação da postagem sobre produtos que muitos dizem que são veganos, mas não são. Se você ainda não leu a primeira parte, clique aqui.


1-  Chochooky Sabor Chocolate





Apesar de muita gente afirmar que esses cookies são veganos, eles contém alguns ingredientes de origem dupla, como os mono e diglicerídeos, éster de ácido diacetil tartárico, fosfato monocálcico e até as gotas sabor chocolate. Além disso, eles são fabricados pela Nabisco, empresa que pertence à Mondelez, que testa em animais. Saiba mais lendo aqui.




Alternativa Vegana: Emporium Vida, Dia%, Jasmine (alguns podem conter mel), Vitao (alguns podem conter mel), Mãe Terra

2- Delícia Canola


Esse creme vegetal sempre é indicado nos grupos de veganismo, porém contém em sua composição vitamina D, de origem animal.




Alternativa Vegana: Primê


3 - Coca-Cola




Eu não faço ideia de quais são os ingredientes da Coca-Cola, mas já vi muitos veganos tomando e indicando como alternativa vegana de refrigerante. O problema é que a Coca-Cola testa em animais, ou melhor, paga para terceiros fazerem o serviço sujo por ela. Saiba mais lendo aqui.

Alternativa Vegana: Wewi, Tubaína Vedete

4 - Ruffles



Que a Ruffles Cebola e Salsa tem soro de leite todo mundo sabe, porém muitos ainda indicam o sabor original e o churrasco como sendo veganos. O sabor original não contém ingredientes de origem animal, porém o sabor churrasco contém um aroma oriundo de carne bovina. Além disso a Ruffles é da Elma Chips e pertence à Pepsico, que permite que seus produtos sejam testados em animais, saiba mais aqui.



Alternativa Vegana: Fhom Alimentos (apenas as com selo vegano), Dia% (sabor original)

5- Rap 10 



Muitos veganos postam receitas utilizando o rap 10. Ele não tem nada de origem animal em sua composição, porém é fabricado pela Bimbo, empresa que pertence à Sara Lee Corporation, que testa em animais. Saiba mais aqui e aqui. Em 2012 a Sara Lee se dividiu em duas empresas, a Hillshire Brands e a Douwe Egberts. A Hillshire foi vendida para a Tyson Foods. A Tyson Foods foi denunciada pela ONG Peta por torturar aves em um abatedouro. Saiba mais aqui. A Douwe Egberts se associou à Mondelez.

Alternativa Vegana: Não conheço nenhuma marca que venda tortilhas prontas.

6 - Máscara para Cílios Aquarela Natura




Ainda hoje, depois de tantas descobertas obscuras sobre a Natura, ela ainda é muito indicada em grupos de veganismo. A Natura admitiu compra substâncias de um fornecedor que testa em animais. Além disso subestima nossa inteligência dizendo que usa estearatos, glicerina e lanolina de origem animal, mas que nenhum animal morre para que sejam extraídos. Alguns produtos da marca são vegetariano estritos, mas nenhum produto é vegano. Abaixo a resposta da Natura sobre os estearatos e afins. A Natura também era cliente do Instituto Royal, ou seja, pagava para que testassem seus 
produtos em células de animais. Clique aqui e terá acesso aos áudios do inquérito. Em um dos áudios a diretora do instituto afirma que a Natura era cliente deles. Ela afirma que a Natura não solicitou testes em animais, porém os testes eram realizados em células (animais).

Alternativa Vegana: ELF, Bioarte, Alva



                   (Clique na imagem para ampliar)


7 - Lentilha em Conserva




Recentemente a Bonduelle Francesa deu uma declaração bombástica: vários dos produtos fabricados na França, contém aroma natural oriundo da carne de galinhas, porcos, bois e carneiros. O pessoal do blog Cultura Veg entrou em contato com a Bonduelle Brasil e foi informado que a lentilha em conserva vendida aqui também contém o aroma natural de carne. Segue abaixo a resposta que obtiveram pelo SAC da empresa.

           
                      ( Clique na imagem para ampliar)

Alternativa Vegana: Camil, Casino

8- Sabonete Íntimo da Flores & Vegetais




A Flores & Vegetais é uma marca Cruelty Free muito citada pelos veganos. Porém segundo a própria empresa nenhum dos seus produtos é livre de insumos de origem animal. Conversei por telefone com o químico responsável e ele me disse que nenhum produto é vegano. Já vi várias respostas diferentes fornecidas pelo SAC da empresa, eu confio só na que obtive do químico, que é a pessoa mais gabaritada na empresa quando se trata da composição dos produtos. 

