sábado, 2 de março de 2013

Carambola

Carambola e Problemas Renais





Eu amo carambola, está entre minhas frutas favoritas. Um dia minha avó mandou um monte de carambolas para a minha casa e me ligou dizendo que eu não podia comê-las porque tenho várias pedras nos rins. Ela contou que conheceu um homem que tinha insuficiência renal, que morreu depois de tomar suco de carambola. Eu achei que era só papo de vó, tipo não pode comer manga e tomar leite. Eu comi carambola até cansar e algumas horas depois estava no hospital, morrendo de cólica renal. Eu pensei que era coincidência e continuei sem acreditar, alguns dias depois comi duas acerolas e lá fui eu de novo para o hospital. Eu fiz a experiência mais umas duas ou três vezes, dando um intervalo de tempo considerável entre elas e em todas as vezes eu tive dor nos rins. Eu acho que eu não queria acreditar, por ser uma fruta que amo. Além de super gostosa, eu acho linda quando é cortada em formato de estrelinhas.
Pesquisando na internet sobre a carambola e problemas renais, vi que minha avó tinha razão. De acordo com alguns médicos, o consumo de carambola em excesso pode provocar óbito. A fruta possui uma toxina que não é filtrada pelos rins de quem tem problemas renais.
Quero deixar claro que não estou demonizando a carambola, ela é rica em vitaminas e sais minerais. Mas quem tem predisposição ou já possui algum tipo de problema renal, deve passar longe.
Um fato curioso é que nenhum animal come a carambola, nem mesmo os passarinhos.

4 comentários:

  1. Eu adoro carambola, menos pelo gosto e mais pelos formatos de estrelas que me deixam feliz. Não sabia disso e acho que o segredo é apenas comer uma só. Para mim, é muito difícil aceitar que qualquer fruta seja um problema, sabe... porque é o que mais gosto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nereida!

    Eu também amo carambola e me encanto por suas estrelinhas. Para mim também foi muito difícil acreditar. Nos ensinam que todas as frutas fazem bem para a saúde, mas isso pode ser relativo. A carambola é benéfica para quem não tem problemas renais, mas é tóxica para quem os tem. No meu caso, apenas uma carambola é suficiente para me fazer mal. Infelizmente não posso mais consumi-la, estou com 5 pedras nos rins e seria irresponsabilidade não suspendê-la da minha alimentação.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei sabendo a realidade da carambola quando meu falecido marido descobriu que estava renal crônico e a médica dele me informou que ele não podia nem passar debaixo do pé de carambola pois é um veneno pras pessoas com esse problema de saúde ...........pois uma pessoa renal comer a carambola causa um soluço incontrolavel levando à óbito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria!

      Sinto muito pelo seu marido. Realmente a carambola é uma péssima opção para quem tem problemas renais, uma pena!

      Excluir