quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Informações

Desconfie Sempre




Infelizmente não é possível confiar em todas as informações sobre produtos veganos que encontramos na internet ou que obtemos nos sacs. Algumas informações encontradas na internet estão ultrapassadas ( fórmulas mudam, empresas voltam a testar em animais...).
Fica também um alerta sobre os sacs. Várias informações equivocadas são repassadas a nós. Sugiro que perguntem de forma que eles nem imaginem o que querem ouvir. Se dissermos que somos veganos e que nos preocupamos com os animais, a tendência é que eles digam que não testam em animais e que não utilizam ingredientes de origem animal. Minha "técnica" é começar perguntando sobre testes dermatológicos. Perguntem se os testes são realizados "in vitro", em pessoas ou em animais. Nunca pergunte apenas se fazem testes em animais. Eu envio sempre um email com os dizeres abaixo:

Tenho alergia a ingredientes de origem animal, tais como: mel, queratina, cera de abelha, proteína do leite, lanolina, ácido caprílico, Ácido Esteárico (Stearic Acid), Álcool Cetílico (Cetyl Alcohol), entre outros. Porém não tenho alergia ao alcool cetílico e ao ácido esteárico de origem vegetal, por exemplo. Gostaria que me informassem se vocês têm algum produto que não possua em sua fórmula nenhum ingrediente proveniente de animais. Peço por favor que verifiquem minuciosamente, tenho fortes alergias.

Eu gosto de falar que tenho alergia, porque o assunto fica mais sério. Normalmente as empresas procuram informar corretamente, talvez por medo de serem processadas caso eu morra de alergia. Haha

Os sacs no Brasil costumam ser péssimos, mas não desistam, perguntem sempre. Confirmem as informações que encontram na internet ( inclusive as desse blog e por favor me informem sobre possíveis mudanças) e desconfiem de respostas superficiais fornecidas nos sacs.

2 comentários:

  1. Vou deixar minha opinião. Discordo com a maneira de abordar os SACs das empresas alegando ter alergia a ingredientes de origem animal. Principalmente porque não existe alergia a origem de uma substância. O corpo não sabe distinguir a origem das moléculas, já que a molécula é a mesma, sendo de origem animal ou não. Fica bem óbvio que vc não tem alergia!

    Além disso gosto de questionar a respeito dos produtos alegando ser vegana para que as empresas saibam que existe um grupo interessado na marca. E se muita gente começar a questionar sobre o produto ser ou não adequado a veganos, eles podem começar a enxergar um nicho de mercado.

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz experiência com as duas formas de abordagem, enviando perguntas de emails diferentes. Pode não ser a forma ideal, mas foi a que se mostrou mais eficiente. Já aconteceu diversas vezes de eu mandar um email como vegana e um email como alérgica e receber respostas diferentes da mesma empresa, inclusive do mesmo atendente.
    A maioria das empresas tende a responder o que acham que gostaríamos de ouvir e o veganismo é mais óbvio que a complexidade das alergias.
    Quando a empresa não é vegana, eu mando email dizendo que não consumo determinados produtos da marca por ser vegana. Mas isso só depois de verificar enviando os dois tipos de email.

    ResponderExcluir