Alternativa Vegana: Saboaria Sal da Terra

9 - Água de Coco Sococo

A Sococo explora e esscraviza burros para transportar os cocos que utilizam em seus produtos. A própria empresa chegou a postar em seu blog sobre os burros, mas diante da má repercussão do assunto retirou o conteúdo do ar. Clique aqui e veja a postagem do site Vista-se. sobre o assunto. 

Alternativa Vegana: Nosso Coco

10 - Tonyu



A bebida à base de soja está disponível em 4 sabores, apenas o sabor morango contém um ingrediente de origem animal, a cochonilha. Porém ela é fabricada pela Yakult, que está envolvida com testes em animais. Clique aqui para maiores detalhes.

Alternativa Vegana: Mupy

15 comentários:

  1. A PepsiCo faz testes? eu não sabia disso. De acordo com aquele site citado, marcas que são altamente consideradas vegans, como a Kellogs são altamente suspeitas. Isso é deprimente. Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!

      A Pepsico não testa diretamente, mas indiretamente testa sim. É triste mesmo. Por isso é tão importante fazermos as escolhas certas.
      Imagina, foi um prazer compartilhar com vocês. =)

      Excluir
  2. Tenho uma pergunta. Tem um sorvete que a creme mel lançou a pouco tempo que é sem lactose, e em sua composição não há nada de origem animal. Porém como a creme mel utiliza em seu outros produtos ingredientes vindos de animais, esse novo sorvete sem lactose pode ser considerado vegan ou somente vegetariano estrito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Vegetariano estrito é quando um produto não contém ingredientes de origem animal em sua composição. Vegan é quando além de não conter ingredientes de origem animal, a empresa que o fabrica não está envolvida com testes em animais ou atividades que envolvam exploração animal.

      Excluir
  3. Eu nao entendi a parte da delicia , no e-mail fala que não é de origem animal e no post vocês falam que é , fiquei confuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ledo!

      Na resposta do SAC diz que a vitamina D vem da lanolina, que é extraída da lã.

      Excluir
  4. Vivi Vegana, ótimas postagens, um belo trabalho. Sei bem o quanto é trabalhoso ter esse gabarito de informações. Parabéns pela dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vox Vegan!

      Obrigada pelo carinho. É um prazer compartilhar minhas descobertas com vocês.

      Excluir
  5. Outra alternativa de sabonete íntimo é o da marca Bless, vendido pela Veggie Visage: https://www.facebook.com/veggievisage/photos/a.756784007788013.1073741834.754065868059827/756784011121346/?type=3&theater

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morôni!

      Ainda não entrei em contato com essa marca. Obrigada pela dica. =) Abraços!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Parabéns por essa página! Parei de consumir pepsico e bimbo depois de ler! Minha dúvida é só em relação à margarina. Tenho a confirmação do sac por e-mail de que a vitamina D não é de origem animal. Será que mudou a formulação? Meu e-mail é bem recente. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem e com você?

      Obrigada. Fico feliz que o blog seja útil. Eles responderam que é de origem sintética? A resposta que tive é que ela é sintetizada à partir de uma fonte de origem animal. Abs. =)

      Excluir
  7. Eu entrei em contato com o SAC da delicia canola, e segundo o SAC não contem nada de origem animal, e nem contem vitamina de.
    A unica vitamina presente na margarina é vitamina A.
    Bom, bem confuso isso, pois uns dizem que é vegana e outros dizem que não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!

      Muitas empresas consideram que todas as substâncias sintéticas não são oriundas de animais, porém várias delas são sintetizadas à partir de uma fonte de origem animal. É esse o caso da delícia canola.

      Excluir
  8. Boa tarde, dei uma pesquisada e vi que o Grupo Bimbo comprou a Sara Lee na Espanha e Portugal em 2011, em vários sites de notícia reportam isso e no site do Grupo Bimbo também, pelo que entendi o Grupo Bimbo não pertence a Sara Lee, mas sim duas filiais da Sara Lee pertencem ao Grupo Bimbo, queria saber se mais alguém tem informações sobre a empresa, pois eu gostaria de vender alguns pães fabricados pela Bimbo em um negócio vegano, pois são perfeitos para as receitas que iriamos fazer. Porque penso que se o Grupo Bimbo não pratica testes em animais, mas sim a Sara Lee, que são apenas 2 filiais pertencentes ao grupo e são de outros países cujos produtos não vem para o Brasil, então porque considerar a marca Bimbo como não vegana (em produtos sem origem animal)?

    ResponderExcluir